Postado originalmente por
Carvalho L.
Senhores,
[loras, Zorato, e outros Donos de Defender]
Tenho uma boa experiência no assunto. Primeiro por trabalhar com estruturas - engenharia - e segundo por que desenvolvi a gaiola para meu Defender baseado nos diversos modelos usados pelos portugueses.
Bem, no meu 90tinha a gaiola protegeu muito o carro, muito mesmo. Como muito bem disse o Bill, a gaiola externa, pela ausência de triangulações não é uma estrutura estavel. Entretanto, não envolve furos no carro o que é muito relevante se pensarmos no momento da venda do carro. É tirar a gaiola e temos um carro preservado. Por último, um desenho interno ou misto [na minha opnião o pior de todos] no Defender só para competições mesmo, o contrário não vale.
Caso real: Um amigo teve a vida salva por uma gaiola externa quando caiu de ponta cabeça de uma ponte e de uma altura de 6 metros. A gaiola externa quase não deformou. Se não existisse a gaiola ele teria morrido mesmo, pois era um Def Soft Top. Vale ressaltar que os Def capota rigida se tombarem tambem não garantem a vida. Pena que no Brasil os donos de Def acham a gaiola feia e desnecessaria.
Bill, estou disposto a ajudar para incrementar a sua
expertise no assunto.
Possuo a gaiola completa do meu 90tinha. Vou fazer uma gaiola externa brevemente para minha 110 com todas as melhorias de um "segundo projeto".
O Bill também tem toda razão quanto ao excesso das uniões aparafusadas, pois além de enfraquecer,
a vibração aumenta muito. A maneira de fixar a gaiola no estribo, como a maioria faz em Portugal fica lindo, mas fixar no chassis diretamente é muito melhor.
Vale ressaltar que a união no quebra mato melhora muito a estrutura.
Pronto e disposto a colaborar.
marcoaleandro@terra.com.br
obs: O 90tinha branco é meu; o azul, o que tombou; o verde é o projeto portugues.
Abs,