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Programa de redução de peso TGV 3.2 2013

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  • 27/03/2015, 19:11
    William Bescro
    Citação:

    Postado originalmente por mclaren97 Ver Post
    Eduardo, vc tem razão, pode ser um aborrecimento.

    Alguns carros importados vem com pneu estepe tipo "linguiça" exclusivamente para ir até um reparador e sem ultrapassar 70 km/h...
    Obviamete que, para um Jeep, talvez seu uso não seja muito recomendado, mas partindo do princípio do (PRP), é uma boa alternativa para, além da redução, não ficar sem um estepe e levar multa ou até mesmo uma apreenção...
    O que acham ????
    Abç!
  • 27/03/2015, 19:14
    Francisco Gefferson
    Citação:

    Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Robustez não é de graça...

    De fato robustez não vem à toa. Porém, com pesquisa e engenharia de ponta é possível fazer o Troller tão robusto quanto ele é, sem esse exagero de peso e sem custos elevados.
    Existem empresas que desenvolvem softwares específicos para os diversos ramos de engenharia. Por exemplo, para se dimensionar um chassi de carro, utilizando-se o mínimo de aço e obtendo-se o máximo de rigidez e resistência.
    Usar como desculpa a robustez para não se investir num projeto moderno, só aqui no Brasil que os consumidores acreditam nisso.

    Gefferson (Troller 2009/2010)
  • 27/03/2015, 21:42
    homerohermida
    Citação:

    Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Robustez não é de graça...

    Ajudei a instalar um guincho numa Hilux 2014 e pude notar que o chassis de e ter uns 1,5 mm de espessura enquanto o Troller de e ter uns 5,5mm... Fora mais um eixo rígido, etc...
  • 28/03/2015, 20:15
    eduardodesaa
    Mclaren, blz
    Deve ficar massa o jipe sem o banco de trás... Fica tipo uma defender 90 e com um bagageiro show de bola... Nesse caso da de fazer um tapete bem grande pra ficar padrão hehe

    Abraço
  • 28/03/2015, 21:24
    mclaren97
    Citação:

    Postado originalmente por eduardodesaa Ver Post
    Mclaren, blz
    Deve ficar massa o jipe sem o banco de trás... Fica tipo uma defender 90 e com um bagageiro show de bola... Nesse caso da de fazer um tapete bem grande pra ficar padrão hehe

    Abraço

    Eduardo, dá uma olhada nos tapetes em www.jeep4x4center.com. A loja é na Flórida. Eles simulam a banda de pneus!
  • 28/03/2015, 21:31
    mclaren97
    Citação:

    Postado originalmente por mclaren97 Ver Post
    Salve Fábio,

    O compressor é um destes pequenos automotivos, ligado à uma tomada 12V do jipe. É pequeno, barato e leve. Embora eu não tenha aferido a pressão, ele consegue empurrar ar bastante para por o carro de volta em movimento, embora demore um pouco. Não acoplei reservatório. Não sei como ele se comportaria com os 33, mas acho que a partir desta medida um compressor mais forte seria razoável.
    Abç

    Fábio, hoje cronometrei o tempo que o compressor (Schullz) leva para encher o estepe original de 0 - 20lbs. Foram 3min 20seg. Perecebi que ele continuaria a encher, mas não vi motivo para forçar a máquina. Esta pressão me leva a qq lugar.
    Abç
  • 28/03/2015, 22:04
    homerohermida
    1 Anexo(s)
    Mais uma idéia para eliminar o estepe: comprei este kit de reparo de pneus no Walmart dos EUA. Vem com todas as ferramentas e macarroēs. US$7.00
  • 28/03/2015, 22:37
    jipeiroMT
    Citação:

    Postado originalmente por Francisco Gefferson Ver Post
    De fato robustez não vem à toa. Porém, com pesquisa e engenharia de ponta é possível fazer o Troller tão robusto quanto ele é, sem esse exagero de peso e sem custos elevados.
    Existem empresas que desenvolvem softwares específicos para os diversos ramos de engenharia. Por exemplo, para se dimensionar um chassi de carro, utilizando-se o mínimo de aço e obtendo-se o máximo de rigidez e resistência.
    Usar como desculpa a robustez para não se investir num projeto moderno, só aqui no Brasil que os consumidores acreditam nisso.

