Postado originalmente por
Walter da Camper
Eu também tinha essa cisma com eletrônica embarcada. Sempre fui adepto dos motores mecânicos e tive Bands e outros 4x4 desde 1992.
Depois de muito estudar sobre o sistema common-rail, tomei coragem e comprei um Troller 2010.
O motor 3.0 do Troller 2006 a 2011/12 é um dos mais simples no quesito eletrônica. Ele tem poucos sensores e apenas 2 deles são vitais para o funcionamento do motor: o sensor de rotação e de fase do comando. Qualquer outro sensor que falhar colocará o motor em modo de segurança (limitando a RPM), permitindo continuar andando em baixa velocidade.
Os motores diesel pós 2012 (Euro IV) são bem mais complexos, com sistema EGR, turbina controlada eletronicamente, etc.
O preço dos modelos 2005 é bem inflacionado por ser o último mecânico e, com um pouco mais de grana dá para comprar um 2007 ou 2008 em bom estado de conservação.
Pode ir sem medo.