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  • #109
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Jeff: que bom que te ajudou, fico feliz! da proxima, leia o manual!

    O que acontece é que o pessoal murcha os pneus para conseguir ter maior tracao (o pneu aumenta a area de contato e por isso traciona melhor na maioria dos pisos), isso nao esta errado.

    Tb nao esta errado qrer tomar sol para ficar "moreno" mas td tem sua consequencia.

    Eu prefiro ficar brancao do que ter cancer de pele. Preciso ter o carro duro do que sofrer com pneus com problemas.

    Cada um da valor ao que quiser. E tb se ve no supremo direito de expor seus argumentos. Quem nao argumenta, desdenha, briga, insulta. Fato.
    Se algum dia você finalmente comprar um 4x4 , a gente conversa...

    Por enquanto vai escrevendo ai essas peripécias...

    Essa da calibragem ....

  • #110
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    leo, qdo vc tiver algo dentro da cabeca a gente conversa. e nao to falando de vacuo nao... contigo nao converso.

    Qm duvidar, entre em contato com qqr fabricante de pneu ou montadora e consiga por escrito deles algo dizendo:

    CAMPEAO, PODE ABAIXAR A PRESSAO DO PNEU, NAO HA PROBLEMAS, EH SUPER GOSTOSINHO, ABAIXA BEM ABAIXO DO RECOMENDADO QUE VC ESTA CERTO. PODE RODAR ASSIM, PRINCIPALMENTE, SE TIVER BURACOS, ABAIXE MAIS AINDA.

    Se conseguir algo assim de uma montadora, eu cancelo imediatamente minha conta no forum, enfio minha cabeca dentro da minha bunda e soh tiro de la com ordem judicial..


    Bah, tem nego que nao enxerga o obvio e ainda fica querendo dar descredito pros outros. Vao se lascar!

    Nao tem segredo, o pneu murcho vai deformar, torcer e ficar suscetivel a bolhas, furos e explosoes. 99.9% do mundo inteiro sabe disso.

    Qm abaixa pra fazer trilha é pq pretende maior tracao, mas nao se deve rodar assim por longos trechos e em velocidade constante ou acima de 60km/h.

    Isso nao muda em nada a realidade. Murchou o pneu? Vai sofrer consequencias, é obvio.

    Leo: BEIJOS ME LIGA.

  • #111
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    22/03/2005
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    Meus caros

    na minha modesta opinião, muito têm razão parcial, nenhum atinge o cerne no problema. Sugiro uma pesquisa aqui no Fórum, lendo todo o tópico sobre quando se usa pneus cheios, pneus vazios, cada tipo de terreno, cada tipo de uso.

    Sugiro lerem a mensagem 9 do tópico abaixo, pois apresenta técnica e didaticamente "como funciona um pneu"

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=72185

    Em adição a mensagem do Samukanvas, diria que cada pneu de cada fábrica tem uma calibragem diferente. Quando uma fábrica de automóvel recomenda um pneu, ela recomenda a calibragem adequada para aquele "pneu de fábrica",naquele tamanho. Nao significa que se você trocar de marca ou trocar de tipo, você deverá manter a calibragem de fábrica.

    Tive um Ram, calibragem de fábrica 55psi, eu usava 45 psi com BF AT
    Tenho uma Cherokee, uso 35 psi com BFAT
    Tenho um Engesa, uso 22 psi com Graber 35'
    Tenho uma Camper e uso 25 no mesmo Grabber 35,
    Putz, lembrei que preciso calibrar o Troller, e esqueci quanto uso 8)

    Dicas para calibragem adequada para AS SUAS VIATURAS, que vocês podem seguir se quiserem

    Coloque o carro em uma superfície plana, limpa e lisa. (alguns postos têm isso)

    Use água ou wd 40 ou óleo ou qualquer coisa não agressiva ao pneu para umedecer a banda de rodagem

