x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
    Usuário Avatar de fernandotf
    Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2

Idéia de um guincho removível para o Troller!

Pessoal, estou analisando um suporte de guincho para o meu Troller que permita remover e inserir o guincho em outros lugares/pontos ou veículos.

Tive esta idéia pois faço muitas expedições, e com base em minhas experiências anteriores, é muito útil ter esta mobilidade do guincho, pois já tive situações que precisei puxar o veículo pela lateral (ao desviar de um outro veículo e ficar pendurado no barranco), por trás (trilhas erradas) e em outros veículos (o primeiro veículo estava sem guincho e atolou), entre outras inúmeras possibilidades...

A idéia é fazer uma pequena base resistente que segura o guincho e os roletes. Esta é a base móvel. A base que imagino é similar a da Warn XD9000i Portable, porém sem as duas alças: http://www.warn.com/truck/winches/sr...ltimount.shtml

Esta base móvel é então parafusada em um outro berço, similar ao berço original do Troller. A fixação seria por quatro parafusos, talvez com borboletas para facilitar a remoção. Já tenho em mente um mecanismo de segurança para não roubarem o guincho, mas não vou descrever para não tumultuar as idéias.

Para conectar o guincho na bateria seria usado um plug de fácil encaixe, similar ao Kit Quick Connector da Warn http://www.warn.com/truck/mounting-s...nect_kit.shtml. Existem soluções bem mais baratas e tão boas quanto!

Caso for preciso utilizar o guincho a trás do carro, basta soltar as quatro borboletas da base móvel e soltar o plug de conexão do guincho, e fixar a base móvel em uma outra peça com quatro parafusos e uma ponteira que encaixa no suporte quadrado do engate original do carro. Esta base é pequena, e caberia no porta malas do veículo sem nenhum problema. Esta mesma base pode ser utilizada sem o guincho também, para oferecer ponto de apoio para o Hi-Lift na traseira!

Para conectar o guincho na bateria, em vez de deixar outro plug na parte de trás do veículo, faria um "cabão" com duas agarras em uma ponta e um plug na outra. Bastaria conectar as garras na bateria, passar o cabo pelo teto (ou pelo interior) e conectar no guincho. Este mesmo "cabão" pode ser usado como chupeta, bastando fazer um pequeno terminal plug-agarras.

Além disso, penso em fazer na base móvel do guincho dois olhais, permitindo amarrá-lo com corrente. Desta forma, eu consigo prender o guincho em uma emergência em qualquer veículo, ou em qualquer ponto do veículo, como no chassis em caso de tombamento. Até mesmo, seria possível fixar o guincho em uma árvore diretamente... muito útil para resgatar veículos que cairam em barrancos!

Lembro que o uso do guincho será preferencialmente na frente, e seria utilizado em outras localidades apenas em casos emergências!!!

Alguém já fez algo parecido? Alguma recomendação?
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

Usuário Avatar de RcPM
    Entrada
    07/10/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3
    Fernando,
    Você descreveu uma talha elétrica industrial, nesse caso o jeito mais fácil (e barato) seria fazer uma base com olhais para instalar manilhas e um cabo comprido, instalando na ponta uma plug industrial, deixando uma tomada instalada no compartimento do motor.
    Obviamente, vc teria que instalar os pontos de ancoragem nos parachoques ou até mesmo usando cintas amarrar e quando não estivesse usando o guincho, o mesmo ficaria confortavelmente atras do banco traseiro e longe da vista do pessoal da mão grande.
    Quando a puxar pela lateral... hummmm... não gostei da idéia não. Se estiver considerando só o Troller pra segurar o tranco...
    Acho que vai parar lá embaixo em cima de quem estava tentando ajudar

Editado:
    Quem sabe vc acha uma talha como essa só que pra 12volts.
    http://www.warn.com/utility/pullzall/cordless.shtml

Ideia para o suporte:
    http://www.harborfreight.com/9000-lb...nch-66409.html
    4X4 Brasil Razão: Informações adicionais

