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  • #13
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Achei o adesivo.
    Era de uma viatura à venda e consegui baixar a foto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Deixar ligado antes de sair com motor a diesel. Tem fundamento?-toyota-intrucoes-de-uso-do-motor.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    Citação Postado originalmente por lincolnjb Ver Post
    30s nao vai te matar....mas pode matar o seu carro.

    Faca o seguite.....ligue o carro e desca para dar uma olhada se os pneus estao cheios ...he...he...

    Ou va ver o porque o portao esta rangendo.....sei.la... mas de esse tempo pro seu motor.

    Abracos
    Esse xiitismo é desnecessario.

    Motor nenhum vai morrer por 30s "mais ou menos quente ou frio". É uma boa pratica, não quer dizer que é essencial.
    Assim como não acelerar nas trocas de marchas, não descansar o pé no pedal de embreagem, não andar com giro alto por muito tempo e outos, fazer esse tipo de coisa apenas vai encurtar a "vida util" do motor.

    O que, se vc for pensar não faz muito sentido. Já que a vida útil de um motor é um intervalo de quilometragem, que tem gente que funde um motor com 50.000 enquanto outro rodam 1.000.000, vc nunca vai saber o que realmente aconteceu ou o que foi bom ou ruim pro seu motor....
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #15
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    Os 30 segundos é propriamente para aumentar a vida útil da turbina.

    Pelo que eu li até agora, ninguém esclareceu porque o vendedor recomendou a espera dos 30 segundos. Muito bom o vendedor ter recomendado, pois a maioria não se importa com isso...


    Quando o motor está desligado o óleo do mancal da turbina desce para o cárter e fica sem lubrificação. Como ao acelerar a turbina pode atingir facilmente mais de 90.000rpm, fazer isso sem óleo é desgastar o eixo e retentores muito rápido. Em 30 segundos dá tempo do óleo chegar no mancal da turbina e aumentar a pressão de lubrificação antes da turbina passar de 10.000rpm. Sem falar dos outros fatores que o Ramon citou.

    Ao desligar, deixa o motor na lenta para auxiliar no resfriamento (principalmente nas SW4) e para a turbina reduzir ao máximo a rpm antes de cessar sua lubrificação. Entenda que ao desligar o motor, a turbina segue girando por até 40 segundos, e isso com o fluxo de óleo cessado...

    Mas em rodovias sempre aguarda mais de 1 minuto antes de desligar para reduzir a temperatura da turbina de cerca de 1000°C para cerda de 400°C. Nas SW4 isso gera trincas no cabeçote.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #16
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Os 30 segundos é propriamente para aumentar a vida útil da turbina.

    Pelo que eu li até agora, ninguém esclareceu porque o vendedor recomendou a espera dos 30 segundos. Muito bom o vendedor ter recomendado, pois a maioria não se importa com isso...


    Quando o motor está desligado o óleo do mancal da turbina desce para o cárter e fica sem lubrificação. Como ao acelerar a turbina pode atingir facilmente mais de 90.000rpm, fazer isso sem óleo é desgastar o eixo e retentores muito rápido. Em 30 segundos dá tempo do óleo chegar no mancal da turbina e aumentar a pressão de lubrificação antes da turbina passar de 10.000rpm. Sem falar dos outros fatores que o Ramon citou.

    Ao desligar, deixa o motor na lenta para auxiliar no resfriamento (principalmente nas SW4) e para a turbina reduzir ao máximo a rpm antes de cessar sua lubrificação. Entenda que ao desligar o motor, a turbina segue girando por até 40 segundos, e isso com o fluxo de óleo cessado...

    Mas em rodovias sempre aguarda mais de 1 minuto antes de desligar para reduzir a temperatura da turbina de cerca de 1000°C para cerda de 400°C. Nas SW4 isso gera trincas no cabeçote.
    Muito boa sua explicação
    para quem tem viatura a diesel acho que perder 30 segundos ou 1 min não é nada.
    para quem ta acostumado com motores a gasolina que são totalmente diferentes dos diesel
    gasolina é liga e sai andando, verifica a saída da surdina pra ver quanto vapor sai por ela.
    RANGER XLT 4X4


  • #17
    Usuário Avatar de TarsoDL
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    eu sou tão maniatico, que até no meu palio eu espero pra sair. deixo dar uma esquentadinha. mal não fará.
    Ranger 3.0 2009 Limited 4x4.

