Postado originalmente por
AlisonMT
Olá pessoal, depois de algum tempo de troller 2.8, tendo ficado na mão uma única vez, estou prestes a adquirir um 3.0. Fui fazer manutenção do meu 2.8 e tive a surpresa de ver um troller 2006 3.0 com 428 mil kms rodados e todo cheio de lama na oficina. Não pude de deixar de perguntar ao mecânico sobre o jipe. E para minha surpresa, esse 2006 estava em perfeito estado, fazendo apenas troca de óleo lá e o mecânico cuida do mesmo desde quando ele tinha 50 mil kms rodados quando o cliente o adquiriu.
Insisti no papo com o mecânico sobre confiabilidade, durabilidade e robustez em comparação com o motor 2.8 e me surpreendi com as respostas. Este mecânico, também bombista certificado pela bosch, trabalha tanto com a injeção mecânica como com common rail, e foi muito enfático ao comparar ambas tecnologias. Em grande parte, a confiabilidade, durabilidade e robustez são as mesmas, mas a balança tende a ser mais vantajosa do lado common rail, para minha grande surpresa. Sem muitas firulas, tive a oportunidade de ver inclusive um manual de serviço de diagnóstico de falhas de ambos os motores do troller na oficina e por exemplo, para um problema como "motor não liga", o MWM 2.8 tem 17 causas prováveis contra apenas 12 possíveis no NGD 3.0. Como passei por esta situação em trilha com o 2.8, foi o que mais me chamou a atenção. Deixo registrado aqui minha surpresa!
Abraços em todos e apesar de estar um pouco atrasado em me surpreender com uma tecnologia de 13 anos atrás no nosso país (muito mais considerando o tempo que está na Europa), nunca é tarde pra mudar de opinião!