Dormir bem dentro do veículo sem precisar daqueles hotéis de beira de estrada já é um ganho considerável, além do que poupa no mínimo uns R$ 100,00 reais por dia.
Versão Imprimível
Dormir bem dentro do veículo sem precisar daqueles hotéis de beira de estrada já é um ganho considerável, além do que poupa no mínimo uns R$ 100,00 reais por dia.
Olha que interessante esse canal do Youtube... o cara está rodando o Brasil numa Kombi!
Van Life BR
- YouTube
tem o site também
#VanLifeBR – Transforme sua van em uma casa sobre rodas e viva na estrada.
cada vez mais acho que a Kombi uma das melhores opções para quem não pode gastar muito com a aquisição do veículo...
e não tem muito a ver com a ideia... mas numa cidadezinha aqui do interior de MG (Morro da Garça) conheci um alemão, professor da USP que tem uma Kombi e fazia o trajeto SP - Morro da Garça/MG direto.... hoje ele aposentou e mora lá, mas ainda vai a SP as vezes.. e tudo de Kombi... e não pensa em trocar de carro...
abs!
Mais um link interessante...
Como transformar uma Kombi em Motorhome com menos de R$ 3.000 - Mochila Brasil
abs!
A Blazer, não teria mais problemas (atolar em areião, deslizar em terra batida) sendo 4x2?
Pergunto justamente por ter uma e as vezes sofrer mesmo no asfalto (subir em guia em desnível, ladeira em paralelepípedo molhada, etc).
Há proteções que nosso amigo possa usar para o motor da Kombi?
Um dos últimos videos do vivendo mundo afora, eles mostram uma passagem em areião que a coitada da Maria quase deixou o motor para trás.
Amigo, essa eu posso responder!
Sua história é bem parecida com a minha. Durante muito tempo pesquisei qual carro comprar e pensei muito na Kombi. Entretanto, optei por uma Tracker já preparada que encontrei com um preço que podia pagar.
Nas minhas contas, pegar um Kombi e deixar ela pronta para viajar não era nada diferente que já pegar uma Tracker pronta para isso. Claro que a Kombi tem o espaço, mas estou colocando uma Campings World no teto da Tracker. Eu e minha esposa somos fotógrafos e precisamos de espaço para trabalhar com os computadores, nem a Kombi fornece isso. Além do mais, cozinhar sentado só é possível na primeira meia hora, depois disso é um parto. No final temos que fazer tudo por fora mesmo.
O bacana da Kombi é que você mesmo arruma. Inclusive muitos gringos optam ela por isso também. Se você lê em inglês, esse manual é de grande valia: How to Keep Your Volkswagen Alive: A Manual of Step-by-Step Procedures for the Compleat Idiot: John Muir, Tosh Gregg, Peter Aschwanden: 9781566913102: Amazon.com: Books
De qualquer maneira, agora que tenho a Tracker, não abro mão do ar condicionado, da direção hidráulica e do conforto por nada.
No mais, acredito que a Kombi e o Fusca cheguem na maioria dos lugares.
Em seu lugar eu alugaria uma Kombi por uns 3 dias e faria uma pequena viagem dormindo nela só para sentir.
No mais, qualquer que seja sua escolha(Kombi x Tracker) será uma boa escolha!
Se tiver qualquer dúvida é só perguntar.
Estou chegando agora no tópico, mas com uma bagagemzinha de viagem, agora que completei minha primeira longa viagem com o meu camper recém adquirido. Uso em uma L200 4x4. Se você tem o espírito de aventura e de dormir em qualquer lugar e acha que vai precisar de 4x4, com certeza você vai precisar. o 4x4 amplia demais o número de locais que você pode visitar e sua comodidade na viagem, sem falar em reduzir alguns custos com passeios e deslocamento em alguns locais.
Vamos a um exemplo prático: fiquei 4 dias em Jericoacoara. Todos os motorhomes ficam em Jijoca, que é a cidade que fica há 12 km da praia de Jeri. O local é acessado por 4x4 que fazem a rota a um custo de R$ 10 por pessoa. Não dá, obviamente, pra ir a pé. Não creio que dê pra ir de kombi, pois o caminho tem muita areia (pois é nas dunas). Bem, já que eu tinha 4x4, mesmo com o tamanho e falta de jeito de ter um camper na caçamba, encaramos a estrada e alcancei Jeri. Consegui ficar por lá mesmo sem ter que largar o carro pra trás, ou seja, me custou uma diária simples em camping (R$ 15 por pessoa/dia) ao invés de pagar uma pousada caríssima por lá.
No entanto, encontrei vários MH na estrada e só eu estava de 4x4. Isso, em geral, não tem impedido as pessoas de viajar por aí. Dá-se um jeito quando se está na estrada. Você não vai alcançar alguns lugares, porém, o espírito de viajante supera essa dificuldade.
Em relação a 4x4, já que até Uno foi citado por aqui, eu tomei coragem de sugerir um Samurai. Já tive um, mecânica simplérrima, 4x4 de uma valentia absurda e alta confiabilidade. Esse negócio de manutenção complicada em suzuki é bobagem. Vendi o meu por 19k há dois anos, modelo 97 (último produzido), tinha até ar condicionado! Porém é super pequeno. Mas aqui entra uma alternativa de ter barraca de teto e preparar a parte de baixo para fazer o resto, como comida, mini escritório, etc.
Boa sorte. Vou acompanhar o desfecho!
Vai de kombi fera!
Se você não tem grana, vai comprar uma tracker? Um farol da tracker deve ser o preço do motor da kombi! rsrsr (zueira)
No custo/benefício a kombi vence! E lugares 4x4 são pouquíssimos, não vale a pena!
Na kombi você sofre muito na estrada, pois não tem ar nem direção, mas ganha no conforto casa, afinal tem um lugarzinho pra dormir, escritório, cozinhar, dentro da caixa.
Minha dica é! Compra a kombi e monta! Viaja, faz um teste inicial, sei lá! 30 dias de férias, se não deu certo, vende a kombihome (acredito ser mais fácil vender do que uma trackerhome) e troca de carro!
Nunca o seu primeiro motorhome vai ser o que você imagina! ;)
Abs, e sucesso!
Será a quantas anda o projeto do criador do Tópico??? Será que não volta mais aqui??
abs!
Muito interessante os relatos bem variados dos companheiros. Cada um com sua experiencia. O que ajuda bastante a quem esta em duvida.
Aos 18/19 anos saia de BH para ir a Alcobaca na Bahia (ia e dormia quase sentado dentro de um fusca, que tinha duas rodas dentadas no banco que reclinava). Mais trarde com mais idade e $$$, comprei uma kombi , colchao no assoalho e alguns apetrechos, como cadeira, mesa, etc para maior conforto. Bem mais tarde fiz um motor home em cima de um 608 com motor e caixa de 1113 MB, fiquei com ele muitos anos (tinha espaco na traseira para uma moto DT-180.
hOJE... com a idade...aviao e hotel !!!!! OU...cada macaco no seu galho.