O meu deu esse problema, o mecânico falou que é a boia. Preciso achar a bendita para comprar, mas tá difícil de achar.
Versão Imprimível
O meu deu esse problema, o mecânico falou que é a boia. Preciso achar a bendita para comprar, mas tá difícil de achar.
Amigos,
O marcador do nível de combustível do meu Troller 2007 nunca "parou" de funcionar por completo, mas ele tem um comportamento meio estranho. Sempre quando uso o carro, o ponteiro fica oscilando bastante, chega a aumentar/diminuir 1/8 da marcação do painel (uma listra inteira). Isso também acontece com os Trollers de vocês? É algum indício de que a boia esteja danificada?
Abs.
Conforme sua descrição do problema, diria com 99% de certeza, ser problema no filamento da bóia.
Na minha opinião se fosse problema elétrico/eletrônico no indicador do painel, ou hipótese de ser problema do "osmar" contato (leia-se mal contato) não iria oscilar somente a proporção que comentou. (até 1/8 da indicação).
Talvez, dependendo do modelo e construção da bóia, desmontar e tentar uma limpeza, quem sabe já resolveria.
Depois de retirada, testar com multímetro para confirmar a resistência do filamento.
1% restante, possibilidade de ser algum tipo de "virose"...:pensativo:
Vamos aguardar o que irão comentar os demais colegas do fórum sobre o problema.
Seria possível aquela "parafina" que se forma com o diesel velho no tanque prejudicar o marcador de combustível?
O marcador da minha Pajero GLS-B 2.8 diesel está bem ruim e os problemas começaram justamente após ela ficar encostada, sem uso ou com uso extremamente esporádico. Com o tanque cheio, o marcador marca certo por um tempo, mas após pouco uso, ele indica um consumo irreal. Ao abastecer, pela quantidade de diesel que entra dá pra ver que ele está marcando vazio e tem diesel pra caramba lá dentro ainda.
No Troller, o marcador também perdeu precisão, mas está melhor do que o da Pajero, coincidentemente, também após uma mudança brusca na minha rotina, onde deixei de usá-lo no dia a dia e passou a ser usado aos fins de semana ou a cada 15 dias apenas em viagens, devido a minha proximidade com o trabalho.
É possível sim, mas para termos certeza precisaria fazer uma limpeza na bóia.
Alguns modelos de bóia mais antigos a parte onde fica a resistência é aberta ficando a resistência exposta, sendo possível visualizar a mesma.
A grande maioria dos modelos a resistência fica enclausurada, não sendo possível a visualização, somente sendo possível fazer o teste com o multímetro.
No caso de possível problema após parada longa de diesel velho no tanque, como possibilidade, pode deixar a bóia (parte que fica dentro do tanque) de molho em gasolina por um tempo até perceber que a gasolina vai sujar com algo que vai sair de dentro do sensor (bóia).
MUITO CUIDADO AO MANUSEAR COMBUSTÍVEIS INFLAMÁVEIS E EXPLOSIVOS , NÃO PERMITINDO CRIANÇAS E NEM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO PERÍMETRO.
Feito isso, experimente ver se consegue fazer penetrar spray "limpa contato" na caixa do sensor (bóia) até ver escorrer (mais) alguma sujeira da parte interior da caixa plástica.
O mais correto mesmo (na minha opinião) seria após o teste de resistência da bóia (como no vídeo acima) e confirmação que a parte eletrônica do painel (indicador de nível) está ok, trocar a bóia por uma nova.
Se a bóia está falhando já é indicativo que ela está na UTI.
O caso da limpeza só é interessante se tentar fazer se por acaso esse serviço foi feito pelo próprio dono do veículo, tipo "faça você mesmo".
Se tiver que pagar o serviço e daqui alguns dias pifar de novo, pode acabar saindo mais caro desmontar tudo de novo (pela segunda vez) ao invés de já ter trocado a bóia na primeira vez.
Sem contar que o problema nesta bóia, poderá voltar em pouco tempo por possível desgaste no eletrodo (parte móvel) do braço da bóia, dependendo do seu tempo de uso.
Essa é a minha opinião.
PS:Não perco o meu costume de tentar recuperar e reaproveitar algumas peças. Adquiri esse hábito depois de comprar meu Jeep Willys. :parede::freaking:
O meu está com esse problema tb, Troller 2007, já tem um tempo mas agora quero mandar arrumar.
Basicamente depois de um tempo o mostrador não estava mostrando corretamente o combustível mais, eu enchia o tanque e ele não encostava o ponteiro na lateral direita do mostrador, ficava sempre um pouco menos, as vezes (nem sempre) movimentando com o carro voltava ao normal.
Até que um dia deixou de marcar de vez e só fica com o mostrador colado mostrando "vazio".
Eu levei em um eletricista, dizendo ele que retirou o tanque de combustível e a boia estava normal, e ele disse que poderia ser a placa eletrônica do Troller que está com defeito. Na mesma época que levei a ele para ver isto o marcador de temperatura também deu problema e não estava mostrando a temperatura do carro, supostamente ele fez testes na placa eletrônica do carro e disse que o processador não estava recebendo, ou enviando, sinal elétrico para/do marcador de combustível e medidor de temperatura.
Um belo dia o marcador de temperatura voltou a funciona, mas o de combustível ainda continua sem.
Vou procurar um eletricista que esteja acostumado a mexer com Troller pra ver isto. Aqui em Brasília tem algum que o pessoal recomenda?