    Ande com a viatura 2 metros e verifique a marca deixada pela parte umedecida sobre a superfície lisa

    - se a banda estiver estampada perfeitamente, está perfeito
    - se o centro estiver melhor estampado, está cheio demais
    - se as bordas estiverem melhor estampadas, está vazio demais

    Destaco apenas que para encarar uma viagem longa pelo asfalto (estou falando de milhares de km, como fiz para o Chile ou em dezenas de vezes pelo Brasil ou em outras viagens) deve-se tirar 05 a 15% da calibragem do pneu dependendo da temperatura, pois o calor faz a pressão subir (física básica). Não fazer isso, é ser candidato sério a comprar um pneu novo.

    Eriksom
    4X4 Brasil

  • #112
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    olhei os sites mais basicos, firestone e goodyear, segue o que eles dizem, e em negrito o que eu afirmei acima sendo dito pelos fabricantes, de modo mais tecnico e suave:

    Goodyear:

    A calibragem é um item determinado pela montadora do veículo, de acordo com os testes que faz durante a homologação do pneu, portanto, para saber a calibragem correta, consulte o manual do proprietário ou a fabricante do veículo.

    Veja a seguir as conseqüências da pressão de ar fora das especificações

    Assim como para nós humanos, a pressão também é importante para os pneus, pois se usada de forma incorreta, afeta o desgaste e consequentemente a sua vida útil.

    O que é baixa pressão? O que acontece com o pneu?

    Baixa pressão é a falta de ar dentro do pneu. Com isso, o pneu terá sua área de contato com o solo alterada, o que provocará um desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. Outras consequências: superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura do pneu.


    E a alta pressão?

    O excesso de pressão também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando também um desgaste acelerado, desta vez, no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu.
    Nunca imagine que a alta pressão compensará a sobrecarga!
    Um pneu com alta pressão está enfraquecido, pois esta pressão é muito superior àquela para a qual ele foi projetado.O pneu fica mais suscetível a cortes e impactos, além de sacrificar o conforto ao dirigir.


    ------------

    site da bridgestone firestone:

    Baixa Pressão

    O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias conseqüências para a
    durabilidade do produto. A baixa pressão é um dos inimigos do pneu. Apresenta vários problemas, envolvendo inclusive riscos de segurança, como:
    • Aceleração do desgaste geral do pneu (trabalha mais quente)
    • Aumento do desgaste nos ombros (apoio maior sobre esta área)
    • Maior consumo de combustível (maior resistência de rolamento)
    • Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
    • Direção pesada e perda da capacidade de manejo (maior resistência)
    • Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
    • Eventual quebra circunferencial da carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
    • Eventual bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem (gerada por calor e alastrada por flexão e atrito)
    • Eventual desagregação da rodagem (iniciada geralmente pelos ombros, onde o calor se acumula mais)
    • Desgaste prematuro dos terminais de direção (aumento de exigência)

      Execeções de Pressão

      Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:

      • Desgaste mais acentuado no centro da rodagem (apoio maior sobre esta área)
      • Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
      • Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo)
      • Maior propensão a estouros por impacto (menor absorção)
      • Maior facilidade de penetração (rodagem mais rígida)
      • Veículo mais duro (menor absorção)



    ---------------------

    Porem nada disso importa, o que vale mesmo é o super hiper mega blaster conhecimento do Sr. Leo Cabral, que é mais improtante do que centenas de testes, durantes anos e anos a fio das montadoras e fabricantes de pneus.

    Esqueca tudo isso, é balela, mito, o que importa é que o Sr Leo cabral é muito mais inteligente e conhece muito mais que todas as montadoras juntas. Alias, vamos nos unir, eleger o Leo Cabral que tem um 4x4 como presidente mundial..

    Ele usa pneu murcho, e o carro dele é um 4x4 e ele faz isso ha anos, e claro, nunca deu problema algum. Devemos seguir o Leo. Chuck Norris concordo com Leo.