  • #18
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    Mas é questão de adaptação. No meu caso, nos 30 segundos eu coloco o cinto de segurança e manobro em marcha lenta. Eu levo mais que isso para sair do pátio de casa, e saio sempre manobrando em marcha lenta para não fazer mais fumaça do que já faz, e quando chego em algum lugar e o tempo de estacionar, tirar o cinto e fechar os vidros antes de desligar o motor.
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  • #19
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Mas é questão de adaptação. No meu caso, nos 30 segundos eu coloco o cinto de segurança e manobro em marcha lenta. Eu levo mais que isso para sair do pátio de casa, e saio sempre manobrando em marcha lenta para não fazer mais fumaça do que já faz, e quando chego em algum lugar e o tempo de estacionar, tirar o cinto e fechar os vidros antes de desligar o motor.
    Falou uma grande verdade
    o tempo pra fechar os vidros e tira o cinto com o motor ligado, ja é o tempo ideal pra lubrificar a turbina.
    a mesma coisa na hora de ligar, depois coloca o cinto da uma olhada no retrovisor ja se foi os 30 segundos.
    RANGER XLT 4X4


  • #20
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    É isso mesmo... esse intervalo é para evitar que o eixo da turbina gire sem lubrificação...
    A turbina na Ranger 3.0 só é acionada a 1.500 giros.. ai pode-se ir manobrando.. andando de boa até dar os 30 segundos... mesma coisa antes de desligar .. já vem na rua de boa... quase parando... ai já deu o tempo... faço sempre isso..
    Em lojas de preparação ( carros de arrancada ) vendem um timer que mantém o carro ligado por 1 min mesmo depois de tirar as chaves...
    As Rangers 2.8 vinham com adesivo no vidro pedindo 45seg as 3.0 pedem 30seg... as Hilux e Triton não tem adesivo nenhum...
    Ranger CS 4x4 3.0 11/12

  • #21
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    Artilheiro, a turbina é acionada no momento que o motor é ligado, porém ela só gera pressão acima de 0,5 Bar nos 1500rpm.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
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  • #22
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Artilheiro, a turbina é acionada no momento que o motor é ligado, porém ela só gera pressão acima de 0,5 Bar nos 1500rpm.
    Desculpe pelo erro... não lembro onde li que só era depois dos 1.500..
    Mas obrigadoo... bom saber disso..
    Valewww
    Ranger CS 4x4 3.0 11/12

  • #23
    Usuário Avatar de lincolnjb
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Os 30 segundos é propriamente para aumentar a vida útil da turbina.

    Pelo que eu li até agora, ninguém esclareceu porque o vendedor recomendou a espera dos 30 segundos. Muito bom o vendedor ter recomendado, pois a maioria não se importa com isso...


    Quando o motor está desligado o óleo do mancal da turbina desce para o cárter e fica sem lubrificação. Como ao acelerar a turbina pode atingir facilmente mais de 90.000rpm, fazer isso sem óleo é desgastar o eixo e retentores muito rápido. Em 30 segundos dá tempo do óleo chegar no mancal da turbina e aumentar a pressão de lubrificação antes da turbina passar de 10.000rpm. Sem falar dos outros fatores que o Ramon citou.

    Ao desligar, deixa o motor na lenta para auxiliar no resfriamento (principalmente nas SW4) e para a turbina reduzir ao máximo a rpm antes de cessar sua lubrificação. Entenda que ao desligar o motor, a turbina segue girando por até 40 segundos, e isso com o fluxo de óleo cessado...

    Mas em rodovias sempre aguarda mais de 1 minuto antes de desligar para reduzir a temperatura da turbina de cerca de 1000°C para cerda de 400°C. Nas SW4 isso gera trincas no cabeçote.

    Tai uma explicação que eu não deixaria de ler.

    Preciso, cientifico e altamente correto.

    abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #24
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    Citação Postado originalmente por Artilheiro Ver Post
    Desculpe pelo erro... não lembro onde li que só era depois dos 1.500..
    Mas obrigadoo... bom saber disso..
    Valewww
    É que só "sentimos" a turbina quando o motor entra na faixa de torque, que varia em cada motor. Nos motores com bomba injetora mecânica, o sistema de injeção só inicia a sua compensação acima de 0,5 bar para manter o nível de fumaça baixo. Quando a válvula LDA inicia seu curso (a partir de 0,5 bar até 1,4 bar), ela vai aumentado gradativamente o débito do diesel, que nada mais é do que mias acelerador. Por isso sentimos a atuação da turbina pois a BI compensa com mais diesel.

    Em motores eletrônicos isso ocorre da mesma forma, mas controlada eletronicamente para evitar a fumaça preta. Se a compensação de injeção ocorrer antes dos 0,5 bar terá bastante fumaça preta, então sentimos a turbina atuando também dentro da faixa de torque do motor, ou 1500 rpm na maioria dos casos. Uma turbina menor entra com a pressão antes dos 1500 e uma turbina maior entra depois dos 1500 rpm, mas tudo é calculado. Os 2.5 HSD entram após 1700, mas com ajuste na BI ela entra nos 1500 rpm mas com bastante fumaça preta.


    Voltando ao assunto, um dos motivos dos motores Maxion 2.5 HSD terem ganhado tal má fama se dá ao mau uso dele, com o bom exemplo de pessoas acostumados à motores a gasolina serem os maiores compradores das S-10 e Rangers na época do seu lançamento, e como não sabiam dos cuidados com a turbina, muitos tiveram motores condenados por fazerem fumaça branca, que nada mais é do que o retentor da turbina estourado que jogava muito óleo na admissão e escapamento. Daí foi campo fértil para muitos merdânicos ganharem dinheiro em cima de proprietários desavisados...
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