Boa noite me pessoal. Me apresentando no tópico, porque estou fazendo algo parecido.
Como disse o Fenoy, ele quer um guincho apenas para um caso de emergência, pois com um 4x4 deste tamanho, com certeza não é para fazer off-road, mas para poder viajar por estradas de terra e de interior, sem a preocupação de ficar atolado ou escorregar em uma valeta.
A fórmula do 1,5 o peso do veículo, está certíssima, mas em off-road, trilhas....
Também acho que o correto para a F4000, com um puta chassi pesado e um MH sobre ele, seria um 15000 libras.
Mas o que discordo de vcs e acho exagerado, é o uso de um guincho mecânico, vejam bem, para esta aplicação.
Acho que para uma emergência, só para ajudar, um guincho elétrico vai muito bem.
Considere que sempre podemos usar uma patesca (polia) para dobrar a força e a resistência do cabo, o guincho elétrico é muitas vezes mais barato ( e tem diversas opções de fabricantes) e além disso, a instalação é muito mais simples e mais leve. Não é necessário PTO, cardans, furar o assoalho para montar alavanca, etc.
Por isso sou da opinião que para o caso de um MH e não de um jipe que fará trilhas, para ele será muito mais barato e mais simples usar o guincho elétrico. Se puder colocar o 15000 lb melhor, mas senão, o 12000 lb também vai ajudar e muito. É só saber usar e não ultrapassar os limites dele. Use uma patesca.Sugiro também usar pneus lameiros.
Outra coisa: quanto menor o guincho em tamanho, mais fácil a adaptação. Montei um 12000 lb numa F250 4x4 e ficou dentro do parachoque e praticamente não aparece. A F4000 tem a mesma cabine.
Vejam como ficou em
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...-cd-4x4-5.html (Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4)
na página 5, post número 58.
Abraço a todos. Espero ter ajudado.