  • #113
    Usuário Avatar de fernandotf
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    06/01/2009
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    Sem querer me intrometer mas já me intrometendo, de fato, pneus murchos são recomendados APENAS em terrenos arenosos, e em alguns casos específicos, terrenos com muita lama ou pedras. Em resumo: pneu murcho AUMENTA a tração do veículo significativamente devido ao aumento da área de contato com o solo.

    O pessoal de Rock Crawling também usam pneus com calibragem baixa (chegam a colocar 5 psi), mas além do pneu ser parafusado (para não descolar as bordas), eles NÃO PASSAM de 10 km/h.

    Por outro lado, o pessoal que fazem longas expedições em terrenos pedregosos chegam a utilizar uma pressão acima do recomendado, pois embora ficar menos confortável, tem menos chance de estragar o pneu. O pessoal que anda de Rally segue o mesmo procedimento.

    A confusão surge por muitas pessoas pensarem: pneu cheio é mais fácil de estourar já que fica muito "duro", enquanto pneu murcho amortece melhor as pedras, estragando menos o pneu. Porém, este é um conceito EQUIVOCADO! Qualquer ciclista sabe que pneus murchos furam muito mais.

    Em tempo, a idéia de um fórum é a troca de informações e opiniões, e é normal divergências... mas por favor, sem ofensas e ironias!!!
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  • #114
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    fernando, como sou ciclista (speedeiro), conheco bem os problemas que trazem um pneu murcho.

    no meu caso uso 120psi para sair (sim, falei certo 120psi, mais de 8 bar se nao me engano), se eu coloco 110psi a diferenca é gritante...

    em relacao a furos e bolhas, nao tem outro jeito, vai pegar estrada suja, pode por 130psi, qqr pneu speed abaixo de 100 psi nao dura 3km em estrada q fura.

  • #115
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    discordo do forista paulo.

    se vc tera pela frente buracos, depressoes ou um belo asfalto nacional, calibre os pneus corretamente!
    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post

    E qual é a calibragem correta para um troller neste tipo de piso que vc citou, com a experiencia que vc tem com troller?
    embora o conforto seja comprometido, a seguranca eh aumentada e exponencialmente.
    É exatamente por isso que uso 25 libras. Na pratica vc vai perceber o porque.
    um pneu murcho é altamente suscetivel a furos, bolhas, explosoes e torcoes. nao vale a pena MESMO.
    Os pneus de meu troller estão com 65000km rodados em todo tipo de terreno, sem nenhum defeito que vc citou (goodyear original do troller)
    principalmente pq os novos pneus (de 10 anos pra ca), qdo vc cai num buraco e forma bolha por exemplo, vai sentir o efeito disso depois de um longo tempo, ou seja, qdo ja tiver esquecido desse buraco, o pneu vai estourar, ou desagregar ou destalonar ou sei la o q, depois de muitos kms a frente.
    isso tem pros e contras, o ruim eh nao saber qdo vai dar problema, o bom eh q vc sai do perigo eminente (que pode ser um desvio de trajetoria por causa do buraco etc), sem problemas com estouros, oq obviamente causa um panico grande em 90% das pessoas.
    Estão rodando a quase 4 anos. Sem problemas, só alguns arranhões laterais, por pedras, estou sempre vistoriando, como qualquer item de segurança.
    Use, sempre, absolutamente SEMPRE a calibragem correta. Pode-se mudar em casos extremos (baixar a pressao para sair de um atoleiro, entrar em dunas e tal) mas pra enfrentar buracos, erosoes, ou qqr uma das lunares BRs que temos no BRASIL, vai de pneu cheio, se for pra encarar MUITOS buracos (uma BR por exemplo), esqueca o conforto, vale mais vc ter sua vida em dia do que chegar no destino moido... Coloque pressao MAXIMA.
    Novamente a pergunta mágica, qual é a calibragem correta que vc acha, para o tipo de terreno em que ando, conforme citei acima?
    Lembrando, vai pra trilha? Calibre corretamente os pneus, nao adianta vc achar q ta ganhando conforto e tracao com pneu murcho, isso é lenda. Perca conforto e ganhe seguranca.
    Para trilha pode ser lenda, mas em areia nunca foi lenda, esperimenta rodar em areia com pneu cheio, depois posta aqui sua experiencia.
    um pneu murcho, em deslocamento continuo acima de 60km/h aumenta drasticamente a sua temperatura, se for com calibragem correta, esqueca isso, imagina vc, percorrendo miseros 20km numa estrada por causa de 5 ou 6 psi teu pneu se desintegra, ou perde as caracteristicas normais de rodagem...
    O máximo que vai acontecer é um desgaste um pouco mais rapido. E se acontecer é porque os pneus ja estavam vencidos, resecados.
    vc faz 40 km de trilha e roda outros 80 mil km ate acabar o pneu, estraga o pneu por causa de 40 km ,... nao vale a pena.

