Luciano,
O filtro é o conjunto completo, como na primeira figura, o que se troca é o elemento filtrante que está dentro do filtro e 2 aneis de borracha que vem junto na compra do elemento de filtro (os dois aneis ficam na tampa). A peça a retirar é a de nº 4 (a tampa do filtro), dentro tem o elemento filtrante e os 2 aneis a trocar (na tampa), se não conseguir desroscar a tampa com a mão, use uma chave copo com extenção na parte sextavada no topo da tampa.
Foto elemento filtrante:
Caro Paulo,obrigado pela resposta...agora,peço desculpas,pois hoje me fui para baixo do bruto e fotografei o filtro,na realidade,acredito que ele seja do tipo blindado,segue a foto> (foi o melhor que consegui) devido a falta de espaço.
Luciano,
Qual o ano do seu troller, é a diesel ou gasilina? A foto do filtro lubrificante que vc mostrou anteriormente é do motor NGD 3.0. E este que vc fotografou agora parece ser de motor a gasolina.
Grande Paulo,boa noite!....o meu Troller,é 2009/2010, Diesel NGD 3.0.
Hoje liguei na autorizada,e eles me informaram que alguns Troller's,apartir de 2008,estão usando o filtro do óleo do motor (tipo blindado) e não mais filtro tipo refil,que se aplica aos Troller's de 2008 para baixo.
E todos os Troller's apartir de 2009,passam a usar este filtro (blindado).
Outra coisa que reparei,foi na data do manual de serviços,do qual retirei a imagem para postar.
Nele (manual) de serviços,a data é de 2008.
Agora,tudo esclarecido.
Mais uma vez agradeço tua atenção,e fica aqui o recado para o pessoal que tiver dúvidas a respeito do mesmo tema.
Luciano,
Aprendemos muito com esse dialogo, eu tambem não sabia e ainda não vi aqui no Forum algo sobre a troca deste filtro nos modelos mais novos, o filtro que troca só o refil (que é o meu caso) é ecologico, qual seria o motivo para a troca por um blindado? Vai gerar mais lixo ou trabalho para reciclagem.
Realmente é uma mudança interessante. Imaginei que os novos estariam vindo com outro modelo de filtro pois a foto do Luciano mostra um carro muito novo.
Eu creio que uma das razões para a MWM International substituir o filtro por este modelo, poderia ser a quebra da sede do filtro após repetidas trocas do elemento filtrante, uma vez que êle é feito em material injetado (plástico de alta resistência). Se for este o caso, acho que vale a pena investigar se é possível a troca da sede do filtro, do tipo plástico para a sede de metal onde vai atarraxado o novo filtro tipo cartucho.
Alguém tem algum histórico sobre quebra desta sede plástica nos Troller, Ranger e Iveco que utilizam este motor?
Examinando o desenho do filtro na página do manual colocado pelo Luciano, talvez seja possível trocar esta sede (fixada pelos parafusos verdes) desde que a base (fixada pelos parafusos amarelos) seja a mesma dos 2006-2008.
Aí somente consultando a fábrica. Alguém tem algum contato com êles?
Boa noite amigos! Paulo,a respeito do novo filtro (blindado) acredito que ele pode ser reciclado,assim como o ecológico (refil).
O que no meu entendimento (posso estar equivocado),seria e é de se ter um cuidado,com o óleo que for retirado do carter.
Pois todos sabemos que o óleo,assim cmo todo químico,deve ser ser armazenado adequadamente e posteriormente recolhido pelo pessoal competente.
No caso do filtro (refil)...me ocorreu algo; não sei se é possível uma reciclagem do elemento de papel,após contato com o óleo.
No caso do blindado,acredito que as partes metálicas sejam reaproveitadas,porém nele (blindado) também há a presença do papel.
John,creio que seja possível,sim a troca do suporte de fixação do filtro,até porque se quebrar,deve haver para a reposição.
Não sei se a MWM,optou por este novo modelo de filtro em função de eventuais quebras no suporte (acredito que não)...talvez seja em função da padronização e (custo de produção).
Detalhe: Este filtro blindado,é produzido pela MANN,filtro de ótima qualidade por sinal.
Ontem,dei uma olhada no site da mann,e procurei pelo filtro modelo novo 71185,segundo a MANN,o o filtro está em fase de desenvolvimento,muito embora as autorizadas,já o tenham para a reposição nas suas oficinas.
Para que ele chegue ao mercado comun,acredito que seja coisa de poucos meses.
Como sou precavido,comprei um filtro para a futura troca do óleo,o filtro custou R$84,00.