Postado originalmente por
injuriado
Olá amigos Ricardo e Jambu.
Vou tentar ajudar com nessa questão com o pouco que conheço.
Na minha ex-Ford Ranger funcionava assim:
Essa catraca serve para que o freio traseiro se ajuste sozinho de acordo com o desgaste das lonas. (serve também para realizar a regulagem manual)
A cada pisada no freio o sistema tenta girar essa catraca, caso haja alguma folga, a catraca gira um pouco e aproxima as lonas do tambor.
Numa revisão meu mecânico inverteu (sem querer) essas catracas (trocou a catraca da roda esquerda com a da roda direita) e causou um grande problema pois meu freio travava uma roda e soltava a outra, levei alguns meses para encontrar o problema, pois parecia estar tudo certo.
A Ranger jogava a traseira sempre que eu pisava no freio, no molhado era até perigoso.
Troquei até o cilindro mestre tentando resolver o problema, gastei uma grana.
....
Não sei se no Troller essa catraca também tem essa função de auto-regulagem das lonas, mas fica aí a dica:
Cuidado para não trocar a catraca da roda esquerda com a da roda direita.
.....
Eu já desisti de tentar fazer alguma coisa com o freio traseiro do meu RF.
Meu Trollerzinho está nesse momento na oficina instalando freio a disco.
Da última vez que tive problemas com esse freio perdi muito tempo tentando resolver.
Uma das molas que seguram as lonas arrebentou e não consegui encontrar nenhuma parecida, fui até na Jeep procurar pelas peças da cherokee, mas nenhuma era igual à mola do freio do meu RF.
Por minha sorte um camarada muito sangue bom de Fortaleza (Léo da Controler) me enviou uma mola usada (era de um RF 99 que colocou freio a disco) e consegui fazer meu RF andar novamente.
Depois de muitos conselhos, comprei o kit de freio a disco na Tor Off Road.
Assim que terminar a instalação eu posto aqui minhas impressões.
Abraço.
Renato