    Novamente, como ja citei, o meu uso é o inverso, 80 trilha, 40 asfalto de pécima qualidade. Se vc colocar a calibragem que manda o manual do troller e do fabricante de pneus, e andar a 110km/h nestes tipos de asfalto vc vai chegar ao seu destino com o troller desmontado.

    Sem resentimentos, estamos aqui para trocar experiencias, estou postando as minhas, como citei em outro topico que meus amortecedores duram só 35.000km e um colega me criticou dizendo que os dele já estão com 140.000km e estão zero, cada um com suas experiencias, estamos aprendendo, e cada um com seu cada um, tem gente que gosta de andar com o banco quase que deitado, outros a 90°. Concordo com o que o Jeff citou.

  • #116
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    paulo, vou tentar responder mas sem fazer quote ok? pra nao zoniar e ficar confuso..

    antes de mais nada, debate é saudavel, argumentacao e experiencias sao louvaveis, nao tem o que discordar disso, desde que feito com educacao e linearidade, pra mim ta otimo.


    Veja, eu respeito as tuas experiencias (assim como a de outros foristas, embora nao respeite a alguns deles, sei diferenciar o que transmitem para o que sao...), mas tenho que dizer o seguinte, embora eu nao tenha atualmente um 4x4 por motivos pessoais, nao quer dizer que eu seja um energumino no assunto. Do mesmo modo que eu sou atirador e tenho minhas armas nao vou desmerecer um colega que NAO tenha uma arma e queira trocar experiencias no forum de tiro... enfim...


    vamos as suas argumentacoes que é o que vale neh?


    1-
    E qual é a calibragem correta para um troller neste tipo de piso que vc citou, com a experiencia que vc tem com troller?
    Paulo, como eu disse, nao tenho um troller atualmente, mas pneu é pneu, esteja ele num troller, num CJ, numa L200 etc. Nao se pode desprezar os estudos e testes feitos por montadoras, peritos, profissionais da area de pilotagem, engenharia, producao e demais pessoas sobre um assunto, voce pode CONCORDAR ou nao, aí é uma questao pessoal, nao falo que todo Goodyear tenha que ter a mesma calibragem, veja, cada carro tem um peso e isso é o que vai influenciar na quantidade de libras, por isso vamos supor o seguinte (numeros hipoteticos)

    Troller=1800 kilos
    Ranger=2800 kilos

    Troller consegue carregar + 700 kilos
    Ranger consegue carregar + 1 tonelada

    Vamos supor que ambos os carros possuem o mesmo Pneu 265-70-16

    Nao se pode colocar a mesma calibragem para ambos, do contrario, um dos dois, ou ambos irao sofrer com a calibragem incorreta, portanto as montadoras irao, embora utilizar o mesmo pneu e mesmo motor, mesmo freio, recomendar as seguintes pressoes

    Troller = 30 psi D, 25 psi T e com carga maxima adcionar + 5psi em cada um
    Ranger = 32 psi D, 28 psi T e com carga maxima adcionar + 5 psi na frente e mais 12 psi atras.

