Caros amigos se a preocupação e com os 30 segundos e ficar esperando, coloque um Timer, vc pode tirar a chave do contato que o carro vai ficar ligado por 30 segundos ou o tempo que vc achar necessario.:mrgreen:
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Caros amigos se a preocupação e com os 30 segundos e ficar esperando, coloque um Timer, vc pode tirar a chave do contato que o carro vai ficar ligado por 30 segundos ou o tempo que vc achar necessario.:mrgreen:
Detalhe! O povo pensando que tem um fantasma dentro do jipe, pois ele está ligado!
Ahauhauhuahhuahu
soh nesse forum mesmo
pessoal esses 30s e pra preserçar a vida util da turbina, porem e bom relembrarmos que a turbina so entra em açao qndo passa dos 2.500 RPM
ou seja se vc chegar devagar na sua casa com giro baixo no max 1.500 RPM, pode desligar o jeep sem aguardar os 30s, pois nao afetara a turbina pois ela nao estara acionada. agora em trilha e diferente
nunca desligue ele rapidamente. pelo contrario as recomendaçoes de deixa-lo ligado direto sao muitas, se for demorar ate 10 mim pra passar de algum obstaculo nao compensa desliga-lo o queima de diesil e minina, seu motor ficara sempre lubrificado, oleo quente e melhor e vc preservara mais seu motor principal e o de arranque tb
apenas uma dica
pois eu deligava o jeep e o desgaste das outras peças sao maiores
apois trocar tudo, cheguei a conclusao que deixa-lo ligado sai mais barato
abç
Essa observação sua do RPM é interessante.. de fato a turbina nao esta trabalhando até essa rotação, logo...
agora, ficar com o carro ligado d+ na marcha lenta também prejudica a turbina.. o certo e seguir o recomendado, 45 segundos quando ligar e 45 segundos antes de desligar..
abs,
De fato, não procede.
Se o motor está ligado, mesmo que em marcha lenta, estão saindo gases provenientes da queima pelo escape, portanto, a turbina está sim "acionada", durante todo o tempo que o motor está ligado.
Ela pode até não estar pressurizando (aí sim, os 2500 rpm passam a fazer diferença), mas mesmo assim ela está girando a uma rotação muito maior do que o motor e os cuidados com a lubrificação da turbina permanecem necessários.
Pode até ser mito esperar 30 " para desligar o motor, mas eu fiz disso um habito e nunca tive problemas com turbinas.
S 10 1999 2.5 4X2 turbo diesel rodei 112.000 Km
Ranger 2002 2.8 L 4X4 rodei 96.000 Km
Ranger 2006 3.0 4X4 rodei 126.000 Km
Triton 3.2 A/T 4X4 atualmente está com 107.280 km.
Sempre li esta recomendação em veículos turbo, então acredito que exista algum motivo técnico para isso.
Quando chego em casa, como moro em prédio com garagem subterrânea, vou até a minha vaga em quase marcha lenta (abaixo dos 1.100 RPM), então acabo esperando apenas 10s para desligar ao estacionar.
Acho que o maior problema é quando vc está em uma estrada a 120km/h e pára no posto para abastecer... neste caso acredito que seja fundamental esperar os tais 30s! O duro é ficar olhando para cara do frentista que não entende pq vc está com o veículo parado e ligado... :lol::lol: