Postado originalmente por
injuriado
Fala Evaldo, tranquilo?
Quando eu escrevi:
"Pistões 100% alcool + Taxa no cabeçote (Caprichada)"
... talvez eu não tenha deixado bem claro, mas a intenção nesse caso também é abastecer com 100% alcool (etanol).
Na verdade, a taxa + os pistões alcool não seriam mais barato do que apenas trocar o comando.
Mas de qualquer forma quanto mais compressão, mais combustível será necessário.
Porque taxar o cabeçote?
Nos motores AP, um cabeçote produzido para rodar apenas com gasolina possui menos taxa de compressão do que um cabeçote produzido para rodar apenas com alcool.
Se a intenção é abastecer apenas alcool no tanque, não taxar o cabeçote seria um erro.
Pois o desempenho seria prejudicado, e talvez até o consumo, não trazendo os resultados esperados.
No caso de motores trabalhando com elevada taxa de compressão, motores movidos a alcool apresentam menor chance de quebra se comparados ao mesmo motor porém movido a gasolina.
Ou seja, não recomendo taxar cabeçotes de motores à gasolina, pois gera aquecimento e risco de quebras.
Mas no caso de motores movidos a alcool, isso é imprescindível para começar qualquer preparação.