Powered by vBulletin

shimmi troller 2003 possivel causas 1,2,3

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/01/2012, 09:23
    Adrianotbl
    Está vibração no carro, pode ser os cardans também, tive um troller 2007 que o cardan dianteiro estava com folga e vibrava o carro todo. Ela já estava muito desgastado(sem lubrificação) que a unica solução foi trocar.
    Da uma verificada nisso tb.
    Valeu e abraço.
  • 09/01/2012, 09:35
    Horacio Teles
    Diferença
    Citação:

Postado originalmente por Adrianotbl Ver Post
    Está vibração no carro, pode ser os cardans também, tive um troller 2007 que o cardan dianteiro estava com folga e vibrava o carro todo. Ela já estava muito desgastado(sem lubrificação) que a unica solução foi trocar.
    Da uma verificada nisso tb.
    Valeu e abraço.

São coisas diferentes. O carro meio bobo, descambando de um lado para o outro, exigindo a correção de rumo, é o efeito "shimmi". O resto é vibração por várias razões, inclusive por conta das cruzetas, pneus com diferença de massa na banda. Geralmente o efeito "shimmi" tem relação com as buchas da barra Panhard ou pivôs. A questão do alinhamento é quando o carro puxa para um dos lados. No percurso, o carro não fica bobo.
  • 09/01/2012, 21:57
    Marcos Barth
    Amigo,tive um problema parecido com o seu no meu antigo Troller a uns quatros anos.
    Tinha vezes que quando ia fazer uma leve curva ou ate mesmo correção com o volante ele ficava
    louco balançava tudo parecia que ia desmontar até ficava sem controle kkkk.
    Já tinha mexido em tudo caixa de direção cardam terminal tudo, quando resolvi de trocar o amortecedor da direção aquele que vai junto com a barra de direção, nem eu acreditei ficou um espetaculo o bichinho. no meu troller usei um coofap da D20 na epoca paguei R$120,00.
    Fica a dica troca ou tira ele fora para fazer um teste pois o meu trancava quando encolhia o amortecedor ...
  • 24/02/2013, 08:20
    Abel Mário
    Olá galera, tenho um Troller 07/08, coloquei esta semana pneus 33"/12.5", alinhei e balanceie o bixo, mas apresentou Shimmy violento, dá medo, parece que vai desmontar o carro, não tem velocidade especifica, noto que quando passo em alguma irregularidade do piso, a tremedeira inicia, ai tenho que parar o carro pois não consigo controlar. Isto nunca aconteceu com os pneus originais, alguem já teve problema semelhante ao trocar os pneus? Como solucionou?
  • 24/02/2013, 12:58
    Horacio Teles
    Se não tinha o problema com os pneus originais, o aparecimento do problema tem relação com a troca de pneus. São várias as possibilidades, mas a primeira que merece atenção é com a qualidade do balanceamento. Não todo lugar que tem o cubo adequado para a máquina. Se zerar com os chumbos, tira a roda e recoloca na máquina de balanceamento. Se aparecer diferença, é porque o cubo de colocação da roda não deu boa fixação. Assim, toda vez que fizer balanceamento, vai dar diferença. Nesse caso, a alternativa é o balanceamento da roda no lugar. Esse procedimento não é adequado nas rodas traseiras por conta do bloqueio.
    Citação:

Postado originalmente por Abel Mário Ver Post
    Olá galera, tenho um Troller 07/08, coloquei esta semana pneus 33"/12.5", alinhei e balanceie o bixo, mas apresentou Shimmy violento, dá medo, parece que vai desmontar o carro, não tem velocidade especifica, noto que quando passo em alguma irregularidade do piso, a tremedeira inicia, ai tenho que parar o carro pois não consigo controlar. Isto nunca aconteceu com os pneus originais, alguem já teve problema semelhante ao trocar os pneus? Como solucionou?

• 24/02/2013, 13:06
    ORIONE
    Pra quem tiver c/ folga no terminal d direção q é direto na barra, ou seja ñ tem como trocar só o terminal, a solução para mim e mtos outros é simples e é essa aqui:

Barra Direção Troller 2001 Em Diante - R$ 222,00 no MercadoLivre

Esse anúncio é da Toroffroad.

Para aqueles q ñ conseguem um lugar q faça o balanceamento com a roda no lugar, é melhor deixar todas sem chumbo nenhum!

Shimmy verificar:
    Todos os terminais de direção q são 4
    Buchas da panhard
    Amortecedor d direção

Alem desses q são os mais comuns do pessoal veridicar tem o disco flexivel de direção q fica em frente a cx. de direção. Troquei o meu e melhorou absurdamente!
    Também pode ter folga na própria cx. d direção, essa é bom verificar c/ o carro ligado (cx. pressurizada).

Levantar as rodas do chão e c/ uma mão em cima outra em baixo balançar e ver se tem folga no rolamento e precisa ajustar...

[]´s
  • 24/02/2013, 22:11
    Spike
    Citação:

Postado originalmente por ORIONE Ver Post
    Pra quem tiver c/ folga no terminal d direção q é direto na barra, ou seja ñ tem como trocar só o terminal, a solução para mim e mtos outros é simples e é essa aqui:

Para aqueles q ñ conseguem um lugar q faça o balanceamento com a roda no lugar, é melhor deixar todas sem chumbo nenhum!

