Vendo ótimo Niva vermelho ano 1991/92 com motor VW AP1.8Mi ano 1997 à gasolina com suspensão toda nova e pintada eletrostáticamente...
Interessados entrar em contato via e-mail: bacci@fec.unicamp.br
ou cel: 9735.0083. Valor R$ 18.000,00 (leia abaixo e perceberá que vale a pena!)

Demais especificações do Niva:

- Tração integral original (todo o sistema de marchas, reduzida e bloqueio são originais e em ótimo estado de conservação) - fuja de nivas transformados em 4x2 + roda livre, ok!! O que o niva tem de melhor é a suspensão, bastante flexível, e o sistema de tração, reduzida e bloqueio do diferencial central. Sim!!! o Niva possui bloqueio de diferencial e é original. Na verdade, o sistema é similar ao da Land Rover. Funciona igual. 4x4 full time com bloqueio do diferencial central. Mas cuidado!!! Não o utilize (O BLOQUEIO) em terreno de boa aderência e/ou em curvas... poderá danificar todo o sistema.

- Motor Volkswagen AP 1.8Mi (É um motor de VW Santana 1997 adquirido pelo proprietário anterior, com nota e depois homologado por mim mesmo junto ao CT da Unicamp que é um orgão competente para este serviço. Lá eles medem os níveis de poluentes emitidos, medem a eficiência e segurança do conjunto após a adaptação do motor, testam a suspensão, verificam todos os ítens obrigatórios e de segurança e testam a capacidade de frenagem do veículo. Se reprovado em algum quesito, a documentação para o novo motor não é liberada)

- Motor com injeção eletrônica multiponto (Mi) à gasolina e adaptado através do kit BR2000 na própria oficina do Rogério Bacelar em São Paulo - foi quem inventou essa adaptação. (faz 10 Km/litro na estrada - é o Niva mais econômico que eu já tive a oportunidade de conhecer);

- Homologado (significa que a adaptação do motor foi aprovada pelos orgão competentes), documentado + IPVA 2006 pago;
- Tudo funcionando (Reduzida e Bloqueio do diferencial central)
- Acoplamento do cambio com o diferencial central através de homocinética em substituição às cruzetas (fim das vibrações!!) - serviço também feito na oficina do Rogério Bacelar - Em São Paulo;
- Sistema de freio hidrovácuo do Kadett (mais segurança nas frenagens);
- Bancos do Peugeot 206 1.4 Rallye com ajuste de altura e corrediças (acesso total ao banco traseiro!!!).
- Capas impermeáveis para os bancos em courvim igual ao do Troller;
- Quebra-mato completo (Keko);
- Estribos (Keko);
- Bagageiro (Keko) reforçado por cantoneiras aos apoios, pois eu já vi bagageiro Keko quebrar somente com as vibrações de um passeio leve - e sem carga!!! Este meu está reforçado dom chapa 1/8" e depois pintado o conjunto eletrostáticamente;
- Engate de bola;
- 5 pneus Radiais Firestone ATX23° 215/80r16 (estepe sem uso) - o pneu mais indicado para o niva - durável até mais de 80.000 Km - segundo o fabricante!!!;
- 3 pares de faróis auxiliares - (2 milhas e 1 neblina);
- 1 Farol auxiliar de ré;
- Alternador de 90 ampéres - para dar conta de tudo instalado;
- Bateria de 72 ampéres (nova);
- Espelhos retrovisores externos da Cherokee;
- Rádio Cobra PX DX-II 19 instalado no teto acima do retrovisor interno + antena maria-mole (vai junto);
- Parachoques originais em alumínio com pintura eletrostática - não descasca - em preto (ver fotos);
- Suporte para fixação do estepe ao bagageiro com pintura eletrostática + cadeado;
- Braços da balança/bandeja (superior e inferior) com pintura eletrostática nova (ver fotos);
- Molas traseiras e dianteiras com pintura eletrostática nova (ver fotos);
- Barras de torção da suspensão traseira com pintura eletrostática nova (ver fotos);
- Várias outras peças da suspensão foram desmontadas e zincadas em dupla camada (proteção antiferrugem) incluindo parafusos, porcas e arruelas;
- Eixo traseiro recém pintado em PU (ver fotos);
- Buchas em Poliuretano Plastiprene Shore 85 (todas - durabilidade para vários anos. mais firmeza ao dirigir e mais segurança - foi o material indicado pelos técnicos da fábrica Plastiprene.);
- Quatro amortecedores Cofap novos;
- Pivôs superiores novos com coifas também em poliuretano (mais resistentes a rasgos) originais da D20 (mais robustez além de ser necessário quando se faz a elevação da suspensão);
- Escapamento, intermediário e toda tubagem nova;
- prolongamento do escapamento em aço inox elevada acima do parachoque (ver fotos);
- Freios novos (feitos em novembro 2005);
- Cabo do freio de mão original novo;
- Sistema de partida novo;
- Colunas traseiras revestidas em courvin preto (novo);
- Cintos de segurança traseiros novos (do Palio) - assim, pude esconder as caixas do cinto dentro do porta-malas;
- Toda troca de óleo é feita antes dos 5000 Km usuais e sempre com o uso de Bardhal B12;
- Troquei correia dentada com 97.000Km. O carro está com 100.000Km agora.
- O Niva é 91 modelo 92... o motor é 97...
Com o motor AP o carro fica muuuuuuito experto na cidade e também muito experto para retomadas de velocidades e ultrapassagens (mas não pense que você está dentro de um A3, certo... não exagere nas ultrapassagens)

- Sempre respeito o momento da troca do óleo. Sempre fiz a troca do óleo antes dos 5000 Km ou antes da data (o que ocorrer primeiro!) e sempre utilizei Bardhal B12 em trocas de óleo. É imprescindível para manter o motor sempre rodando redondiiiiiinho e com menos desgastes. Principalmente para carros que são bastante exigidos - na verdade é um expediente que utilizo em todos os carros que já tive.
- Sempre troco o filtro de óleo junto com o óleo a cada 5000 Km (tem quem o faça a cada 10.000 Km);
- Também troco sempre o filtro de ar, afinal a gente acaba andando muito com o niva por terrenos poeirentos, como num sítio, por exemplo. Todos esses cuidados, aliados com troca de velas e cabos quando necessário, troca do filtro de combustível, vistoria periódica em correias etc... ajudam, e muito, na manutenção preventiva, na durabilidade do sistema e na economia de combustível.


É isso aí...
abraços

Carlos A. BAcci