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por RcPM Ver Post
    Fernando,
    Você descreveu uma talha elétrica industrial, nesse caso o jeito mais fácil (e barato) seria fazer uma base com olhais para instalar manilhas e um cabo comprido, instalando na ponta uma plug industrial, deixando uma tomada instalada no compartimento do motor.
    Obviamente, vc teria que instalar os pontos de ancoragem nos parachoques ou até mesmo usando cintas amarrar e quando não estivesse usando o guincho, o mesmo ficaria confortavelmente atras do banco traseiro e longe da vista do pessoal da mão grande.
    Quando a puxar pela lateral... hummmm... não gostei da idéia não. Se estiver considerando só o Troller pra segurar o tranco...
    Acho que vai parar lá embaixo em cima de quem estava tentando ajudar
    RcPM, talvez não tenha ficado claro... a idéia é ter um guincho tradicional na dianteira, bem estalado, bonito e funcional. O que pretendo é ter a possibilidade, em caso de emergência, de utilizá-lo em outros pontos.

Concordo com você sobre o 'destombamento'... foi só um exemplo. Mas o guincho na lateral quando o veículo escorrega em um barranco pode ser útil, já tive que guinchar a lateral...

Editado:
    Quem sabe vc acha uma talha como essa só que pra 12volts.
    http://www.warn.com/utility/pullzall/cordless.shtml
    Ideia para o suporte:
    http://www.harborfreight.com/9000-lb...nch-66409.html
    O suporte que imaginei para traseira é similar ao que você postou no último link... só que em vez de parafusar o guincho diretamente no suporte, o guincho é parafusado em uma base móvel, e esta base móvel é parafusada neste suporte... o objetivo da base móvel é segurar o rolete e poder parafusar na base fixa com a porca para cima, facilitando a remoção.
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

Usuário Avatar de RcPM
    Entrada
    07/10/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Fernando,
    Eu entendi o seu conceito original, apenas penso que a mão de obra pra fazer essa manobra (na emergência) seja grande demais.... imagina a seguinte siutação.. debaixo de chuva escorregando na lama e vc indo desmontar e carregar um guincho de 30~40kg e instalar na traseira... não vai ser facil.

Nessa hora cai uma porca no barro...rs

Olha, apesar de ser novato aqui no forum bem como novato no Troller, eu já encarei situações bem adversas nas obras que fiz nesse mundo afora, ou seja, barro é meu habitat natural faz alguns anos (obra perto de estrada asfaltada é rara) e sinceramente em situações como as que vc descreveu mesmo sendo realmente raras... acontecem.
    Nesse caso eu partiria pra uma solução manual, tipo uma catraca ou tifor ou mesmo uma talha elétrica (caso exista para 12v) mas não algo que tenha q desmontar.
    []'s
    Reinaldo

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Fernando,
    Eu entendi o seu conceito original, apenas penso que a mão de obra pra fazer essa manobra (na emergência) seja grande demais.... imagina a seguinte siutação.. debaixo de chuva escorregando na lama e vc indo desmontar e carregar um guincho de 30~40kg e instalar na traseira... não vai ser facil.
    Nessa hora cai uma porca no barro...rs
    Olha, apesar de ser novato aqui no forum bem como novato no Troller, eu já encarei situações bem adversas nas obras que fiz nesse mundo afora, ou seja, barro é meu habitat natural faz alguns anos (obra perto de estrada asfaltada é rara) e sinceramente em situações como as que vc descreveu mesmo sendo realmente raras... acontecem.
    Nesse caso eu partiria pra uma solução manual, tipo uma catraca ou tifor ou mesmo uma talha elétrica (caso exista para 12v) mas não algo que tenha q desmontar.
    []'s
    Reinaldo
    Pois é Reinaldo... estou ciente do 'trampo' para mover, mas a idéia é ser emergencial mesmo! Prefiro perder 20 minutos transportando o guincho de um lado para o outro mas sair do enrosco do que passar uma noite no sufoco, por exemplo...

Além do caso emergencial, tenho mais dois motivos para fazer o guincho 'removível':

1) Removê-lo no dia a dia... acho que todos que tem guincho e param na rua já deve ter encontrado o cabo frouxo no carretel pq algum curioso mexeu na alavanca. Além disso, eu li neste fórum que já houve roubo de guincho!

2) Como farei expedições, se não me engano, na Argentina não pode haver nada além do parachoque, e no Chile, os guincho devem ser embutido! Ok, o carro foi licenciado no Brasil, e não preciso seguir estas legislações locais, mas se pego um guarda de mau humor (e tem bastante, principalmente na argentina ), talvez seja interessante tirar o guincho e colocar no porta malas para evitar confusões e suborno (infelizmente é uma prática muito aplicada! ).

