Não... o correto é o guincho de capacidade adequada para o porte do veiculo.
Um guincho desproporcional implica em maior peso, maior custo, necessidade da parte elétrica de maior capacidade, etc.
Estou aqui tentando proporcionar ao pessoal a compra de um bom guincho a um bom preço e com a facilidade de aquisição via consorcio.
Então entendo que o de 6 mil libras deve atender a quem tem veiculo de menor porte (Samurai, Niva, Vitara) e o 9 mil deve atender ao restante.
Tenho ainda o de 10 mil libras, mas o maior preço (quando comparado ao 9 mil), acho que dificulta a criação de um grupo, mas se você juntar um grupo de 7 interessados criamos um grupo para os 10 mil também.
Temos previsão para lançar até um de 15 mil libras, mas no momento entendemos que estamos atendendo melhor o mercado com o 9 mil e o 6 mil libras.
Uma coisa para você analisar:
Usamos um cabo de 5/16 polegadas no nosso 8 mil libras.
No 9 mil libras usamos um cabo 21/64.
Só que tem fabricante ai que usa cabo 5/16 em guincho de 9 mil libras e até mesmo guincho de 12 mil libras com esse cabo...
Não sei qual é a sua conclusão, mas eu entendo que ou o guincho vai romper o cabo com certa facilidade, algo que seria altamente perigoso para os usuários ou o guincho não tem a real capacidade declarada...
Como referencia nosso 10 mil usa um cabo de 3/8.
Então talvez seja o caso de usar um bom guincho de 9 mil libras, que um guincho que diz que tem 12 mil e não tem, ou se tiver será perigoso...
A blindagem é um ponto muito controverso... quanto mais blindado menos vai refrigerar, quando o guincho esquenta perde a capacidade. Sendo assim em alguns casos é mais interessante um guincho mais blindado em outros não. Mas claro que é uma questão muito particular de cada projeto de guincho.
Sei sim a diferença entre a roletada e uma sem rolamentos; ou teria que devolver meu diploma. Usar rolamentos normalmente resulta num menor atrito interno, mas normalmente implica em maior custo, maiores dimensões, necessidade de maior blindagem já que rolamentos não gostam muito de sujeira e necessitam de maior lubrificação, maior manutenção que deve ser mais custosa também.
Mas já se usam há tempos buchas e até mancais sinterizados onde se pode incluir até o próprio lubrificante na liga. Muitas vezes é uma solução que tem as vantagens dos rolamentos mas sem as desvantagens dos rolamentos.
Mas não sei qual o proveito de suas indagações, já que como somente trabalho com os guinchos HDW, não tenho como ofertar outros guinchos na forma de consorcio.
Então ofereço o consorcio dos guinchos HDW para quem eventualmente se interessar.
Algumas duvidas minhas. Você está procurando um guincho elétrico para comprar?
E deseja comprar via consorcio?
É que pela foto do seu jipe parece que ele já tem guincho...