    Veja, estamos tratando do mesmo pneu, e ambos os carros tem calibragem diferenciada. Cada um com seu "melhor possivel" .

    Isso tem estudos, tem testes, ensaios, etc etc etc. Nao é olhando pro frentista e perguntando : - iai que que ce acha? ta murcho ou cheio? ...

    Poxa, tem um monte de gente que estuda anos pra conseguir achar a formula certa.

    Até aqui eu nao respondi a sua pergunta, entao vamos la: nao tenho nenhuma experiencia dirigindo um troller, ainda que tivesse, as minhas experiencias nao valeriam muito se comparadas as tuas, pois andariamos em situacoes diferentes e em terrenos diferentes.
    Mas isso nao inqualifica o recomendado de fabrica. esses caras estudaram pra isso, levaram (em teoria) ao limite e portanto, merecem credibilidade (em teoria eheh).

    Ou seja, falar que o correto é calibrar com 25, 10, 5 ou 35 psi, nao tem cabimento se o manual manda por 30 psi !

    Ou seja, ou a gente parte do pressuposto que: sigamos o manual ou comecamos a chutar numeros, vc chuta 25, o jeff chuta 20, eu chuto 35 e o manual chuta 30 ...

    Sendo coerentes: sigamos o manual. Foi feito um estudo para chegar esse numero, onde se contam peso do veiculo, torcao do pneu, diferencas de terrenos, seguranca do condutor e passageiro. Fato.

    2- Os pneus de meu troller estão com 65000km rodados em todo tipo de terreno, sem nenhum defeito que vc citou (goodyear original do troller)
    Paulo, eu disse acima que sou atirador, atiro legalmente, ha cerca de 3 ou 4 anos, nunca me ocorreu nenhum incidente, nenhuma arma minha quebrou, nenhuma municao foi perdida, ja dei mais de 50 mil tiros tranquilamente. Isso nao quer dizer que eu nao deva seguir regras e normas de segurancas.

    Tb sou ciclista (bom, eu era ehhehe, coisas da vida.. ehhehe), e embora eu nao siga todas as regras de boa conduta no transito, nao seja o mais prudente possivel, inclusive as vezes eu me arrisco muito em estradas fazendo o que digamos NAO seria o recomendado. Ate hoje eu nao sofri nenhum acidente, nao fiz ng se machucar, nem coloquei a risca de mais ng (alem claro a minha) em risco.

    Ou seja, eu nao fiz nenhuma cagada muntado na bike, mas isso nao quer dizer que essas minhas experiencias como ciclistas (e la se vao quase 10 anos em estradas), sejam as recomendadas. Uma coisa sou eu querer chegar no meu limite numa estrada ha 300km de casa, outra coisa é eu querer ou incentivar ou difundir meus atos não recomendaveis por ai, ainda mais sabendo que existem estudos e condutas mais corretas.

    Ou seja, resumindo, nao é pq o teu pneu com 65 mil km nao aconteceu nada, nem com o do Jeff, nem com o do Papai noel, que isso seja o correto.

    O correto é utilizar a recomendado pelo fabricante.

    Uma analogia que eu faco é o seguinte (eu sou ciclista speed, ou seja, de velocidade), todos os praticantes de ciclismo entram na estrada focados em buscar o maximo de rendimento. perfeito. Eu tb . Mas tem dias que eu simplesmente vou pra passear, paro, vejo a paisagem, me sento debaixo de uma arvore, troco ideia com outros caipiras que nem eu, enfim, faco diferente. Nesses dias que faco isso, abaixo a pressao do meu pneu para obter mais conforto (lembre-se meu pneu tem que por 120psi), qdo eu faco isso, assumo um risco tremendo de furar, explodir, torcer, levar um capote e cair debaixo de um caminhao em alta velocidade, enfim, um monte de risco por causa duma melhora no conforto. O que é altamente desaconselhavel para o local e momento que eu estou.

