x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 93
  • #1

    Preparação p/ loonga expedição - parte 1: escolha da viatura




    oi pessoal,
    acompanho o site a algum tempo mas esse é meu 1o post.

    Em agosto de 2011 irei fazer uma longa expedição: 12 meses do Ushuaia até o Alaska com a esposa !

    Minha viatura hoje é uma Tracker '08 gasolina: excelente carro, robusto, confiável, já me levou a muitos lugares: Jalapão, Chapada Diamantina, Aparados da Serra, etc. Estou com pena de passá-la pra frente, mas vou precisar de algumas coisas que ela não tem:
    - mais espaço para carga = pickup
    - maior autonomia
    - assistência técnica fora do Br/Arg

    A maior parte da viagem será on-road, mas prefiro me garantir com um 4x4 para eventualidades, incluindo rípio, neve e areia.

    Após muita pesquisa, estou com 2 finalistas - mas aceito os comentários dos fãs de outras máquinas - nunca tive nenhum desses dois:
    lembrando que será meu unico carro, que pretendo trocar pela tracker (com muita pena)

    A) Hilux cab simples 2.5 D-4D 2005 a 2007
    + assistência técnica mais abrangente, em qtd de países
    + caçamba grande
    + motor aparentemente confiável e econômico
    + maior facilidade pra encontrar acessorios e pecas pra adaptacao
    + confiabilidade
    + economica = menos $ em combustivel
    capac carga util 1 ton
    autonomia media = uns 900 km a 12 km/l
    - capac para somente 2 pass (vamos em 2, mas não dará pra ter nenhum carona: guia, mecanico, etc)
    - motor fraco 102 CV
    - o seguro é uma paulada

    B) F250 cab simples 3.9 2005 - 2007
    + maior caçamba
    + maior capac de carga 1.2 ton
    + muito + potente 203 CV
    + autonomia pouco maior que da Hilux aprox 950 km a 9 km/l
    + seguro mais barato que a Hilux
    - precisa de habilitação cat C (só tenho B hoje)
    - na cidade é 1 trambolho pra dirigir e estacionar

    Estou pensando em gastar uns $20k + a sniff.. Tracker

    Bom pessoal, vi os outros topicos do alberione, do paulo sergio, do Urbano (show, ótimo) mas achei que merecia um topico pra isso. Alias, como diz o titulo, é o 1o, depois terei que fazer as adaptações, refinar o roteiro, etc...

    valeu galera,
    mauro

  • #2
    Mauro,

    antes de mais nada,parabens pela iniciativa,a panamericana está nos meus planos,de Quelon na ilha de Chiloé a té o alaska 22.000km e doze paises se não me falha a memoria,gostaria de acompanhar de perto o seu planejamento,a parte da Argentina e Chile conheço bem e posso te auxiliar se vc assim quiser.
    Bom como toyoteiro,vc já deve imaginar a minha opinião.
    Uma coisa vc tem razão assistencia e gama de acessorios,principalmente agora com a ironmam,aqui no Brasil.
    Acabei de instalar o tanque de 145 lt acho que isso é fundamenatal na sua jornada.
    Bom vamos falando,e estou a disposição para compartilhar as minhas humildes experiencias.
    Abraço,
    Urbano

  • #3
    obrigado pela forca, urbano.
    realmente nao foi facil tomarmos essa decisao
    a viagem 'e bem complexa e exige muito planejamento e preparacao.
    que vou dividindo com voce e a galera daqui.
    assim que escolher e comprar a viatura vou colocando os outros assuntos no topico

    nao e muita surpresa te ver com essa opiniao pela hi-lux.
    estou com certa tendencia por ela, principalmente pelo fato de ter maior rede de assitencia na america latina, especialmente peru, bolivia e ecuador - nao pretendo ficar carregando muita peca de reposicao

    mas queria a opiniao do pessoal, principalmente quem tem ou ja teve um desses carros.

    mauro.

  • #4
    Citação Postado originalmente por mauro. Ver Post
    oi pessoal,
    acompanho o site a algum tempo mas esse é meu 1o post.

    Em agosto de 2011 irei fazer uma longa expedição: 12 meses do Ushuaia até o Alaska com a esposa !

    Minha viatura hoje é uma Tracker '08 gasolina: excelente carro, robusto, confiável, já me levou a muitos lugares: Jalapão, Chapada Diamantina, Aparados da Serra, etc. Estou com pena de passá-la pra frente, mas vou precisar de algumas coisas que ela não tem:
    - mais espaço para carga = pickup
    - maior autonomia
    - assistência técnica fora do Br/Arg

    A maior parte da viagem será on-road, mas prefiro me garantir com um 4x4 para eventualidades, incluindo rípio, neve e areia.

