Sim é um excelente motor, para 600 mil milhas com troca de velas apenas com 100.000 milhas. Tão confiável que uma empresa canadense o utiliza em aviões ( http://www.beltedair.com/ ).
Sua longa duração vem do exagero, quase desperdício, de sua construção. Aos 1000 rpm o motor já entrega 70 cv. Hoje motores como o VORTEC V6 são bem menores e mais econômicos, vide o da CAPTIVA V6, que embora de menor torque, tem potência específica bem mais alta.
Recebe bem o GNV e com Kits de conversão de última geração, e mesmo o de terceira geração, a perda de potência é bem pequena e chega a fazer 10 km com um m3 de gás. A taxa de compressão é baixa para o uso de álcool, mas há vários relatos de sucesso com o uso de álcool.
Quanto aos custos de manutenção, não sei dizer pois até agora só gastei com filtros (ar e óleo) e os preços são os normais de mercado e ainda faltam 10.000 para a troca das velas (R$ 26,00 cada). É um motor muito popular e comum nos USA, com uma imensa base instalada, e lá os preços das peças são bem em conta.
Dados do VORTEC: Seis cilindros em V (a 90º), a gasolina, com comando de válvulas único no bloco e acionado por corrente, duas válvulas por cilindro, injeção eletrônica multiponto sequencial centralizada (na BLAZER 99), arrefecido a água. Diâmetro x curso: 101,6 mm x 88,4 mm. Cilindrada: 4.299 cc. Taxa de compressão: 9,2:1. Potência/rpm: 180cv/4.200 rpm. Torque/rpm: 34,7 kgfm/2.600 rpm. Potência específica: 41,8 cv/litro.