    Se voce ao abaixar a calibragem recoemndada assume esses riscos, ok, vai em frente, mas nao se deixe enganar, ou pelo menos, nao engane os outros, seja coerente e assuma: fiz isso pq eu acho mais gostoso embora possa estar cometendo um erro.

    De acordo Paulo?

    3 - Estão rodando a quase 4 anos. Sem problemas, só alguns arranhões laterais, por pedras, estou sempre vistoriando, como qualquer item de segurança.
    LEgal Paulo, que bom que nada ocorreu ate o momento, espero que continue assim. Só lembre-se que os pneus tem prazo de validade de 5 anos (nao concordo com isso, mas recomendacao é recomendacao).

    4-
    Novamente a pergunta mágica, qual é a calibragem correta que vc acha, para o tipo de terreno em que ando, conforme citei acima?
    Recomendo seguir o manual, se o teu manual manda por 60 psi, vai nele, se manda por 15psi, vai no manual. Só saia desse patamar em casos onde a excessao reina: dentro de um atoleiro, em areia (dunas, praias, etc), estradao de terra (na minha regiao estradao de terra era conotacao pra terra quase areia, aqui em ribeirao estradao de terra é terrao duro ou terra normal, nao aquela areia fininha), etc.

    Vai encarar buracos, BR, etc? Use o manual do carro. Eu recomendaria colocar de 2 a 3psi a mais qdo em muitos buracos para evitar que numa pancada forte a roda entorte, mas isso acho dificil com os pneus atuais para troller, pick up e 4x4 em geral. De qqr forma, segue texto retirado do site da firestone:

    Cuidados gerais:

    • Seguir as recomendações do fabricante do veículo;
    • Calibrar os pneus sempre a frio, quando o veículo tenha rodado menos de 2 km;
    • Calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana;
    • Calibrar os pneus com 2 libras a mais para viagens a grandes distâncias, ou, se precisar calibrar a quente ,não desinflar;
    • Usar sempre as tampas de válvulas para evitar vazamento de pressão e o acúmulo de detritos no núcleo;
    • Sempre que a medida do pneu for substituída, é necessário adequar a pressão;
    • Para camionetes, a pressão deve ser definida realizando a pesagem do veículo por eixo;

    Voce mencionou na frase logo abaixo sobre rodar em areia, bom quanto a isso, ja respondi acima, acho que vale a pena rodar com pneus mais baixos em areia. Em buracos nao. Ate pq na areia as velocidades sao menores, ha sempre paradinhas, nao tem buracos, nao tem pedras, nao tem grandes riscos ....




  • #117
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    continuacao, pois o forum nao aceita mais de 10 mil caracteres ehehhe deu 16 mil e pouco...


    5- O máximo que vai acontecer é um desgaste um pouco mais rapido. E se acontecer é porque os pneus ja estavam vencidos, resecados.
    Nao concordo Paulo, o desgaste dos pneus murchos podem ser de ate 50% na vida util. Nao achei essa info nos sites dos fabricantes, mas tenho reportagens em revistas nacionais e gringas que dizem isso, alem de tb conhecer oficinas das frotas da telefonica, hertz, localiza e de transportadoras grandes como MIRa, sete estradas, entre outras , e sempre escuto a mesma coisa da equipe de pneu: se perde muuuitoo pneu estourado, furado, rasgado, com lascas, por estarem murchos, inclusive, a km é muito menor.

    6 (espero nao ter errado o numero) - Novamente, como ja citei, o meu uso é o inverso, 80 trilha, 40 asfalto de pécima qualidade. Se vc colocar a calibragem que manda o manual do troller e do fabricante de pneus, e andar a 110km/h nestes tipos de asfalto vc vai chegar ao seu destino com o troller desmontado.