Enfim, ainda estou analisando os prós e contra... mas pelos rascunhos que fiz, preciso fazer poucas alterações, e não vai dar muito trabalho!

[]'s
    Suzuki Jimny Sierra 2024

Usuário Avatar de RcPM
    Entrada
    07/10/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Off topic...
    Os guardas na Argentina pegam pesado nisso. Não pode um monte de coisas como por exemplo:
    Quebra mato;
    O farol de milha tem q ser tampado ou amarelo (eu amarro saco de lixo preto em cima);
    Nada pode exceder ao limite do parachoque;
    e por ai afora...
    Mesmo assim eles te "mordem"

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Off topic...
    Os guardas na Argentina pegam pesado nisso. Não pode um monte de coisas como por exemplo:
    Quebra mato;
    O farol de milha tem q ser tampado ou amarelo (eu amarro saco de lixo preto em cima);
    Nada pode exceder ao limite do parachoque;
    e por ai afora...
    Mesmo assim eles te "mordem"
    Reinaldo,

Pois é, você sabe como é a realidade por lá... Tem até um tópico aqui que trata deste assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=73453

A minha idéia original era fazer um suporte móvel padrão quadrado que serviria tanto na frente quanto atrás. A trás já tem o suporte original, e na frente pensei em adaptar um encaixe quadrado no parachoque, atrás da placa dianteira. Assim, para usar o guincho, teria que tirar a placa dianteira e inserir o guincho.

Porém, três problemas fizeram desistir desta idéia:

1) O guincho deve estar pronto para ser utilizado... tive uma experiência que um carro atolou a 5.000m de altitude. Tinha guincho, mas estava na caçamba (tinha este tipo de solução). Nesta altitude, ninguém estava em condições de tirar 40kg da caçamba e colocar na frente do carro. Conclusão: um outro veículo rebocou, forçando desnecessáriamente ambos os veículos a 5.000km de casa!

2) Se atolar 'embicado' na lama, não vou conseguir colocar o guincho... ou coloco antes, comprometendo todo o ângulo de entrada, ou terei que cavar ou levantar no hi-lift para abrir espaço.

3) O Troller tem pouco porta-malas... o guincho é volumoso, e seria mais uma 'tranqueira' para levar dentro!

Pesquisei muito na internet sobre as possíveis soluções, mas nada encontrei da forma que quero. Vou tentar montar desta forma, se der certo, posto as fotos aqui no fórum!
    Suzuki Jimny Sierra 2024

Usuário Avatar de RcPM
    Entrada
    07/10/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Legal, tomara que de certo. Se eu encontrar algo nesse sentido, posto aqui.
    Quanto a malas no carro, estou fazendo um dispositivo para fixação de malas no carro que pode ser instalado com os bancos dobrados e/ou retirados de forma a não ficar tudo pulando lá dentro. Também faço viagens longas com o meu.
    Quando estiver pronto vou postar fotos e o desenho aqui.

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP

Finalmente a primeira fase está concluída!

Pessoal, finalmente conclui a primeira fase do guincho!

Conforme a idéia original, a instalação tem as seguintes características:

1. Não é necessário fazer absolutamente nenhuma modificação no veículo, nem fazer furo ou remover o aplique original do parachoque!
    2. O guincho fica "discreto", mais embutído e baixo possível, não afetando a refrigeração do motor, nem pesando no visual.
    3. O parachoque fica quase alinhado com o boacal do guincho (coloquei bocal deslizante pois não uso com frequencia, e o bocal de rolete avançaria muito para frente). Além disso, é muito fácil puxar o parachoque para frente usando a própria regulagem do parachoque, fazendo com que o guincho fique todo atrás da linha do parachoque. Isto é muito importante para quem quer ir para a Argentina! Pela lei Argentina, é proibido qualquer acessório que ultrapasse os limites do veículo, incluindo quebra mato e guincho.
    4. Pode ser retirado em menos de 10 minutos. Para isso, basta remover quatro parafúsos de aço (com prisioneiro) e desconectar a tomada da bateria (conector rápido similar ao da warn).

