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Ajeitando um Jipinho Pajero TR4 pra rodar na Argentina em maio...

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  • 15/04/2013, 14:50
    conan
    Bravo Meccano, muito bom planejamento e solucoes praticas!

    acabei de ler tudo ontem e ja penso em viajar tambem kkk
    obrigado por incentivo.
    pergunta vcs andavam muito fora da estrada? nao e muito risco ja que estavam sozinhos?

    muito legal o trabalho la nas defenders, to acompanhando!
    grande abraco
    conan
  • 26/04/2013, 16:16
    max4x4
    5 Anexo(s)
    Meccano, blz?

    Seguem os primeiros esboços do bagageiro que pretendo construir.
    Mudei um pouco minha ideia desde a primeira vez que comentei aqui. Vi outro dia em um Doblo uma plataforma de chapa de alumínio fixada em três travessas de rack. Achei bem prático e interessante para o dia a dia, pois é discreto e não fica tão alto para entrar em prédios/estacionamento.

    A Partir dessa ideia, estou pensando em criar uma grade removível em volta da plataforma. Como moro em apartamento, não tenho espaço para guardar um bagageiro quando não quiser utilizá-lo. Já as grades, seria fácil removê-las e guardar em um armário quando convier. Em termos de tamanho pretendo utilizar o máximo de área que for possível. E a altura da grade, uns 15 cm, que parece ser o padrão.

    O carro utilizado na modelagem não é um TR4 e também não modelei a longarina, é apenas um exemplo.
    Os desenhos que fiz estão retos para agilizar a modelagem, mas na prática o bagageiro deverá acompanhar a inclinação da longarina do teto do carro. Então, o projeto só poderá ser detalhado depois que eu instalar as travessas e tirar as medidas .

    Olhei ontem um jogo com 3 travessas para longarina da TR4 e gostei do material e acabamento, o conjunto sai por R$250,00 (Caminho das Pedras em BH). Cheguei a olhar em algumas lojas de auto peças mas não senti firmeza nas travessas que vi.

    Inclusive, estou na dúvida se é realmente necessário essa grade. Pois pretendo fazer alguns furos na chapa, de modo que eu possa fixar olhais metálicos para amarar a carga quando estiver sem a grade, ou até como ponto extra de fixação no caso de usar a grade. Aquela sua ideia de parafusar perfis de alumínio como guia para carga não escorregar, também é muito boa e pode ser substitua a grade...

    Olhal metálico para ser utilizado como ponto de ancorarem para fixar bagagem:
    http://imageshack.us/a/img843/5006/olhalmetalico.jpg

    Carro com a plataforma em chapa de alumíno sem a grade:
    http://imageshack.us/a/img713/6886/tr4bag01.jpg

    Plataforma com as grades longitudinais:
    http://imageshack.us/a/img59/2761/tr4bag02.jpg

    Bageiro com as grades montadas:
    http://imageshack.us/a/img546/9884/tr4bag03.jpg

    Uma vantagem da grade é a possibilidade de anexar alguns acessórios como: pá, faróis extra etc.

    Esboço de como seria a fixação das grade e entre as grades:
    De cima para baixo:
    1) corte mostrando a fixação da grade na chapa;
    2) fixação entre as grades
    3) detalhe da cantoneira soldada na grade e parafusada na chapa de alumínio.
    http://imageshack.us/a/img23/1943/croquifixacao.jpg

    É isso aí, aberto a sugestões :concordo:
  • 29/04/2013, 00:31
    Meccano
    fala conan,
    olha, um pouco de risco tem, eu nunca aconselho ninguem, mas se voce tiver que se safar sozinho durante uma escapada dessas, no caso de quebra do carro e sem possibilidade alguma de fazer um´gato mecânico´ , é importante saber com EXATIDÃO a posição em que esta e ter autonomia e direção pra sair caminhando sem problemas ouvindo radiohead por dias se precisar.

    na verdade seria até um prazer eheh , imagina fazer um treking desse no vale Quebrada Del Toro com aquele rio de degelo, nervoso por sinal , cena de cinema!!


