Convex Datacenter
  • Avaliamos a Nova Nissan Frontier

    AP 2.0 em CJ-5-.jpg


    O Portal 4x4Brasil recebeu a nova Nissan Frontier para uma avaliação mais detalhada. Nosso principal objetivo é responder questões que até então não tinham respostas, focado nas duvidas do tópico: "Nova Nissan Frontier vem com tudo agora em 2017" entre outros.

    Em março passado apresentamos a nova picape. Se você ainda não viu, pode ler aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x...-frontier.html) e nas próximas linhas vamos direto ao assunto:

    AP 2.0 em CJ-5-b.jpg


    SEGURANÇA: Por que só dois air bags?

    "Já existe um estudo sendo feito para oferecermos na versão que deverá vir da Argentina", disse Alexandre Carvalho, especialista de comunicação da Nissan no Brasil. Portanto, para quem não abre mão de muitos air bags, vai ter que esperar. Vale lembrar que a estrutura (chassi) da Nissan Frontier recebeu um reforço de resistência considerável, traduzindo em mais segurança em muitos casos.

    Cinto de três pontos e a falta de encosto de cabeça para o terceiro ocupante: A lei nacional aceita esta configuração e não exige o cinto de 3 pontos e tão pouco o encosto de cabeça para o passageiro do meio da fileira do banco traseiro, mas para a versão que virá da Argentina já passará a contar.

    AP 2.0 em CJ-5-c.jpg


    ESPAÇO INTERNO: Duramente criticado por muitos e tão elogiado por outros.

    Duas pessoas viajando, por maior que seja a bagagem, cabe tudo dentro da cabine. Já com 5 pessoas o espaço é confortável se comparado com a concorrência, nada a reclamar.

    Posição do porta copos traseiro: com três passageiros atrás é possível acomodar os pés de todos confortavelmente, bastando levantar o aro do porta copos e neutralizando o uso do mesmo.

    Bancos: Nos dias frios o aquecimentos dos dianteiros fazem toda a diferença e agradecemos por tê-los.

    Porta luvas: realmente é raso demais, levaram ao pé da letra, cabem apenas as luvas, mas visto pelo lado positivo, você não vai precisar mergulhar dentro dele para encontrar uma caneta por exemplo.

    AP 2.0 em CJ-5-d.jpg



    SUSPENSÃO TRASEIRA:

    Agora com molas helicoidais e não mais feixe, chamada de suspensão multilink, ficou ainda melhor não só para a pratica do off-road como também para segurança na rodovia e conforto interno.

    Capacidade de carga: será que ela ficou melhor?
    TESTAMOS: Carregamos a nova Nissan Frontier com 21 sacos de 50kg de cimento, atingindo sua capacidade máxima indicada pelo fabricante de 1.050kg. O resultado foi surpreendente, a altura da caçamba baixou apenas 10,5cm, ou seja, 1cm para cada 100kg. Ainda restou 8cm entre o para-lama e o pneu, dando a impressão que poderíamos carregar uns 800kg. Fizemos um percurso incluindo ladeira íngreme e subiu tranqüilo, sem muito esforço para o motor. Além dos 1.050 kg na caçamba, ainda foram ao passeio os dois carregadores do depósito que gentilmente aceitaram carregar e descarregar para nos ajudar no teste.

    AP 2.0 em CJ-5-e.jpg




    AP 2.0 em CJ-5-f.jpg


    SUSPENSAO DIANTEIRA:

    Observamos que falta um ajuste fino, as vezes parece ser mole demais, principalmente se os pneus estiverem muito cheios.

    MOTOR E CAMBIO:

    Trabalham muito bem juntos, aproveitando cada rotação e movimento. Não espere desempenho de esportivo, porque não se trata de um. Na estrada, com aceleração constante e linear o conjunto trabalha com baixo ruído. O consumo registrou média de 10 kml. Rodamos um total de 781km e a capacidade do tanque é de 80 litros.

    AP 2.0 em CJ-5-g.jpg


    NOME DA COR DE LANÇAMENTO: É Laranja Imperial.

    A cor escolhida para ser a oficial no lançamento da nova Nissan Frontier é esse mesmo e não dourado como muitos dizem, inclusive a cor que consta no documento é: Laranja. O modelo avaliado era exatamente desta cor e quem gostou foi a maioria, inclusive eu. Mas tem o cinza grafite que combinou muito com o corpo musculoso da picape, além também do branco Aspen, prata Classic, vermelho Alert e preto Premium.

    AP 2.0 em CJ-5-h.jpg


    DESCONTO ESPECIAL:

    "No momento 8% de desconto para produtores rurais e em breve para pessoa jurídica e frotistas" disse Alexandre.
    AP 2.0 em CJ-5-i.jpeg


    Em resumo, a picape ficou muito boa e quanto mais rodamos com ela, mais certeza disso temos. A versão Argentina virá mais completa e parece vir apenas no próximo ano, mas não confirmado pela Nissan esta informação. Para quem precisa de uma picape agora pode comprar sem medo, para quem pode esperar pela produção "hermana" poderá ter uma versão mais completa e talvez mais cara.

    Texto e fotos: Flávio Verna
Topo