x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 62
  • #13



    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    "... no caso desse tipo de supercharger sobe gratativamente igual o modelo que eu fabrico..."


    []'s

  • #14
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    serve sim só adaptar inclusive pelo motor do samurai ser pequeno fica bem mais legal

    sobre a durabildiade dessa peça é incontestável, realemnte pra dar problema é muito dificil, tem de dar muito mas muito azar
    Não poderia ter achado palavras melhores!!!
    Valeu Rubens, é isso mesmo, serviria bem no Samurai e pra achar um desses estragado seria mais fácil ganhar na Mega sena acumulada! ... basta ver que ele é todo selado, e coisa feita pela Eaton, com certeza é bom!
    No youtube tem alguns exemplos de carros com esse blower, é só dar uma procurada.
    To vendendo mesmo pois decidi usar outro motor de cilindrada maior no meu projeto.

  • #15
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Marcelo, analisando esses dados, cheguei às seguintes conclusões que, gostaria que você confirmassem se estão certas ou não :

    A vazão que você cita de 0,73L, corresponde à 370cc, correto?

    Se ele pode encher 370cc por volta, pra gerar 1 bar de pressão a 5.000 rpm em um motor 1.8cc, precisaria de uma relação de polias
    de aproximadamente 5/1, o que faria o blower girar à 25.000 rpm quando o motor estivesse a 5.000 rpm, ou seja: muito acima do limite dele,
    que (segundo os dados enviados por você) é de 19.000 rpm (com relação máxima das polias de 3,5:1).

    No entanto, para uma "preparação light", digamos, para gerar cerca 0,6 bar em um motor 1.8cc, a relação das polias deveria ser
    de aproximadamente 3/1, o que levaria o blower a girar a 15.000 rpm quando o motor estivesse a 5.000 rpm,
    ou seja: dentro de uma "faixa de segurança", uma vez que estaria abaixo do limite de 19.000 rpm
    (rotação que, nesse caso, o motor estaria a mais de 6.000 rpm...).

    É isso mesmo?

    Seria viável?

    Outra dúvida:
    A pressão "desejada" só é atingida no limite de rotação do blower?
    Ou seja (no exemplo acima), o blower só geraria 0,6 bar quando girasse a 18.000 rpm - e o motor a 6.000 rpm?

    Em caso positivo para a pergunta acima:
    Essa relação é "gradualmente proporcional" (Ou seja: A 3.000 rpm do motor, o blower geraria 0,3 bar)?

    Ou ele já gera a "pressão máxima" em marcha-lenta.... ?


    []'s e desculpe tantas perguntas .
    Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!!
    Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores.
    Revendo uma citação do "Master Vader" (grande mente, admirador dos motores à ar e criador do fórum Fusca4ever), que eu havia salvo de um tópico no orkut, e que eu confesso, tinha deixado passar despercebida... enfim, vou trancrevê-la abaixo:

    "No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."

    A parte da vazão máxima de 111 l/s eu tinha deixado passar... afinal estava pensando mesmo em usar o meu num motor 1600 do Fusca, então nem tinha prestado a atenção correta. Só agora estou vendo que ele pode ser usado sim num motor grande até 2.0 (é só fazer as contas) e o que a Eaton faz é "recomendar" para motores até 1.6... agora isso eu não sei o porque.

    Portanto, acredito que seria viável sim, usar num 1.8.

    Quanto à pressão, vendo a resposta do Rubens fiquei confuso e não poderia dar uma resposta com mais certeza, pois já li que ela é constante, já aparece desde rotações baixas. veja nesse link [ame]http://www.youtube.com/watch?v=ydP5CEjyIjs[/ame] onde fiz uma pergunta sobre pressão e o cara respondeu que ela é uma medida absoluta e não relativa. E esse pessoal desse link tem uma preparadora especializada em superchargers.

    Uma coisa que pensei em fazer no meu motor a ar (que desisti por enquanto, questões financeiras e por ter feito outra opção de motor) foi tentar fazer um "twincharger", usar o blower com alta pressão, até uma determinada rotação e um sistema pra desligá-lo (polia eletromagnética) e a partir dessa rotação um turbo convencional assumiria. A VW fez um motor assim 1.4 que gera 170 cv!!! Vejam: http://www.volkspage.net/technik/tsi/
    na imagem abaixo dá pra entender bem como o twincharger da VW funciona, nada complicado, dá pra fazer num motor comum.

    4X4 Brasil

  • #16
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    então no caso desse tipo de supercharger sobe gratativamente igual o modelo que eu fabrico...

    no meu caso o meu SC por ser centrifugo ele tem uma relação de 1 p/ 10 ou seja a 6.000rpm o meu rotor roda a 60 mil rotações ou mias, eu desaocnselho masss, alcançando em um motor AP 1.8 1,4 de pressão... (a 6 mil rpm)

    no caso do Supercharger do tipo do fiesta é a mesma coisa, ele sobe com o giro do motor e deve alcançar sua pressão maxima na faixa de 3mil giros (creio eu) e deve ser controlado a pressão por alguma valvula de alivio, senão não há ganho de desempenho e torque em baixa...

    tenho um video bom explicando bem o que acontece:



    dai vc entende melhor o porque agente fala que o turbo vc até economiza ou supercharger porque andando de boa deixando o carro desenvolver naturalmente ele não necessariamente cria pressão, mas se vc "cutucar" ai sim a coisa endoida

    o problema é que nem todo preparador sabe disso e nem sempre sabem instalar de forma correta ai a pressão e o gasto é sempre constante
    Muito interessante Rubens, então você está fazendo um supercharger no estilo dos Paxton?
    Gostei demais!!! Quando tive a idéia de usar supercharger procurei um Paxton, me caiu o queixo quando vi quanto custava!
    Já tem kits prontos? Como está isso? Tem algum tópico aqui sobre?
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por carlosdalk Ver Post
    ... eu tbm tenho um blower desse pra vender,

    NEGOCIEM PRIMEIRO O DO MARCELO, JÁ QUE ELE ANUNCIOU PRIMEIRO

    por uma questão de etica, depois que ele vender o dele, eu venderei o meu, ok?
    Valeu Carlos, se mais pessoas tivessem uma atitude assim, viveríamos num país melhor!!!