Shimmy verificar:
    Buchas da panhard
    Amortecedor d direção

Alem desses q são os mais comuns do pessoal veridicar tem o disco flexivel de direção q fica em frente a cx. de direção. Troquei o meu e melhorou absurdamente!
    Também pode ter folga na própria cx. d direção, essa é bom verificar c/ o carro ligado (cx. pressurizada).

Levantar as rodas do chão e c/ uma mão em cima outra em baixo balançar e ver se tem folga no rolamento e precisa ajustar...

[]´s

ORIONE

Tem um tópico que o pessoal está adaptanto barras de direção eterminais do mercedes 608. Vi relatos que ficoumais robusto e melhorou a direção, já pensou em aplicar essa idéia?

O meu não tem esse flexivel, não sei o porque, dei uma olhada no sistema e enontrei somente duas cruzetas, mas nada do flexivel. At;e o momento nunca tive nenhum problema. Esse disco flexivel tem alguma função adicional ou é somente especifica para a segurança?
    Abrs
  • 25/02/2013, 01:56
    ORIONE
    1 Anexo(s)
    Spike,
    O meu eu peguei c/ 76.000Km em 03/2011 e logo no "teste drive" antes da compra ja verifiquei q estava c/ umas férias em um dos terminais, sendo assim troquei ele, e c/ o passar do tempo os outros apresentaram folga tbm sendo o último o q é direto na barra e troquei mês passado pela barra q troca só o terminal. Agora ele está c/ 100.000, todos terminais bons e se Deus quiser por um bom tempo.

Também dei uma geral numa cx. d direção q tive q comprar devido a minha original ter quebrado o eixo junto o pitman num incidente q tive q explico no tópico q criei sobre o problema d câmbagem..

O disco flex. d dir. serve p/ amortecer a dif. d mov. entre o chassi/carroceria, um amigo d Barroso MG q tbm tem um T4 02 ao invés d trocar colocou direto. O problema é a vibração q passa pro volante em estradas d terra por exemplo.
    Notei q a peça msm nova se vc forçar ela vai ceder um pouco no sentido d giro entre as 2 metades, dessa forma eu guardei a usada c/ folga e qdo a q eu instalei apresentar folga (espero q demore) irei "recondicionar" a orig. colocando junto a "bolacha" d borracha q separa as 2 metades uma "bolacha" d alumínio, bronze, teflon ou polipropileno c/ os furos justos ñ permitindo o mov. d giro entre as 2 metades e somente o mov. q a peça tem q ter q é afastar/aprox. uma da outra.

Não pretendo mudar o sist. ñ, ainda + agora q está tudo "em cima".

Acho q vale p/ quem faz trilha HARD e fica FORÇANDO a direção o tempo todo nas erosões e etc.
    Eu ñ forço a direção! Dá uma dó qdo ouve o barulho da cx./bomba chiando, prefiro ir manobrando devararinho e virando devagar ou usar uma picareta...

Segue foto do disco flex. dir. e o link c/ foto em outro ângulo
    Anexo 396956

Junção Elástica Direção Troller - Disco Flexível Cardan - R$ 231,00 no MercadoLivre

Qlq coisa só falar.

[]´s
  • 25/02/2013, 07:12
    Horacio Teles
    Colega, a vibração e o "shimmy" ou a instabilidade direcional são coisas diferentes. A segunda deixa o carro meio bobo, geralmente associada a desgaste das buchas da Panhard ou folga no braço Pitman, por exemplo, enfim, correção de folgas de modo geral. No caso da instabilidade direcional, quase sempre tem que ficar corrigindo o volante para a garantia de percurso. Não tem nada a ver com vibração.
    Citação:

Postado originalmente por ORIONE Ver Post

Shimmy verificar:
    Buchas da panhard
    Amortecedor d direção

[]´s

• 25/02/2013, 09:33
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Horacio Teles Ver Post
    No caso da instabilidade direcional, quase sempre tem que ficar corrigindo o volante para a garantia de percurso. Não tem nada a ver com vibração.

Exatamente, isso é por conta do cáster deficiente e também devido ao sistema de montagem das barras de direção originais.

[]'s
  • 26/02/2013, 05:41
    ORIONE
    Citação:

Postado originalmente por Horacio Teles Ver Post
    Colega, a vibração e o "shimmy" ou a instabilidade direcional são coisas diferentes.

Perfeitamente!
    Talvez pq eu coloquei a sujestão p/ quem ñ consegue um lugar p/ balancear, entre a sugestão da barra d direção c/ terminal e sobre o shimmy, vc intendeu errado! Por isso q logo abaixo coloquei Shimmy verificar:... + ñ associei o shimmy c/ vibração!
  • 26/02/2013, 10:58
    Sandrãobh
    O meu dava uma vibração no volante ao passar em imperfeições na pista, era uma bucha da panhard, troquei e tá beleza. E olha que não estava tão ruim, disse o meu meca....
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:54.