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Convex Datacenter
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  • #13



    A minha ranger q é das mais novas um pouquinho,
    ate hj é so felicidade...
    ja está completando 29.000 KM...
    Depois do Unichip, é so alegria...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #14
    podem ficar à vontade para discutir qq tipo de assunto nesse tópico.
    O que vale é o conhecimento agregado.

    Dito isto,

    E voltando ao tópico....

    Ontem eu levei o carro na Cardan Nordeste http://www.cardanfortaleza.com.br , uma empresa especializada em cardan e transmissão.

    Pois bem, levantamos o carro no elevador, nos socamos debaixo do carro e o técnico com amão mesmo balancou o cardan bem no ponto da luva, antes da cruzeta da caixa. Daí veio o diagnóstico: "Vai ter que trocar o cardan inteiro pois a folga está na luva e o cardan é de alumínio...não tem conserto.".

    Nessa hora eu já murchei as orelhas...tava na esperança de ser apenas as cruzetas.

    Ele falou que esse é um problema de praticamente todas as Rangers e que trocam esses cardans com frequencia.

    Ele me disse que a troca deveria ser feita por um cardan de ferro com as cruzetas de graxeiro. Esses cardans sao fabricados por eles com alinhamento computadorizado, etc...
    Daí veio o golpe final. R$ 1.500,00 por um cardan desses. Quase tive um infarto.

    Levei o carro no mecanico daqui da empresa que tem anos de experiencia com todo tipo de veículo leves, pesados e extra pesados. Segundo ele, a folga ainda é muito pequena e eu não deveria me preocupar agora, que já havia pegue Ranger com folgas muito maiores que rodaram anos sem problema algum.
    Segundo ele ainda, só deveria me preocupar se começasse a vibrar muito, pois poderia prejudicar a caixa e o diferencial. Falei para ele que eu sentia uma leve vibração, mais parecido com um ronco, acima dos 130 km/h.
    Ele disse que não deveria ser do cardan, pois quando esse começa a vibrar, acontece em velocidades bem mais baixas e que a vibração era bem aparente e que tremia o carro todo com se estivesse passando em uma costela de boi.

    Depois desse "breve" relato, peço novamente a ajuda de vcs:

    1. O que acham dos 2 diagnósticos ?
    2. Quais as minhas alternativas caso resolva acabar com a folga ?
    3. E o preço ? Achei um absurdo. Tem como sair mais barato ?

    Qualquer dica, opinião, sugestão, etc será muito bem vinda.

    Vlw

  • #15
    Usuário Avatar de cbridi
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    Deixa do jeito que tá!
    Só mexa se tiver vibração, caso contrário, não há com que se preocupar.
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #16
    Citação Postado originalmente por cbridi Ver Post
    Deixa do jeito que tá!
    Só mexa se tiver vibração, caso contrário, não há com que se preocupar.
    Vc já passou por isso ?????

  • #17
    Usuário Avatar de cbridi
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    Tô com uma pequena folga há muito tempo, tô quase acreditando que isso é normal. Mas não tenho nenhuma vibração fora do padrão.
    Bridi
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  • #18
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    Aço X Alumínio

    Edintruder,

    Quando comprei minha ranger, também percebi esse barulho e resolvi levá-la na autorizada.
    O mecânico me informou que esse era um problema das Rangers desse ano, que estavam vindo com o cardan em aço e no tal havia um rolamento, uma "emenda" no meio do caminho que com o tempo ou sei lá porque ele fica batendo quando solta o pé da embreagem rápido demais. Ele informou também que houve um recall na época para substituir essa peça pela a de alumínio, que supostamente é inteira e não teria esse problema.
    Pelo o que entendi, a peça de alumínio é melhor do que a de aço. É isso mesmo? Alguém saberia informar?

    Valeu,
    PC
    PC Miranda
    Ex Ranger CD XLT 4x4 4.0 99
    Cherokee XJ 4.0 98 / Pajero Full HPE 3.2 09

  • #19
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por PCMiranda Ver Post
    Edintruder,

    Quando comprei minha ranger, também percebi esse barulho e resolvi levá-la na autorizada.
    O mecânico me informou que esse era um problema das Rangers desse ano, que estavam vindo com o cardan em aço e no tal havia um rolamento, uma "emenda" no meio do caminho que com o tempo ou sei lá porque ele fica batendo quando solta o pé da embreagem rápido demais. Ele informou também que houve um recall na época para substituir essa peça pela a de alumínio, que supostamente é inteira e não teria esse problema.
    Pelo o que entendi, a peça de alumínio é melhor do que a de aço. É isso mesmo? Alguém saberia informar?

    Valeu,
    PC
    A minha tem um rolamento-rei (comum em caminhões, pois a transmissão teria que ser muito grande), que divide o cardan em duas partes. Da Caixa de Transf até esse rolamento, e do rolamento até o eixo traseiro. Inclusive já até troquei esse rolamento.

    Não sabia que existia Ranger sem esse rolamento, existe mesmo? Acho que ficaria inviável um cardan desse tamanho, mesmo que de aluminio. Ou se existir, quer dizer que o meu é de aço?

  • #20
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    essas também são minhas dúvidas...
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  • #21
    O meu é de aluminio e tem uma luva já bem próximo a CT.
    Nao sei se tem algum rolamento nessa luva.

    Segundo os especialistas, qnd da folga nessa luva nao tem jeito, tem que trocar o cardan inteiro.

    Ojaneri, o seu é de ferro ou de aluminio ?

    Se esse danado for de ferro, talvez eu possa procurar o de uma Ranger 99 para colocar no meu carro.

    Sera que é plug and play ?

    Tb já me dissram aqui que a Ford colocou aluminio para melhorar o torque na roda, pois o de ferro pesa muito....Sera que procede ?

    Walter, Edin....kd vcs negrada ?????

  • #22
    nao tem rolamento nao, e a luva é de pvc.

  • #23
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    acredito que a Ford colocou de alumínio por dois motivos:
    1 - Redução de Peso;
    2 - Obrigar os proprietários a trocarem o cardam inteiro sem chances de muita manutenção fora das autorizadas! (Essa é a que eu acredito veemente em ser verdadeira!)

    Se criar folga na luva, o mais barato é procurar uma oficina de caminhões e se informar quem trabalha com eixos cardans e mandar fazer um de aço. Com certeza quando criar folga é só comprar um espigão novo e trocar. eu tenho um cardan de F-100, tubo e orelhas para prender a cruzeta. No outro lado eu terei que cortar o tubo na medida certa e instalar o sistema de espigão. Dessa forma eu não vou gastar mais do que R$ 130,00 para terminar, e considerando que eu comprei por R$40,00, sairá 5x mais barato que um de alumínio da Ford...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #24
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por rac Ver Post
    nao tem rolamento nao, e a luva é de pvc.
    A minha tem sim, tanto que quando fui trocar era mais de R$ 500,00 original, pois o rolamento-rei é um rolamento interno com uma borracha em volta, de forma quadrado...Ai achei um rolamento SKF por R$ 40,00 e mandei fazer a borracha em volta e ficou 100%.

    Vou ver se descubro se o meu cardan é ferro, aluminio, aço, plástico, ou o que for. Irei entrar debaixo do carro, só não sei como irei diferenciar...

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