    Paulo, vamos distinguir duas coisas:

    1- a qualidade dos carros que temos
    2- o que é correto ou nao

    Nao precisa de andar a 110km/h para se desmontar um carro nacional ou importado nas ruas que temos no Brasil. Todos irao se destruir, infelizmennte, esteja teu pneu com 5 psi ou com 35 psi. Concordo contigo que com 5 psi vai demorar mais pra se destruir, mas a tua seguranca tb estara reduzida na mesma proporcao.

    Nao sei quanto custa amortecedor/mola/bandeja/pivo do troller. Mas nao acredito que a proporcao seja diferente do resto dos carros nacionais, ou seja, pra trocar 4 mola + 4 amortecedor, vc vai gastar vamos dizer 100 reais, para trocar 4 pneus, vai gastar digamos 120 reais. Por mais impossivel que pareca, hoje, amortecedor e mola custa mais barato que um pneu.

    Ainda que custassem a mesma coisa, o indice de defeito e de risco de um amortecedor quebrar ou arriar é bem menor que um pneu.

    Claro que vc trocou o teu amortecedor com 35 mil km e outro forista com 140mil, mas o normal é amortecedor e mola aguentar em media metade da vida util a mais dos pneus. Ou seja, o custo deles por kilometro é diluido.

    Só para efeito de comparacao, essa semana eu fui ver pra trocar os 4 amortecedores do meu carro : 480 reais na promocao com MO ... os 4 pneus q eu troquei ha 6 meses atras custaram 720 reais sem MO.

    Qto custa um pneu original do troller? Sei la uns 600/700 reais cada um? Faz as contas, qto custa 1 amortecedor?

    O que vc acha? COmpensa ter um pouco mais de desconforto e ter mais seguranca ou compensa economizar em amortecedor/mola pra ter um pouco mais de conforto com pneu murcho?

    Eu fico com a seguranca, SEMPRE. ate pq nenhum pneu murcho vai ser mais confortavel que um amortecedor novo.

    Paulo, eu nao sei quanto que a troller (fabricante) recomenda , se é 25, 30 35 psi. Mas eu nao concordo que se procurem obter pressoes diferentes da recomendada, principalmente para menos.

    Posso concordar por exemplo quando vc troca de goodyear para BF ou para Michelin ou Continental que sao marcas comprovadamente mais macias e melhores, nesse caso, usar a mesma pressao recomendada para pneus duros como os firestone, pirelli, goodyear é pedir para ter problemas com furos, bolha etc. Nesse caso acho que é possivel sim obter um aumento na ordem de 5 a 10% da pressao original.

    Alias isso a propria michelin recomenda, visto que seus produtos sao muito mais macios, mas sempre PARA MAIS, nunca para MENOS.

    Paulo, hoje eqto estava na rua e com a cabeca quente por causa do topico, fiquei pensando numa ideia, aqui em ribeirao la na loja da michelin tem uns pedacos de pneu recortado, na perpendicular, onde mostra claramente como é construido um pneu, tem tanto da michelin como de outras marcas, quando estava la outro dia, fiquei brincando com esses pedacos de pneu e me impressionei com tamanha diferenca entre as carcacas, espessuras e dureza entre varias marcas, naquele dia entendi muito da diferenca de pressao.

    Por exemplo, uma coisa bastante normal é o caboclo olhar a lateral do pneu e chutar se esta cheio ou nao pela deformacao, fazendo um paralelo a isso, eu peguei essas carcacas e coloquei numa bancada e fiquei analisando a diferenca gritante entre levantar ou abaixar meio centimetro por vez em casa pedaco do pneu , a deformacao da banda de rolagem é absurda, ou seja, abaixar 5 ou 10 psi, pode parecer pouco, mas tem uma diferenca absurda na deformacao geral. Enfim, fiquei pensando em voltar la na loja e filmar essas carcacas para poder exemplificar o que ocorre quando abaixamos ou aumentamos as pressoes dos pneus. depois do feriado eu dou um pulo la.