Fiz um teste após a instalação, puxando na carga máxima na última fieira do carretel. O suporte aguentou sem problemas!

Agora é preciso fazer o quadrado para encaixar no engate, para usar o guincho na traseira do veículo, em caso de emergência, e colocar um parafuso de segurança anti-furto.

Enfim, para quem quiser mais informações, fique a vontade de mandar uma mensagem em PVT.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn2607.jpg   -dscn2609.jpg  
    Suzuki Jimny Sierra 2024

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fernandotf Ver Post
    Pessoal, finalmente conclui a primeira fase do guincho!

Conforme a idéia original, a instalação tem as seguintes características:

1. Não é necessário fazer absolutamente nenhuma modificação no veículo, nem fazer furo ou remover o aplique original do parachoque!
    2. O guincho fica "discreto", mais embutído e baixo possível, não afetando a refrigeração do motor, nem pesando no visual.
    3. O parachoque fica quase alinhado com o boacal do guincho (coloquei bocal deslizante pois não uso com frequencia, e o bocal de rolete avançaria muito para frente). Além disso, é muito fácil puxar o parachoque para frente usando a própria regulagem do parachoque, fazendo com que o guincho fique todo atrás da linha do parachoque. Isto é muito importante para quem quer ir para a Argentina! Pela lei Argentina, é proibido qualquer acessório que ultrapasse os limites do veículo, incluindo quebra mato e guincho.
    4. Pode ser retirado em menos de 10 minutos. Para isso, basta remover quatro parafúsos de aço (com prisioneiro) e desconectar a tomada da bateria (conector rápido similar ao da warn).

Fiz um teste após a instalação, puxando na carga máxima na última fieira do carretel. O suporte aguentou sem problemas!

Agora é preciso fazer o quadrado para encaixar no engate, para usar o guincho na traseira do veículo, em caso de emergência, e colocar um parafuso de segurança anti-furto.

Enfim, para quem quiser mais informações, fique a vontade de mandar uma mensagem em PVT.
    Fernando. Ficou ótimo, mas para deixar fixo mesmo e dai colocando a central dentro do cofre do motor... fica muito discreto mesmo... LEGAL!

Dai, retira, ou coloca as pontas do parachoque parafusadas.... tá pronto, mas sem essa de guincho volante....

Outra coisa, puxar uma viatura de lado pode te causar alguns prejús...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Fernando, ficou muito bom o guincho, poderia por favor encaminhar umas fotos do suporte? Não ficou muito claro como vc fez. Qual modelo é o guincho?

Vlw Abs
    Renato

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Fernando. Ficou ótimo, mas para deixar fixo mesmo e dai colocando a central dentro do cofre do motor... fica muito discreto mesmo... LEGAL!
    Dai, retira, ou coloca as pontas do parachoque parafusadas.... tá pronto, mas sem essa de guincho volante....
    Outra coisa, puxar uma viatura de lado pode te causar alguns prejús...
    Jeff, não coloquei a central dentro do cofre justamente para poder pôr e tirar o guincho! Para quem faz trilha pesada, não tem sentido esta característica de remover o guincho, se necessário instala um outro guincho na parte de trás do veículo.

No meu caso, não faz sentido ter dois guinchos, mesmo pq preciso aliviar peso, pois o meu uso é de expedição 4x4.

Como o meu uso não é de trilhas pesadas, e sim de passeios 4x4, não me preocupei em tirar o aplique (primeira coisa que irá quebrar em trilhas). Já passei por situações de que precisei de guincho na parte de trás do veículo, então a idéia é ter a chance de tirar o guincho e colocar em outro lugar, em situações emergenciais. Não é prático tirar e colocar, mas prefiro perder 15 minutos e sair do enrosco do que ficar em apuros...

Sobre o parachoque, está completamente independente e é muito fácil de remover (as porcas são prisioneiras), então caso resolva algum dia fazer trilhas pesadas, basta tirar o parachoque e colocar um outro mais curto e mais recuado, melhorando o ângulo de ataque.

Sobre puxar o veículo de lado, talvez raspe no parachoque como vc disse, mas neste caso específico, que para mim vai ser raro, posso tanto tirar o parachoque quanto colocar o guincho na lateral do veículo.
    Suzuki Jimny Sierra 2024

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem