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  • #1

    shimmi troller 2003 possivel causas 1,2,3




    Saudações galera,
    Shimmi a saga-
    3 meses atrás quando comprei era um balanção na direção de 60 a 80km/h,mandei alinhar e balancear e ficou bem sutil...Bacana - 100 latinhas gastos..
    Semana passada o trolha saiu da oficina com 2 terminais de direção 2 buchas da barra banhard,1 rolamento e 4 retentores novos.mandei alinhar e balancear.
    Fui viajar,uma roda livre estava travada no 4x4,fui mesmo assim,tava sentindo uma tremedera danada entre 85,100km/h,achei que fosse a roda livre.como a viagem era inádiavel,fui mesmo assim 1200km ida e volta.
    Bacana,chegei essa semana e ele foi direto pro mecanico,HJ boas novas ele consigiu recuperar a roda-livre que tinha uma engrenagem desencaixada,e graxa em demasia.
    Bacana,pegei o trolha e fui fazer um teste achando q a tremedera ja tinha parado..engano meu,ok,vamos alinha-lo novamente....Chegando la(borracharia de caminhão) o alinhador,me disse que o terminal da barra de direção,aquele que vem com a barra está com folga...por isso nao dava pra alinhar...e este é o possivel causa do shimmi
    Porém fica a duvida,sera mesmo q só aquele terminalzinho pode tremer o carro inteiro(pq de 40a 85 treme a direção(sutil) 84 a 100 o carro treme inteiro,não só a direção,parece massagem) e sinto tremer mais quando faço curvas nessa velocidade(ae parece q vai desmontar).
    O que me estranhou é o carro ter saido da oficina com mais shimmi que entrou,achei q trocando as bucha panhard ia melhorar oq já era sutil...e os mecanicos nao tinham diagnosticado a folga em tal terminal,será q a roda livre ativada pode ter algo a ver(Acho q não?!).Ja li os topicos sobre shimmi,e vi os possiveis problemas citados,mais como o preço da barra é salgada resolvi perguntar pois vai que troco tb e não para.
    Obss pneus sao 33 AT,estão gastos irregular pq o dono anterior era descuidado,com isso.porém os de trás estão piores,mais nunca tremeu o carro como agora mesmo com esses mesmos pneus....e mesmo assim acredito que aquele tipo de tremedeira não pode ser o pneu..pq ja andei com camionetes do meu pai,ranger,f100 com pneus bem mais irregulares e nao tinha isso não.
    costumava usar 28 e nao tinha tremedera,só o leve shimmi acima citado..agora baixei pra 25psi e a tremedera persiste
    Desde já obrigado
    4X4 Brasil

  • #2
    Cheque isso:

    - Rodas empenadas
    - Pneus deformados
    - Amortecedor de direcao
    - Pivos
    - Por fim, cheque as pontas de eixo!

    Abracos!

  • #3
    valeu abreu...o negocio das rodas empenadas...tem q tirar o pneu pra checar ? o cara da borracharia notaria ?

  • #4
    a roda você consegue verificar só de coloca-la na maquina para balancear!!! Porém o ideal é que você desmonte os pneus e verifique se os pneus não foram reformados, pois geralmente quando se rasga o pneu e o reforma fica uma parte dele mais pesada que a outra ao não tem como parar de tremer!!!!
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #5
    Banido
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    No meu Troller só consigo um bom balanceamento fazendo com as rodas no lugar. Já tentei por 3 vezes fazer o balanceamento tradicional e não fica bom. Treme muito.

    Tente fazer esse com as rodas montadas no próprio eixo. Como os pneus estão "diferentes" dificilmente conseguirá um excelente resultado.

  • #6
    Floko, só por curiosidade, qtos km ta seu troller??

    E quem mais puder responder, na média, com qtos km vcs fizeram a troca dos pivos (é assim q escreve?) do sistema de direção?

    []
    JK RK2,5" + Fox 2.0 shock, BF Mud 37, 5.13, JE Reel 1310 HD, Bullydog, fender cortado, Warn 12 XE, JKS quickdisco, Ball Joint Synergy...

  • #7
    Usuário Avatar de Loyer
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    Citação Postado originalmente por RezendeDF Ver Post
    No meu Troller só consigo um bom balanceamento fazendo com as rodas no lugar. Já tentei por 3 vezes fazer o balanceamento tradicional e não fica bom. Treme muito.

    Tente fazer esse com as rodas montadas no próprio eixo. Como os pneus estão "diferentes" dificilmente conseguirá um excelente resultado.
    Rezendão aonde vc tem feito balanceamento aqui no DF?
    JEEP Renegade Longitude diesel 15/16

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Floko Ver Post
    Semana passada o trolha saiu da oficina com 2 terminais de direção 2 buchas da barra banhard,1 rolamento e 4 retentores novos.mandei alinhar e balancear.
    Fui viajar,uma roda livre estava travada no 4x4,fui mesmo assim,tava sentindo uma tremedera danada entre 85,100km/h,achei que fosse a roda livre.como a viagem era inádiavel,fui mesmo assim 1200km ida e volta.
    Bacana,chegei essa semana e ele foi direto pro mecanico,HJ boas novas ele consigiu recuperar a roda-livre que tinha uma engrenagem desencaixada,e graxa em demasia.
    Bacana,pegei o trolha e fui fazer um teste achando q a tremedera ja tinha parado..engano meu,ok,vamos alinha-lo novamente....Chegando la(borracharia de caminhão) o alinhador,me disse que o terminal da barra de direção,aquele que vem com a barra está com folga...por isso nao dava pra alinhar...e este é o possivel causa do shimmi
    Porém fica a duvida,sera mesmo q só aquele terminalzinho pode tremer o carro inteiro(pq de 40a 85 treme a direção(sutil) 84 a 100 o carro treme inteiro,não só a direção,parece massagem) e sinto tremer mais quando faço curvas nessa velocidade(ae parece q vai desmontar).
    Quando os terminais e buchas da panhard estavam velhos dividiam as folgas, agora que está apenas com um terminal gasto ele está absorvendo e transmitindo toda a vibração do conjunto, ainda mais na posição que fica montado (erro de projeto)


    Citação Postado originalmente por Floko Ver Post
    O que me estranhou é o carro ter saido da oficina com mais shimmi que entrou,achei q trocando as bucha panhard ia melhorar oq já era sutil...e os mecanicos nao tinham diagnosticado a folga em tal terminal,será q a roda livre ativada pode ter algo a ver(Acho q não?!).Ja li os topicos sobre shimmi,e vi os possiveis problemas citados,mais como o preço da barra é salgada resolvi perguntar pois vai que troco tb e não para.
    Andar com uma roda livre ativada prejudica a dirigibilidade...

    Citação Postado originalmente por Floko Ver Post
    Obss pneus sao 33 AT,estão gastos irregular pq o dono anterior era descuidado,com isso.porém os de trás estão piores,mais nunca tremeu o carro como agora mesmo com esses mesmos pneus....e mesmo assim acredito que aquele tipo de tremedeira não pode ser o pneu..pq ja andei com camionetes do meu pai,ranger,f100 com pneus bem mais irregulares e nao tinha isso não.
    costumava usar 28 e nao tinha tremedera,só o leve shimmi acima citado..agora baixei pra 25psi e a tremedera persiste
    Desde já obrigado
    O movimento do sistema de direção o troller é muito sensível, devido ao sistema de montagem das barras aliado ao angulo de caster e transmite qualquer folga ou irregularidade do piso para o volante...

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de fugger
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    Alguém já teve shimmi na viatura por causa dor pivôs da suspensão? A vibração do meu está absurda e estas são as únicas peças que não foram trocadas...

    []´s
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  • #10
    Usuário Avatar de Adrianotbl
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    Está vibração no carro, pode ser os cardans também, tive um troller 2007 que o cardan dianteiro estava com folga e vibrava o carro todo. Ela já estava muito desgastado(sem lubrificação) que a unica solução foi trocar.
    Da uma verificada nisso tb.
    Valeu e abraço.

  • #11
    Usuário Avatar de Horacio Teles
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    Diferença
    Citação Postado originalmente por Adrianotbl Ver Post
    Está vibração no carro, pode ser os cardans também, tive um troller 2007 que o cardan dianteiro estava com folga e vibrava o carro todo. Ela já estava muito desgastado(sem lubrificação) que a unica solução foi trocar.
    Da uma verificada nisso tb.
    Valeu e abraço.
    São coisas diferentes. O carro meio bobo, descambando de um lado para o outro, exigindo a correção de rumo, é o efeito "shimmi". O resto é vibração por várias razões, inclusive por conta das cruzetas, pneus com diferença de massa na banda. Geralmente o efeito "shimmi" tem relação com as buchas da barra Panhard ou pivôs. A questão do alinhamento é quando o carro puxa para um dos lados. No percurso, o carro não fica bobo.
    Começou com Blazer; depois TR, Tracker, Troller T4, Defender 90. De volta ao Troller.

  • #12
    Amigo,tive um problema parecido com o seu no meu antigo Troller a uns quatros anos.
    Tinha vezes que quando ia fazer uma leve curva ou ate mesmo correção com o volante ele ficava
    louco balançava tudo parecia que ia desmontar até ficava sem controle kkkk.
    Já tinha mexido em tudo caixa de direção cardam terminal tudo, quando resolvi de trocar o amortecedor da direção aquele que vai junto com a barra de direção, nem eu acreditei ficou um espetaculo o bichinho. no meu troller usei um coofap da D20 na epoca paguei R$120,00.
    Fica a dica troca ou tira ele fora para fazer um teste pois o meu trancava quando encolhia o amortecedor ...

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