Em 2003, durante o 4o. ano da faculdade de Medicina, eu estava um pouco "desiludido" com a realidade médica em que vivia. De nada adiantava todo o conhecimento médico do mundo se a pessoa não soubesse ler, não tivesse acesso às medicações ou se o esgoto não fosse adequadamente tratado. Percebi que existiam muitos fatores extrínsecos que limitavam e frustravam a atuação médica...
Além disso queria descobrir uma forma de juntar minha futura PROFISSÃO com as outras atividades que sempre me envolveram: AVENTURA e AÇÃO SOCIAL. Decidi que aplicaria a Medicina como um meio para ajudar as pessoas de forma mais ampla.
Então durante os jogos médicos (INTERMED), junto com um grande amigo da época de Colégio Santa Cruz, resolvemos criar um grupo que levasse informação, formação e assistência para comunidades localizadas em áreas de difícil acesso. O enfoque primário seria saúde, com planos de expandir as áreas de atuação futuramente.
Assim os Doutores na Estrada nasceram em outubro de 2003.
"um grupo de amigos que sonham e que permitem sonhar, espíritos únicos e especiais que acreditam na vida em sua mais bela forma. Um modo de viver que admira o amor pela natureza, a liberdade das estradas, a ousadia da juventude, a alegria dos palhaços, a responsabilidade dos adultos e a espontaneidade das crianças, cada um contribuindo com aquilo que é melhor, com o que mais gosta de fazer. Um “emprego” ideal, no qual liberdade de expressão e respeito à individualidade são fundamentais, um espaço aberto no qual cada um dos membros é incentivado a idealizar e realizar o seu próprio projeto social, afinal a personalidade do grupo é reflexo da somatória da contribuição de cada um dos Doutores."
Durante 02 anos desenvolvemos diversos projetos. Alguns deles realizados na própria cidade de SP, como forma de aprendizado para as futuras expedições. Um sítio onde viviam dependentes químicos foi o local principal de nossa atuação em 2004.
Em 2005, no sexto ano de faculdade, enquanto todos meus colegas estudavam loucamente para a prova de residência, eu optei por organizar o Projeto Piloto - nossa primeira expedição, quando foi possível testar e avaliar diversas idéias planejadas. Na Comunidade de Nossa Senhora do Bom Conselho, distrito de Marsilac, município de SP, com uma equipe multiprofissional realizamos diversos atendimentos e atividades interativas com a população.
Após me formar, abracei a oportunidade de morar na Amazônia, servindo como médico na Força Aérea Brasileira - motivo pelo qual tive de me afastar da parte administrativa da ONG. Desta forma, os projetos que dependiam essencialmente da minha pessoa foram temporariamente suspensos...
Além disso, infelizmente os Doutores na Estrada não são financeiramente auto-suficientes. Parte considerável das despesas do Projeto Piloto saíram de meu próprio bolso. As atuais despesas com contador, impostos e outros gastos também.
Por isso, nos últimos meses nenhuma expedição foi realizada.
Trabalho há 18 meses para juntar $$ com um único objetivo. Implantar nosso projeto nas comunidades da Transamazônica - motivo da Expedição Brasilidade 2008 (Fase 1).
Aos poucos o sonho se torna realidade. Comprei a viatura necessária. Falta detalhes e alguns acessórios para deixá-la 100% pronta. Finalizo o projeto essa semana...
No momento, a colaboração de TODOS aqueles que compram nossos produtos é essencial. Mas ainda é insuficiente.
Novamente, até o momento, 95% das despesas da expedição serão custeadas por minha pessoa.
Enfim, conheceremos a BR-230 e esmiuçaremos a sua atual situação. Baseados em todas as informações colhidas, planejaremos um forma contínua de atuação nas comunidades escolhidas. Em 2009 vamos com tudo...
Se tiverem curiosidade ou quiserem mais informações, estou em QAP!!!
Lembrando que patrocínios são bem-vindos, quem tiver algum contato e puder encaminhar o Loras e todos os futuros beneficiados com essa iniciativa agradecem.
[]'s