Postado originalmente por
rodrigot4
José Henrique,
Como vc, também tive muitas dúvidas e ainda as tenho, mas com menos ansiedade, já que discuti muito sobre bloqueios no fórum e fora dele.
Aprendi que bloqueio selecionável realmente é mais seguro, apesar de depender de vc pra funcionar direito (mas que funciona, isso funciona; funciona tanto, que pode quebrar suas homo ou seus semi-eixos fácil, fácil). Agora, se é melhor que um 100%, isso ainda não sei (pra falar a verdade ainda nem consegui responder pra mim mesmo o que seria "ser melhor"). Pra responder à esta pergunta, pelo menos outras duas devem ser respondidas: uso do carro diário ou só em trilhas? pé pesado ou tocada leve ?
O que eu ouvi e o que li é que kaiser no eixo traseiro realmente funciona, mas faz barulho sim e o pior, altera sua forma de dirigir, sim. (Bem menos que os antigos e conhecidos bloqueios 100%).
ARB dá manutenção, mas coisa boba e barata de resolver. É o mais falado dos bloqueios, acredito que o mais antigo e, por isso, sua boa reputação.
Macrotorque muita gente em BH usa e muita gente em BH quebra (uns acham que é o bloqueio que quebra, mas na verdade são os semi-eixos e , talvez, por culpa dos pilotos). Manutenção do macrotorque acredito que seja o cabo. Mas eu acho um bloqueio caro, assim como o Kaiser, pelo que oferecem.
Retirar o bloqueio parcial que vem no eixo traseiro do Troller (LSD) e transferí-lo pra frente é tranquilo, seguro e não vi relatos muito negativos (não bloqueia quase nada, mas ajuda).
Achei, após muito pesquisar, um equilibrio entre preço, qualidade e robustez. Comprei um OX Locker, bloqueio selecionável, a cabo, com algumas vantagens :
1- alavanca de acionamento pequena e assim pode ficar ergonomicamente posicionada, facilitando o uso constante (liga/desliga), como deve ser um bloqueio selecionável.
2- cabo de altíssima qualidade e resistência, assim como o bloqueio
3- A tampa do diferencial já vem ultra resistente, ajudando a conferir mais resistência a todo o conjunto diferencial (pelo menos foi assim que eu entendi a explicação)
Espero ter ajudado,
abrs