    apesar de tudo, nunca abrimos muito o raio de ação, tampouco descuidamos do nosso´´saco de emergencia´´para o caso de abandono do nosso barco, o querido Pajerinho coitado. aquele que fez muito com tão pouco ehehehh

    talvez nossa confiança viesse de uma ancora chamada danforth que com seus 4 kilos+30mts de corda e uma catraquinha que joguei pra dentro do jipe na hora da saida... eu te garanto, demoro mas saio do areião! tinha tudo que precisava dentro do carro. até o vinho estava na temperatura correta bah!

    legal saber que pretende viajar, disparado, o melhor investimento do mercado, não perca tempo.

    abração e bons planos por ai
  • 29/04/2013, 01:31
    Meccano
    Blz Max, estava pra lhe sugerir o uso como base do bagageiro, uma chapa furada, dessas tipo sobra de fábrica de arroelas que encontramos em sucata de inox ou alumínio, quando achei essas fotos de um bagageiro sendo preparado para um Defender 110.

    desconsidere a grade lateral, apesar da dicas de como fixar tudo bem forte sem ser pesado. olha ai...


    http://i657.photobucket.com/albums/u...psf6ca4bf6.jpg

    ...note a arroela soldada em pontos estratégicos da tela pra conectar ganchos ou olhais passadores para segurar a equipagem. porque não?.




    http://i657.photobucket.com/albums/u...psa60ad369.jpg


    http://i657.photobucket.com/albums/u...ps2da1986d.jpg

    Max, essa sua idéia de desmontar a grade lateral é ótima. vamos parafusando isso.
    abração
  • 20/05/2013, 16:20
    Maikon Mukai
    Vai ficar bacana a viatura ... show!!
  • 27/05/2013, 08:27
    valmirjunior
    Ta de parabens Meccano.

    Ontem tentei postar mas não deu.

    Como vi que você tem habilidade de sobra com madeira vou te deixar uma dica para suas próximas expedições:

    swissRoomBox-home

    Quando vi este kit fiquei vidrado nele, penso em criar um modelo "homemade" para minhas viagens.

    Abraço.
  • 05/09/2013, 07:46
    max4x4
    9 Anexo(s)
    Meccano, demorou, mas acabou saindo essa semana.
    Não ficou conforme eu havia planejado por causa da mão de obra. Tá difícil conseguir alguém disposto a fazer algo personalizado e com opção de montar e desmontar.

    Ficou um bagageiro comum, mas aproveitando o máximo do teto do carro e com a chapa de alumínio presa no fundo com rebite e silicone (para evitar a bateção). O tamanho é 1,60x1,30. Foi tudo pintado, separadamente - chapa e caixa, com pintura eletrostática e montado posteriormente.

    Eu optei por fazer o bagageiro com a caixa retangular mesmo, sem acompanhar a inclinação das longarinas, que atrás são mais abertas do que na frente. A greta nas laterais, foi por uma questão de aproveitamento da chapa de alumínio, que tem 1m de largura.

    Ele foi montado em cima de umas travessas que havia comprado para fazer o bagageiro dos croquis que enviei anteriormente.

    Alguns detalhes o cara mudou sem me avisar , como os anéis para amarra, mas como estou num processo de não me aborrecer com coisas que não valham a pena, deixei para lá. No final das contas fiquei satisfeito com o resultado geral.

    No mais, obrigado pelas dicas e pelo belo tópico que instigou a construção!

    Anexo 429440Anexo 429441Anexo 429442Anexo 429443Anexo 429445Anexo 429446Anexo 429447Anexo 429448Anexo 429449
  • 09/09/2013, 22:05
    Danielmjr
    Citação:

    Postado originalmente por max4x4 Ver Post
    Meccano, demorou, mas acabou saindo essa semana.
    Não ficou conforme eu havia planejado por causa da mão de obra. Tá difícil conseguir alguém disposto a fazer algo personalizado e com opção de montar e desmontar.

    Ficou um bagageiro comum, mas aproveitando o máximo do teto do carro e com a chapa de alumínio presa no fundo com rebite e silicone (para evitar a bateção). O tamanho é 1,60x1,30. Foi tudo pintado, separadamente - chapa e caixa, com pintura eletrostática e montado posteriormente.