    Após muita pesquisa, estou com 2 finalistas - mas aceito os comentários dos fãs de outras máquinas - nunca tive nenhum desses dois:
    lembrando que será meu unico carro, que pretendo trocar pela tracker (com muita pena)

    A) Hilux cab simples 2.5 D-4D 2005 a 2007
    + assistência técnica mais abrangente, em qtd de países
    + caçamba grande
    + motor aparentemente confiável e econômico
    + maior facilidade pra encontrar acessorios e pecas pra adaptacao
    + confiabilidade
    + economica = menos $ em combustivel
    capac carga util 1 ton
    autonomia media = uns 900 km a 12 km/l
    - capac para somente 2 pass (vamos em 2, mas não dará pra ter nenhum carona: guia, mecanico, etc)
    - motor fraco 102 CV
    - o seguro é uma paulada

    B) F250 cab simples 3.9 2005 - 2007
    + maior caçamba
    + maior capac de carga 1.2 ton
    + muito + potente 203 CV
    + autonomia pouco maior que da Hilux aprox 950 km a 9 km/l
    + seguro mais barato que a Hilux
    - precisa de habilitação cat C (só tenho B hoje)
    - na cidade é 1 trambolho pra dirigir e estacionar

    Estou pensando em gastar uns $20k + a sniff.. Tracker

    Bom pessoal, vi os outros topicos do alberione, do paulo sergio, do Urbano (show, ótimo) mas achei que merecia um topico pra isso. Alias, como diz o titulo, é o 1o, depois terei que fazer as adaptações, refinar o roteiro, etc...

    valeu galera,
    mauro
    Olá, Mauro, parabéns pelo projeto, muito bacana!

    Não tenho nem nunca tive picape, mas vou meter o bedelho. Acho que a Hilux é uma opção melhor, ela existe em todos os cantos do mundo, portanto a sua manutenção/assistência técnica deverá ser bem mais fácil. Entretanto, apesar da caçamba menor em relação à Hilux cabine simples, creio que a de cabine dupla é uma opção melhor. Sempre vai haver algo que você irá preferir levar junto a você, na cabine, coisas de uso constante, como mochilas, agasalhos, câmeras fotográficas, cantis, etc... e você vai ter dificuldade em conseguir levar tudo em uma cabine simples. Imagine-se, por exemplo, na estrada, debaixo de chuva, tendo que parar a picape e descer para buscar um agasalho ou algum mantimento para comer durante o trajeto. Ou pense no carro estacionado em alguma rua de La Paz, com o conteúdo da caçamba "disponível" para os amigos do alheio. Com a cabine dupla, você poderia ter ao menos uma relativa segurança, pois seria necessário quebrar um vidro para roubar algo, ação bem mais ousada do que simplesmente pegar algo na caçamba. Por fim, não se iluda, é muito provável que, em algumas etapas da viagem, vocês tenham que levar alguém no carro, seja um guia, seja um intérprete, seja um mecânico, como você citou.
    A caçamba é um pouco menor, mas parte da bagagem que iria na caçamba poderá ser acomodada no banco traseiro, o que fará com que a capacidade total do veículo seja quase a mesma.

    Indo ainda mais longe: por que não uma Hilux SW4, totalmente fechada porém com grande capacidade de carga, sendo que esta estará totalmente coberta e protegida? Além disso, suponho que as SW4 sejam mais confortáveis (macias) do que as picapes, o que pode fazer grande diferença em uma viagem longa como a planejada por você.

    Ficam lançadas minhas sugestões, boa viagem para vocês!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #5
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,785
    Agradecimento: 1
    Vou dar minha opinião pessoal:

    Eu acho que a Hilux é uma opção melhor pelos seguintes quisitos:

    1) Mais econômica

    A F250 é bastante beberrona. Ela não faz 9km/L nem aqui nem na China. Ela deve fazer em torno de 6 ou 7km/L.
    Acho difícil vc fazer os 12km/L que vc citou, na Hilux. Ainda mais que vc vai estar com ela cheia e bem pesada.
    Mas uns 9-10km/L dá pra fazer se vc não for de meter o pé. Eu particularmente gosto de dirigir a 90km/h, então mesmo com a Band lotada já consegui fazer 12km/L.

    2) Tem maior assistencia técnica.

    a Ford é relativamente popular em todos os paises que vc vai passar, mas a F250 não. Se fosse uma Ranger até mudaria as coisas.
    A Hilux só não tem nos EUA! Então tente entrar neste país com o carro 100% (faça uma revisão boa no México) e vá na boa, sem forçar o carro.

    3) Não precisa trocar a carteira.

    A pesar de isso ser um detalhe, é um detalhe a mais que tem que ser levado em conta. Eu não sei nada sobre a regulamentação de carteiras nos outros países, mas eu tentaria não ter dor de cabeça com isso. Lembre-se, é uma viagem longa! Quanto menos dores de cabeça, melhor.


