Grande Sandrão,
Perguntei se tudo ficou ok e deram o ok, no momento não me importei em saber os valores :parede:.
Você saberia dizer quais são esses valores? Assim já vou com dados para conferir.
Abrs
Versão Imprimível
Nessas horas fico igual carrapato nos caras!!! Lá dentro da valeta, olhando e perguntando!!!
No computador tem todos os valores quando ele jogar a marca e o modelo do carro, somente o valor do caster é diferente do manual do carro: Na máquina tá de 8 a 9,5 e no manual de 4,5 a 7,5 graus.... O meu tá com uns 5º, (não achei o papel)(se regular muito para o caster aumentar dá b.o. nas molas dentro dos suportes) mas para vc ter uma ideia após uma curva a direção volta( devagar, mas volta) sozinha com os 35''!
Meu meca diz que o Troller tem de ficar com as rodas dianteiras divergindo um pouco, pois quando acelera ou freia, elas tenderão a corrigir a linha reta... próximo alinhamento tirarei isso à limpo!! Mês que vem tô pensando em dar uma revisão na direção e mudar a barra de direção (colocar direta de munhão a munhão) aí alinharei de novo!!
abç
Vou anotar esses valores e vou verificar novamente.
Como disse antes, faz um tempinho que percebi esse "problema", mas ai liguei o botão do foda-se hehehe, pois pensei que o problema era esse sistema de barra de direção nojento do Troller original.
Ai apliquei esse UP (barra e terminal do MB608 + sistema munhão a munhão) nas barras citado pelo Elmer, Jaime e compania, ai eu troquei também a bucha da panhard pela de PU. As folgas sumiram, porém essa tendência de puxar para a direita ainda não.
Abrs
Eu fiquei encanado também com esse lance de puxar para direita até perceber mesmo que o que influi e a inclinação da pista, em pista como a Dom Pedro na da esquerda puxa para esquerda a na da direita para direita, ai fiquei tranquilo, o teste que o Paulo falou vai matar a sua dúvida.
Olá amigo. Sou engenheiro mecânico e trabalho com alinhamento desde 2004. O ângulo de cáster pode se alterar mesmo sendo eixo rigido e mesmo sem entortar o eixo, basta que o eixo "rode" na vista lateral, ou seja, que o eixo imaginário que passa pelos dois pivôs (superior e inferior) no caso do Troller, altere a inclinação em relação a vertical. O caminho para resolver o problema de puxar para algum lado começa no alinhamento total das quatro rodas. Esse alinhamento tem inicio na verificação e correção do eixo traseiro, se está perpendicular com a linha de centro do jipe (set back traseiro) que é o mais comum de sair, além de verificar cambagens e convergências para saber se há algum empeno do eixo traseiro. Depois disso verificar set back dianteiro, cambagens dianteiras, cáster e KPI. Não resolvendo partimos para as outras possibilidades: desequilibrio de forças entre o par de pneus dianteiros (conicidade, arrasto, calibragem, etc), desequilibrio entre os freios (freio mais preso de algum lado) ou roda mais presa de algum lado. Se nada disso resolver e não se descobrir a causa do repuxo, se houver a possibilidade deixar (no caso de puxar pra direita) a cambagem direita levemente mais negativa que a esquerda e o Cáster direito mais positivo que o esquerdo. Acredito que também haja a possibilidade de algum problema no sistema de direção hidraulica, apesar de ser um problema menos comum.
Ressuscitando o tópico
TROLLER 2002, 2.8, lift 3", rancho, amortecedor de direção da f-250, rotax, Savero 33'
PROBLEMA: carro puxa muito pra direita, puxava mesmo com outros pneus e sem o lift
TENTATIVAS DE CORREÇÃO:
- Pneus novos, 33 savero
- todos os terminais de direção trocados
- alinhado e balanceado em umas 3 lojas diferentes
- todas as buchas dos braços que seguram o diferencial trocadas em PU
- rolamentos de cubos novos com porcas de engenharia
- Buchas da Panhard novas de PU
- calibragem dos 4 pneus igual, já andei com 25 libras até 32 libras e não mudou
Sempre o carro puxou pra direita, já fiz rodizio, troquei pneus de lado, e nada... hoje me deram a idéia de colocar um calço entre a bucha do braço que segura o dif e o suporte, na intenção de empurrar o lado direito do diferencial dianteiro mais pra frente, mas ainda não tirei as medidas dos eixos pra conferir se pode ser isso ou não.
Quando freia o carro ou passa em alguma elevação, puxa mais.
Para esterçar para a direita é mais leve que esterçar para a esquerda.
Alguém já passou por algo semelhante?
Pensei que pode ser:
- EIXOS tortos ou desalinhados
- caixa de direção com algum vazamento interno de óleo que faz forçar sozinho pra direita