
Postado originalmente por
Jorgao
Na verdade Walter, seu posicionamento reflete justamente o que falei em comentários anteriores.
Isso só vai mudar quando um engenheiro mecânico, com bolsa CNPq nível PQ-SR conseguir explicar para um mecânico com nível fundamental incompleto que os processos de fabricação evoluíram, que peso, não é sinônimo de resistência e que não seria surpreendente existir uma correia dentada, corrente, blocos de alumínio, entre outros que irão durar mais que uma engrenagem ou peças de um motor fabricado/projetado em 2000, 90s, 80s ou 70s onde os métodos eram simplesmente grosseiros e as peças possuíam altíssimos índices de falhas. Que se houvesse internet altamente difundida na época, com fóruns como esse, seria uma chuva de reclamações sobre diversos motores e projetos ditos como "simples e robustos". De fato, isso não ocorrerá. Vai demorar pra eu entrar numa oficina aqui no Brasil e ver o que vi na Europa e EUA.
Além do mais, o brasileiro prefere acreditar que nossos filhos estudam 5 anos de engenharia mecânica, fazem mestrado, doutorado, se tornam pesquisadores em instituições renomadas na área e desenvolvem produtos com obsolescência programada pra serem usados numa terra plana.
Torço para que um brasileiro, quem sabe a CAB, preencha o nicho do Troller com um projeto elétrico e revolucionário, que com certeza será muito criticado, mas quem sabe um dia aqui, a ciência prospere e conquiste o brasileiro...