  • #18
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    tem sim marcelão dá uma olhada:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42458

    Mas estou com problemas de verba rpa tocar o projeto, por enquanto estou fazendo sob encomenda mas não consigo o kit já feito pra cada carro fabricamos apenas o supercharger memso o resto são polias, correia, mangueiras de oleo e mufla pressurização...

    por enquanto feito artesanalmente sai 3 mil cada supercharger tipo centrifugo, e está em fase de acerto, peço um poucod e paciência par apoder criar os kits, mas no site

    www.atomicsupercharger.com.br vc tem videos do gol GTS do vinicius andando com ele e logo mais meu jeep com OHC injetado e SC rodando tb

    Estamos em faze de patentes e coisas assim e logo termeos o produto final a pior parte são os rotores que ninguém conseguiu aidna fundir o rotor exato do tamnho certo...

    de primeira depende da polia mas já conseguimos 2bar de pressão com o SC mas no meu OHC usarei 0.8bar

    sei que o valor pode assustar mas se vc procura rlá fora saberá que 3 mil é bem barato par aum SC centrifugo aqui no braisl, espero poder industrializar e creio que esse valor cairá quase pela metade (só o SC mas o kit compleot pra cada motor ainda não faço idéia, esotu em contato com os fornecedores e precisando de mais, de correias dentadas, polias dentadas etc
    4X4 Brasil

  • #19
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    reinterando para explicar bem como funciona veja no link:

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA[/ame]

    não é excessão mas sim todos iguais, a pressão tem de ser variável, imagine que quanto mais vc acelera mais rápido vc gira a polia e teoricamente quanto mais rapido mais pressão, quando dizemos 1kg ou 1bar é a máxima de pico que ele atinge nãos endo constante em toda faixa de giro...

    imagine vc a 1000 rpm com 1k de pressão direto, quando chegar a 6 mil vc explode o motor, não tem como não variar, mesmo no turbo ou no SC a diferença dos dois é apenas a pressão aparece no turbo (dependendo do tamanho e dimensionamento da turbina com o motor) normalmente em 3 mil giros dando aquele tranco, porque depende dos gases do escape e da turbulencia que eles geram, o que gera o chamado "LAG" já nos superchargers, blowers etc vc tem o virabrequim comprimindo sempre o ar instantaneamente desde que vc virou a chave, não precisnado criar pressão de gases de escape nem nada

    a parte boa é que devido a não ser ligado com a parte quente num escapamento o supercharger aquece menos o ar ao comprimir e consegue comprimir mais ar e também tem a vantagem de poder usar escapes dimensionados, da forma que bem entender e melhor lhe convir, não havendo perda de desempenho caso o escapamento fure ou seja rapidamente entupido por lama ou água, é certo que o fato de sufocar faz com que qualquer motor morra, mas se é bem rápido (em poucos segundo de sufocamento do escape) o turbo sofre uma queda de desempenho maior que o blower, e outras coisas nem sempre tão perceptiveis e ou que vá realemnte diferir dos dois tipos de veneno.

    O que sempre é bom levar em consideração que jeeps e offroads em geral não são carros de corrida e não necessitam de velocidade ou alto giro, sempre temos de ter em mente a preparação em busca do torque na mais baixa rotação para poder aproveitar melhor o motor, gastar menos combustivel e ter mais força e o turbo embora muito eficiente se bem dimensionado não se compara a um supercharger ou blower nesse quesito
    4X4 Brasil

  • #20
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Pessoal, o blower já foi vendido ok!
    Para um usuário do fórum mesmo, o Frank!


    Negociem o do Carlos agora, alguns posts atrás ele disse que tem um pra venda também!
    4X4 Brasil

  • #21
    Ai me digam uma coisa vcs que entendem do assunto, este blower serviria no AP 1.6 diesel? To querendo melhorar a potencia um pouco, pois uso ele numa saveiro? O problema de refrigeração já resolvi.

  • #22
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Rogério Fernandes Ver Post
    Ai me digam uma coisa vcs que entendem do assunto, este blower serviria no AP 1.6 diesel? To querendo melhorar a potencia um pouco, pois uso ele numa saveiro? O problema de refrigeração já resolvi.
    Rogério, uma vez falei com um mecânico de Uberaba-MG que estava colocando esses motores com esse blower em Nivas, ele dizia que ficava muito bom, bem satisfatório o resultado! Tente entrar em contato com alguém de lá, talvez o jeepclube de lá.

  • #23
    Carlos, te passei uma mp, tenho interesse no blower.

    Att.

    Rogério.

  • #24
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, tenho um blower m24 pra vender...

    Novinho, com a polia pequena do blower + a polia grande original do motor do fiesta.

    mando junto o software para calcular potencia, volume de ar, pressão, relação de polias, etc (ajuda um bocado no projeto)


    o minimo que dá pra fazer é 700,00

    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade