x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Suporte do estepe

Olá Pessoal, Construí um SUPORTE PRO PNEU DE ESTEPE do meu Engesa. Como deu certo, estou publicando a minha experiência pra quem se interessar em aproveitar o projeto, melhorar, “trocar uma idéia”, criticar, etc.

Apesar de ser um projeto simples como os outros que são vendidos por aí, vale a pena descrever a concepção que eu adotei: Eu queria um dispositivo de fácil construção, manuseio e manutenção, capaz de prender o pneu de estepe na traseira do jipe, e capaz de oferecer segurança (apesar de ser óbvio que o pneu não pode se soltar em uso), boa visibilidade ao olhar pelo retrovisor, e visual limpo (com o mínimo de estrutura de aço aparente). A peça também deveria “pivotar” para o lado do carona, para permitir a abertura da tampa traseira do Engesa, sem interferir na lanterna traseira do lado do carona. O pneu não deveria encostar no pára-choques e nem na lanterna (quando aberto). Aproveitei pra dar uma inclinação no sistema, forçando (por gravidade) o conjunto a permanecer na posição de “fechado”, mesmo sem trava.

Daí eu soldei uns pedaços de tubos de aço, com 1 1/2” de diâmetro e 3 mm de espessura da parede, no formato de um triângulo reto com base menor na vertical. As dimensões estão no desenho que eu posso passar por e-mail. Em cada extremidade do trecho vertical eu soldei gonzos (fiz os cálculos e descobri que dava pra usar desses gonzos que os serralheiros costumam usar em portões metálicos) soldados em flanges pra permitir parafusar na chapa do veículo.

Para o apoio do pneu, cortei uma chapa de aço em formato de disco, com diâmetro próximo ao do disco de freio do Engesa. Nesse disco que eu cortei fiz três furos e soldei parafusos prisioneiros, sendo que um deles deixei maior que os outros para depois ser furado pra prender um cadeado (uma segurança pra não roubarem muito fácil o pneu).

Pra que o pneu ficasse afastado da chaparia, o disco com os parafusos foi unido ao triângulo na perpendicular, por um tubo de aço com 2 1/2” e uma chapa metálica soldada no triângulo para oferecer mais área de solda. Esse é o ponto fraco do meu projeto que ainda preciso melhorar, soldando “pra valer” essa emenda. Fica a sugestão.

O projeto está incompleto, porque eu ainda não decidi como vou travar o conjunto na posição de “fechado”. Mas estou com vontade de testar um grampo esticador da TRIT, que tem a função de tensor (ilustração mostrada em anexo). Como eu não havia “pensado” nisso antes, vai ficar com um pequeno desnível entre o ponto de apoio preso na chapa e a alavanca presa no sistema, mas acho que isso até será um ponto positivo (a favor da segurança).

Provisoriamente estou travando tudo na chapa da tampa traseira com um fio de alta resistência.

Quando for ajustar a trava do sistema decidirei também as dimensões da borracha que vou colar pra proteger a tampa traseira (na posição de fechado) e a chaparia próxima à lanterna, quando “aberto”.

Dessa vez não fiz a conta de quanto eu gastei ($$$), mas lembro de ter saído de casa somente com “uma única garoupa” na carteira e ter voltado ainda com “umas garças” no bolso, hehehe.

Por causa da falta de tempo demorei uns 9 dias estudando o projeto depois do trabalho, e aproveitei pra desenhar no tudo no Auto CAD antes de começar a fazer a peça (isso me ajuda a pensar, que louco! ahahaha). Levei um sábado inteiro pra comprar no ferro-velho os materiais, lixar tudo, cortar, soldar, pintar, etc. E quase uma semana depois (porque estava sem tempo) levei +/- uns 45 min pra instalar no lugar.

Ficou muito bom! Está rígido e seguro. O fato do sistema ter ficado com pouco braço de alavanca vai forçar menos as barras do triângulo, logo espero uma durabilidade maior do sistema.