    Eu optei por fazer o bagageiro com a caixa retangular mesmo, sem acompanhar a inclinação das longarinas, que atrás são mais abertas do que na frente. A greta nas laterais, foi por uma questão de aproveitamento da chapa de alumínio, que tem 1m de largura.

    Ele foi montado em cima de umas travessas que havia comprado para fazer o bagageiro dos croquis que enviei anteriormente.

    Alguns detalhes o cara mudou sem me avisar , como os anéis para amarra, mas como estou num processo de não me aborrecer com coisas que não valham a pena, deixei para lá. No final das contas fiquei satisfeito com o resultado geral.

    No mais, obrigado pelas dicas e pelo belo tópico que instigou a construção!

    Anexo 429440Anexo 429441Anexo 429442Anexo 429443Anexo 429445Anexo 429446Anexo 429447Anexo 429448Anexo 429449

    Ficou muito bom esse bagageiro. Tenho um carro igual ao seu, e estava procurando idéias para o bagageiro, já que é um modelo de carro meio novo no mercado e pouca gente fez algo assim. E os da thule são meio caros e pequenos.
    Tem idéia de quanto pesa ?
    Pode dar algumas medidas das bitolas dos materiais usados (tubos etc) ?
    Na minha cidade não existe profissionais especializados nesse tipo de serviço, então terei que estudar o assunto e ficar em cima de um serralheiro.

    Obrigado pela ajuda.

    Abraço.
  • 11/09/2013, 14:37
    max4x4
    Citação:

    Postado originalmente por Danielmjr Ver Post
    Ficou muito bom esse bagageiro. Tenho um carro igual ao seu, e estava procurando idéias para o bagageiro, já que é um modelo de carro meio novo no mercado e pouca gente fez algo assim. E os da thule são meio caros e pequenos.
    Tem idéia de quanto pesa ?
    Pode dar algumas medidas das bitolas dos materiais usados (tubos etc) ?
    Na minha cidade não existe profissionais especializados nesse tipo de serviço, então terei que estudar o assunto e ficar em cima de um serralheiro.

    Obrigado pela ajuda.

    Abraço.

    Daniel,

    Realmente, esse da Thule e outros que cheguei a ver são pequenos, por isso resolvi mandar fazer aproveitando o máximo do teto. Acho que daria para ter ficado uns 10cm maior, mas não quis arriscar em razão da estética.

    O tubo é de 7/8", as travessas retangulares tem + - 2x4 cm (não lembro de cabeça).
    Em relação ao peso, não faço a menor ideia, mas duas pessoas colocaram ele no teto com tranquilidade.

    A pessoa que fez para mim é um serralheiro comum, não é especializado nisso. Mas aqui também não foi fácil encontrar um serralheiro disposto a fazer o trabalho.

    Abraço e boa sorte na confecção.
  • 30/09/2013, 18:15
    Danielmjr
    Citação:

    Postado originalmente por max4x4 Ver Post
    Daniel,

    Realmente, esse da Thule e outros que cheguei a ver são pequenos, por isso resolvi mandar fazer aproveitando o máximo do teto. Acho que daria para ter ficado uns 10cm maior, mas não quis arriscar em razão da estética.

    O tubo é de 7/8", as travessas retangulares tem + - 2x4 cm (não lembro de cabeça).
    Em relação ao peso, não faço a menor ideia, mas duas pessoas colocaram ele no teto com tranquilidade.

    A pessoa que fez para mim é um serralheiro comum, não é especializado nisso. Mas aqui também não foi fácil encontrar um serralheiro disposto a fazer o trabalho.

    Abraço e boa sorte na confecção.

    Obrigado pela resposta. Vi somente agora.
  • 12/10/2013, 19:42
    Chucro do Pantanal
    Cabacao no 4X4, nada melhor que iniciar/comentar onde a imparcialidade e informacao grassam. ha criatividade, boas fotos e informa;áo util. sem rasgar seda, fala serio que vidao tu leva... e uma conquista...parabens
  • 07/11/2013, 13:27
    uvantuil
    Parabens ficou bom. MAX4x4...

    Tem como passar ideia de valores? a sua intenção é por galão, pneu? o que vai no seu bagageiro? Ruido de vento como ficou? as travas dele sao por dois parafusos ou apenas um?
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