Até por que rodar pelo Brasil sem dar uma saída "fora de estrada" é dose.... Sempre vai ter um parque, uma cachoeira, um rio p visitar...
Versão Imprimível
É uma solução muito boa, tem peças e sobra tanto para o CERES como para o bongo para fazer o projeto. A questão toda ai seria o mecânico certo para fazer e muita, muita paciência mesmo.
Estou montando uma Sportage gazu do zero, o cronograma de entrega atrasou um pouco, tem sempre um gasto extra aqui outro ali e por ai vai. Vale a pela pela confiança que terá no veiculo, mas não pode desanimar.
Ola Castro,
Considerando o consumo não vejo assim grande vantagem para o Tracker. , pois Vi relatos de 10 a 12 Km/l na estrada. A kombi 1.4 vi relatos de 10 a 11 Km/l. Vi pessoas falarem que rodando a 90 km/h fizeram 12 km/l.
Vc falou em gastar mais vezes em manutenção. Bem, só se vc não fizer a manutenção bem feita da primeira vez. Desde que vc revise tudo antes de viajar e sem economizar, acredito que as visitas ao mecânico não seriam tão grandes assim.
Uma kombi com pneu mais lameiro atrás faz misérias.
Abraço.
Amigo,
tenho três sugestões: se quer carro, vá de Uno Mille Way (quadrado com suspensão elevada de fábrica); se quer furgão vá de Kombi; se quer um SUV vá de Blazer gasolina 4 cilindros.
Se o consumo mais elevado da kombi te amendrona, as manutenções são infinitamente mais baratas que as do Vitara ou Tracker por exemplo. Fora o carisma, como já foi dito, terá maior chance em receber ajudas pelo caminho. E com o tempo você mesmo fará as manutenções, tipo regular carburador, trocar velas, etc.
O Uno dispensa comentar. Se tem um automóvel ignorante de bruto, este chama-se FIAT UNO. É um tanque de guerra. Se quer algo mais rústico ainda, opte por um sem direção hidráulica, ar, etc.
A Blazer é um suv barato e acessível, bem durável também. Até hoje é o veículo que aguenta o rojão das polícias pelo Brasil. Você consegue uma gasolina 4 cilindros 4x2 em excelente estado por 17 mil em média. A manutenção é simples, acha peça fácil, qualquer pessoa mexe, o motor é o mesmo do monza, vectra, astra, etc.
Na minha ordem: KOMBI BAÚ (sem janelas, fica mais fácil fazer o home); FIAT UNO WAY; BLAZER 2.2.
Um abraço
ja viajei muito de toyota dormindo dentro... espaço e muito importante.. primeira opçao seria kombi 1.4 e a segunda seria uma blazer 4cil de preferencia somente a gasolina, é muito economica e barata, manutençao de carro mil
Boa amigo!
Realmente a kombi vem se mostrando uma forte candidata, a maioria das pessoas que responderam o post citaram ela como melhor custo x benefício. Um outro benefício da kombi seria o fato de não precisar comprar a barraca de teto, economizaria fácil uns 5 mil na brincadeira.
O Uno sobe até iceberg na chuva, mas para o uso que vou precisar ele é muito pequeno. Já desisti da tracker por conta desse mesmo ponto.
Em relação a Blazer, acho uma opção bastante interessante, mas gostaria de saber quais as vantagens dela em relação a kombi? Sabe me dizer?
Abs
Caso eu vá de kombi, qual modelo vocês indicam? As mais novas Flex com refrigeração a água ou um modelo um pouco mais antigo, refrigerada a ar?
oleodecastro
No canal VIVENDOMUNDOAFORA vai ver a história de um casal que está dando a volta ao mundo numa Kombi 2003 a ar. Vale a pena dar uma espiada.
Vivendo Mundo Afora
- YouTube
Eles estão na estrada desde Jan de 2016, tem muitos vídeos, várias dicas, de como construíram, além do porque de terem escolhido a Kombi, as manutenções preventivas e os percalços pelo caminho.
Segue o playlist da construção:
1 PASSO COMPRA DA KOMBI! - CONSTRUCAO DO CARRO #01 FACA VOCE MESMO - YouTube
Vendo estes videos, particularmente iria de Kombi, mesmo tendo me assustado com o consumo dela, acha peça em tudo que é canto.
Mas veja ae, a decisão é sua, e estamos torçendo que começe!
Abraços
As mais novas refrigeradas a água (2006 pra cima) são mais econômicas, menos barulhentas e andam mais. Porém tem mais peças para quebrar e dar manutenção (radiador, mangueiras, bomba d'água, módulo eletrônico, sensores, bicos...)
As antigas refrigeradas a ar, se for acima de 1995 tem injeção eletrônica. As mais velhas tem carburador que é bem mais fácil (e barato) de dar manutenção caso você mesmo saiba mexer nele. Mas as intervenções no carburador são bem mais frequentes do que na injeção.
É uma escolha pessoal, de acordo com sua confiança ou conhecimento técnico em cada uma dessas tecnologias.
Eu particularmente escolheria as novas, porque com um scanner e um multímetro na mão nenhum mecânico vê a cor do meu dinheiro.
Gosto do saudosismo da Kombi e da figura e boas lembranças que ela trás a todos, contudo, é um carro para asfalto, mesmo como pneu lameiro como foi dito acima (o que dependendo do modelo nao entra na caixa) não será de longe um carro que pode pegar barro ou estradas de terra batida em uma chuva.
É uma ótima opção para dormir e para ter um local pra ficar, mas a parte mais interessante do Brasil não está na beira das estradas onde todos podem chegar.....
Nas expedições que já participei utilizando Pajero ou Troller (Serra da Canastra, Jalapão, Pantanal Norte, Chapada dos Guimarães, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Atacama) o uso do 4x4 foi necessário em pouquíssimas situações, mesmo tendo escolhido caminhos fora de estrada.
Tirando condições de muita chuva ou erosões típicas de trilha pesada (como essa da foto do meu perfil), um carro alto consegue transpor muitos obstáculos em 4x2, desde que tenha bons pneus e alguma experiência do condutor.
Se houver a possibilidade de bloquear o diferencial e contar com um guincho... ai é que não sentirá falta do 4x4.
Para saber o que uma kombi é capaz de fazer no barro ou até na areia, vale dar uma boa pesquisada no Youtube e tirar as próprias conclusões.
Veja uma Kombi em ação.
Busandroll - My friend Jeffrey in action Ntwt 2016...