    Essa questão da cabine dupla é um ponto interessante. Dá pra levar 3 pessoas na cabine se vc trocar os bancos, mas as tralhas a mão não. Sempre dá preguiça de parar o carro e ir pegar as paradas lá atrás. No entanto isso também dá pra resolver, colocando um vidro que seja possível de abrir, na parte de trás da cabine e outro na cobertura da caçamba.
    A questão de segurança na caçamba é facilmente resolvível com uma cobertura de fibra.
    4X4 Brasil
    Band longa 92 (Maria)

  • #6
    Mauro,

    A toyota é a minha preferência, não só pelo fato de ter assistência mecânica em todo lugar, mas principalmente pela confiabilidade dela. Quanto à tua escolha por uma pick-up, eu também optaria por uma SW4 como o Girti comentou; a cabine simples deixa a desejar em conforto como o reclinar dos bancos pra uma sonequinha revigorante por ex. ou pelo simples fato de mudar de posição depois de uns kms..., o outro fator é a segurança da tua bagagem. Tu pensarias em colocar uma capota? Em 2002 fiquei 6 semanas viajando pela América do Sul em uma toyota pick-up com mais outros amigos em uma SW4, depois de viajar o dia todo, cansado e ver o pessoal da SW4 só trancando o carro e entrando nas pousadas enquanto ei ficava dobrando lona, cordas... hehe era de matar... depois disso comprei uma defender 110 que nasviagens com minha mulher tirava o banco traseiro e ajeitando bem as bagagens, botava o colchão no assoalho e virava motorhome.. hehehe. Minha escolha nesse teu magnífico projeto, seria a toyota SW4 sem dúvida alguma.
    Abraço e vou ficar acompanhando tua jornada, que sem sombra de dúvida faz parte dos meus planos futuros...

    Abraço,

    Walter

  • #7
    valeriano, gostei de sua idéia de trocar os bancos da hilux, pode resolver o problema de um eventual 3o ocupante.
    estou realmente tendendo + pra Toyota, ainda + pela economia de combustível e autonomia que são bem importantes.

    minha idéia é montar 1 camper tabajara (home-made) na caçamba, pra ter + conforto, inclusive térmico. Penso também em retirar o vidro traseiro, tendo uma passagem ( de emergencia ), caso esteja chovendo ou muito frio.

    havia pensado numa SW4 como comentaram, mas fiquei + animado com o maior conforto que conseguirei com esse tipo de montagem na caçamba.

    mauro

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Concordo com o Valeriano, entre as duas opções nem pensaria em optar pela Hilux.

    Além dos pontos levantados, a questão de entrar ou não num container deve ser levado em conta, não? A F250 entra?

    Vai precisar para chegar ao Panamá, correto?

    Abs
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #9
    oi jeison,
    realmente existe essa restrição de caber em um conteiner para chegar ao Panamá, já que não recomendam fazer esse trecho por terra.

    As dimensões máximas para entrar num de 20 pés são:
    5,90 x 2,34 x 2,28 (compr x larg x altura, já considerando as dimensões da porta)

    a F250 tem 5,755 x 2,37 x 2,00 (C x L x A) largura com os espelhos, sendo necessário rebatê-los pra entrar.

    a Hilux 5,255 x 1,76 x 1,795 portanto entra sem problemas.

    os comentarios que ja houveram aqui estão realmente reforçando a tese HILUX...

    mauro

  • #10
    mas a 2.5 que vc citou nao é meio fraca naoo???
    Abs!!
    toyota neles!
    Jimny 4All 13/13 - 4" de suspensão RC4x4 + 2" de BL + Goodyear MTR 235/85/16 + Kit de redução 30%... em fase de construção

  • #11
    oi Be,
    esse é um ponto que pega contra a Toyota.
    Ainda mais que irei pegar vários trechos altos nos Andes onde acabamos perdendo potência.

    provavelmente dá pra aumentar em uns 20% a potência, chipando e/ou com um intercooler.
    Hoje me falaram que a toyota fazia Hilux cab. simples 3.0 antes de 2005.
    Mas ainda não pesquisei isso pra confirmar.

    Mas a potência é realmente o grande ponto a favor da F250.

  • #12
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,785
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por mauro. Ver Post
    oi Be,
    esse é um ponto que pega contra a Toyota.
    Ainda mais que irei pegar vários trechos altos nos Andes onde acabamos perdendo potência.

    provavelmente dá pra aumentar em uns 20% a potência, chipando e/ou com um intercooler.
    Hoje me falaram que a toyota fazia Hilux cab. simples 3.0 antes de 2005.
    Mas ainda não pesquisei isso pra confirmar.

    Mas a potência é realmente o grande ponto a favor da F250.
    Bom, pra te ajudar na decisão, vai uma forcinha: http://www.viagensmaneiras.com/PELOMUNDO/MAIN.htm

    Eles tão dando a volta ao mundo numa Hilux CS 2.5. No relato dos Andes disseram que tiveram que ligar a reduzida em alguns pontos, mas de resto foi numa boa.

    Não aconselharia chipar o carro pra fazer uma viagem dessa. É mais uma coisa pedindo pra dar defeito. E acredite, se der defeito no chip, tu tá lascado. Ainda mais se for nos EUA. Vai ter que mandar importar o chip (no mínimo) do México. Provavel que tenha que importar da Argentina ou Brasil.

    Esses caras aqui, fizeram exatamente essa viagem que vc quer e o que mais ouvi eles reclamarem na palestra deles foi exatamente a falta de peça pra Defender. Os caras tiveram uma colisão com um caminhão no México e tiveram que importar todas as peças de reposição do Brasil! Imagina a despesa e a dor de cabeça.
    Band longa 92 (Maria)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade