Olá, amigos!
Vou contar um breve relato antes de chegar no ponto principal.
Possuo meu troller há 4 anos e é meu carro do dia a dia e para viagens...
Como sabem o carro é ótimo, estaciona em qualquer lugar, o meu pelo menos tem consumo muito bom (9/10km/l), manutenção dele é muito menor que o Focus que eu tinha e o ix35 da esposa... Mas infelizmente no engarrafamento o pézinho esquerdo pena. Principalmente no final do dia quando já está cansado e querendo voltar logo para casa.
Dias atras fui com minha mae na Renault levar o Logan (que eu achava que era automatico) para fazer revisão. Chegando lá vi ele falando que na verdade o carro era "automatizado", que ele tinha todo o sistema de um carro com embreagem normal, mas que tinha um outro sistema que lia as velocidades do carro e mudava a marcha automaticamente.
Na hora já pensei que isso poderia ser feito entao num carro manual e automatiza-lo. Mas pesquisando na internet, vi que não era só comprar um sistema e instalar, na verdade é inviavel isso.
MAS acabei vendo um vídeo no youtube de uma embreagem automatizada, que é usada geralmente por deficientes, que consiste num sistema de sensor que quando vc coloca a mao sobre a manopla do cambio, ele abaixa a embreagem automaticamente e vc pode alterar a marcha sem precisar colocar o pé na embreagem. Esse sistema vc pode tanto deixar na embreagem automatizada, cmoo também pode deixar original, só desligar uma chave
Achei isso muito interessante, mas pelo que vi, não tinha nenhum carro Diesel com esse sistema, só carros menores gasolina.
Queria saber se alguem conhece esse sistema, já viu em algum lugar, tem um conhecimento mais profundo sobre isso, se compensa pesquisar isso para colocar no troller...
Vou deixar o vídeo para quem ainda nao viu esse sistema.