Vendo o desempenho dos T4 nas trilhas que eu participei com o RF não notei muita diferença, dizem muita coisa.
Dizem que o RF é mais leve que o T4 o que ajuda em atoleiros, porém o T4 vem com bloquio de 75% por cento no dif. traseiro e o RF não vem (coloquei no meu).
O motor dizel tem mais potência mas com a diferença de peso, não sei se faz tanta diferença assim o próprio motor do T4 é bem maior que o gasolina.
A diferença de preço de combustivel não é tão grande assim, só não sei sobre o rendimento, o meu RF faz cerca de 8 e meio na cidade, na estrada não tenho certeza.
No dia a dia é um carro confortável como o T4 porém com a desvantagem tecnológica e acabamentos do T4.
O RF é um carro mais simples, pensando no interior, seu painél não tem muita coisa é bem compacto, diferente do T4 que é mais robusto.
O T4 já vem com o teto de fibra o que acrescenta um bom peso nele, coisa que o RF já não tem (obrigatóriamente), o meu tem teto de lona que pesa 8 kg.
De resto acho que são iguais em tudo.
Com relação a atravessar alagados, é a mesma coisa, ambos tem o mesmo limite de altura que é 80 cm a menos que você coloque um DIS e eleve todas as saídas de ar para cima do capo (meio esquisito rsrs).
Para ser bem sincero, está sendo muito difícil pegar travessia de rio em trilha.
O que mais acontece comigo é enchente em SP, que já passei muitas e muitas vezes com o meu RF em locais que os onibus não se atrevem.
Já peguei agua muito alta, coisa que dá até medo, porque você não sabe onde é o fim, parece que para todo lugar que você vá, vai ter muita agua, é meio assustador, mas ele passa sussegado.
basta manter o pé no acelerador e não vacilar na embreagem, passa de 2 marcha e já era.
Ambos T4 e RF são ótimos carros para trilhas e para asfalto, é só alegria

Minhas opiniões são baseadas em prática, não sou mecânico rsrs.