    As vezes a gente só acredita vendo, entao tai seja uma forma de acreditarem que a pressao do pneu nao se mede no confortometro ou no olhometro ou no dedometro e sim com estudos e testes serios de engenheiros, fabricas, pilotos, enfim, pessoas que estudaram pra isso.

    Paulo: espero ter conseguido escrever sem ataca-lo conforme prometi no inicio do texto. Como eu disse, respeito tuas experiencias e sao validas, mas nao posso concordar em transgredir o recomendado pelo fabricante. Enfim, cada um cada um.

    Só pra finalizar, eu nao vou mais portar no topico sobre pneus, expliquei com todos os argumentos possiveis, pra mim, contra fatos e estudos nao tem como ser contra mas.... Quem quiser abaixar a pressao e ser feliz, vai em frente, quem quiser manter o original, siga em frente, quem quiser me mandar pras cucuias, vai em frente, cada um cada um ...



  • #118
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    Vou apenas fazer duas observações sobre seus dois imensos textos

    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post

    O correto é utilizar a recomendado pelo fabricante.

    [...]

    hoje eqto estava na rua e com a cabeca quente por causa do topico,
    Começando pelo último, você está com a cabeça fervendo, pois, infelizmente, não conseguiu perceber que praticamente todos aqui usam pneus DIFERENTES dos recomendados pelos fabricantes.

    Sendo assim, desses todos, eu inclusive, não temos que seguir o manual do fabricante

    Um projétil de magnum .357 entra em um .38, mas nem por isso você vai "jogar" o cão de encontro a espoleta, certo?

    Dificilmente, você municiaria um brinquedinho .22 como projéteis .22 stinger, certo?

    Pois é mais ou menos o que acontece aqui. Coloca-se pneus 33x12,5R15 em eixos dana 44 cujo fabricante recomendou, por exemplo, pneus 650x16. E isso não é raro, praticamente todos os que têm Jeep fazem isso, Jeep, Rural, Engesa e assim por diante.

    Meu pai trabalhou 30 anos para um fábrica de pneus, fazendo a distribuição de pneus pelo Brasil, nos anos 50, 60, 70 e 80 do século passado. Se você tiver a possibilidade de voltar e ler o que escrevi no tópico algumas mensagens atrás, lerá exatamente como as fábricas definem a calibragem recomendada pelo fabricante.

    Se você comparar o que escrevi com o que você transcreveu logo em seguida, perceberás que o que você copiou de alguma página de fabricante é a mesma coisa que eu escrevi (ombros do pneus são as laterais ....)

    Como eu já rodei cerca de 1,8 milhão de km em minha vida de mais de 30 anos dirigindo meus carros e viaturas (eu anotei a km quando comprei e quando vendi, coisa de moleque que trouxe para a fase adulta), sempre seguindo o método que meu pai me ensinou como sendo o método que as fábricas (de pneus e de veículos) usam, e meus pneus duram mais do que a média prevista por todos, creio que o método seja o certo.

    Eu não devia estar me metendo, mas como foram escritas informações imprecisas sobre como calibrar pneus, resolvi escrever para trazer a experiência que adquiri e o conhecimento que tenho sobre como se fazem manuais de veículos.

    No mais, mesmo tendo estado em RP inúmeras vezes a trabalho, não tenho os cabelos brancos especialmente porque sempre tirei todas as cinzas que flutuam pela cidade/região da queima da cana. Pena, essa cinza toda esquenta muito o tempo por aí. Se acumular no cabelo, a cérebro cozinha.

    Um grande abraço para você, pois não sei seu nome, já que você não o apõe ao final de suas mensagens.

    Eriksom
    4X4 Brasil

  • #119
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
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    Valeu!!!!!! "Troller-a-vista", obrigado pelas suas recomendações......
    Te juro que até fiquei com medo de voce.

  • #120
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