Como já disse, o ponto fraco do projeto é uma coisa que eu provavelmente vou melhorar: o “bendito” engaste entre o disco que trava a roda e o triângulo.

Bem não vai dar pra postar muitas fotos, mas posso fazer depois se alguém se interessar por algum detalhe. Também tenho os desenhos em CAD pra quem quiser aproveitar alguma coisa.

Abraço!

OBS: na 4ª foto da esquerda pra direita, o pano azul ente o estepe e a chapa é só uma toalha que eu coloquei provisoriamente pra evitar ferir a chaparia. Depois posto uma foto com o sistema aberto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Suporte do estepe-dsc00795-2.jpg   Suporte do estepe-dsc00786-2.jpg   Suporte do estepe-dsc00918-2.jpg   Suporte do estepe-dsc00919-2.jpg   Suporte do estepe-grampo-trit.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Opa Caro Sobral!

Parabéns pelas suas empreitadas!

Venho acompanhando todas!

Abraços.

Kim.

Usuário Avatar de tecnica
    Entrada
    28/07/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Oi pessoal,

Depois que instalei a capota de fibra no meu FII, so podia usar o porta malas retirando o estepe ou passando as coisas por dentro do carro.

Resolvi projetar esse suporte de estepe a la cross-fox, onde primeiro se move o estepe, para então abrir a porta de fibra (superior) e em seguida, abrir a porta original (inferior).

Como podem ver, o estepe continua na mesma posição original, somente 20mm afastado mais para fora da viatura.

Para travar o suporte, usei um fecho do tipo torpedo da EMAFix.

Somente projetei, o suporte foi confeccionado na metalurgica do meu cunhado, em Sto Andre.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Suporte do estepe-dsc05694.jpg   Suporte do estepe-dsc05698.jpg   Suporte do estepe-dsc05701.jpg   Suporte do estepe-dsc05696.jpg  
    PicapesGM Website: http://www.picapesgm.com.br
    Engesa FII - GM 151 turbo megasquirted

Usuário Avatar de Toninho
    Entrada
    14/09/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Olá tecnica, bem bolado este esquema para o FII, tem algo para o FI ???
    TONINHO
    ENGESA 86 F1 - SheeiK AZUL
    *NÃO ABASTEÇA NOS POSTOS ¨BR¨ BOICOTAR PARA BAIXAR*

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Toninho!

Olha no meu álbum de fotos!

Confeccionei um legal para o FI, tem o passo-a-passo.
    Dessa foto em diante: http://picasaweb.google.com.br/kimca...59570198808226

Abraços.

Kim.

Usuário Avatar de Toninho
    Entrada
    14/09/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Olá Kim,

Olhei as fotos do seu albúm do suporte de estepe para o FI, e não consegui ver onde vai a fixação na carroceria do Engesa. No meu original vai fixado atrás e vc sabe, no que vc montou não consegui ver onde vai, ou será que não precisa fixar na carroceria ??

Abraço,

Toninho
    TONINHO
    ENGESA 86 F1 - SheeiK AZUL
    *NÃO ABASTEÇA NOS POSTOS ¨BR¨ BOICOTAR PARA BAIXAR*

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Opa Toninho!

O suporte que confeccionei não vai preso à carroceria.

Imagina uma dobradiça.
    Um lado dela, fixa no chassis, com 4 parafusos.
    Dai fecha ela, e parafusa uma aba na outra, com parafusos de roda (mesma chave da roda)
    São aqueles dois que ficam à mostra, abaixo do pneu.

Não fixei na carroceria, pois a mesma trabalha de forma diferente do chassis, então poderia quebrar.

Abraços.

Kim.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Suporte estepe e galao
      Por cristiano no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 90
      Última resposta: 24/04/2012, 12:23
    2. Suporte original de estepe quebrando
      Por BrunoBB no fórum Land Rover
      Respostas: 53
      Última resposta: 01/05/2011, 14:08
    3. Suporte de Estepe para Band de Lona
      Por cesarzubek no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 0