    Gefferson (Troller 2009/2010)

    Francisco, só em carroceria de fibra, 2x eixo rígidos e a diferença de peso dos chassis, o troller já vai ser mais pesado que uma porção de SUV de 7 lugares. O novo troller está com a mecânica da ranger, logo seu peso é próximo dela, a não ser pela carroceria de fibra (mais pesada e infinitamente mais resistente) e eixo rígido dianteiro.
  • 29/03/2015, 00:28
    pedro bonadio
    Você eliminando peso em grande escala(+100kg), afeta toda a dinâmica vertical e axial do veiculo.

    Ganha-se de um lado e perde-se em outro. De nada adianta diminuir peso para diminuir o momento que a capota de 70kg cria sobre o Roll Center do carro e tirar 200kg e fazer com que as molas comprimam menos com o peso suspenso e levantem o carro em 2" (número fictício) o que levantaria o C.G., consequentemente o C.M. e o C.R.. Não digo que isso seja um problema de alto fator, até porque não está quantificado, mas é um exemplo.

    Portanto, o ideal é ter em vista um projeto, substituir as proteções de aço por alumínio seria interessante, porém caro; diminuir os parachoques e fazê-los de alumínio também é opção; recortar para-lamas e usar para-lamas de algum polímero leve e flexível, assim seria possível abaixar o veículo sem perder up-travel e usar molas menos rígidas; trocar vidros por policarbonato; trocar bancos originais por bancos de competição com menor peso e conforto; trocar volante; aliviar massa inercial: cardan de material melhor e dimensões menores, uso de cruzetas convencionais ao invés das CV; eliminação do rock-slider/estribo; uso de amortecedores de competição; dispensar sistema de som; entre outros opções. Não existe almoço grátis, logo perderá em conforto e ganhará em comportamento (frenagem, aceleração, retomada, consumo); aumentar diâmetro de pneus compensando com tamanho de rodas (Existem rodas de aço mais leves que de liga de alumínio e em certos casos é mais leve usar uma roda de aro maior com pneu com menos borracha lateral).

    Uma ideia que seria bem vinda para o Troller seria uma melhora aerodinâmica. Por exemplo, aquele spoiler lá atrás gera downforce. A adoção de um capô com certos vincos poderia direcionar o ar de forma que melhorasse a fluidez do sistema.
  • 29/03/2015, 16:44
    mclaren97
    Citação:

    Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Mais uma idéia para eliminar o estepe: comprei este kit de reparo de pneus no Walmart dos EUA. Vem com todas as ferramentas e macarroēs. US$7.00

    Homero, uso exatamente um deste tipo "a bordo". Funciona muito bem.
  • 29/03/2015, 18:28
    mclaren97
    Bonadio, você é engenheiro e nada como uma cabeça matemática para por as coisas em seu devido lugar! Eu sou médico, Matemática não é meu forte, embora sempre tenha adorado a Física. Me corrija se eu estiver errado, mas creio que não é possível se retirar massa acima do CG e ainda assim elevá-lo em um objeto. imagino que mesmo que ocorra uma elevação do jipe pela redução de peso, se a redução tiver se dado às custas de peso acima do CG, ela não excederá o efeito benéfico da redução de inércia do peso lá no alto, como no caso do teto.

    Algo que vc menciona e que penso melhoraria muito o comportamento do jipe em trilhas de média e alta, mas não para subir pedras, seria passar à rodas 18" com pneus série 60. O peso certamente seria menor e o diâmetro final próximo das rodas 15" com pneus 75 = melhor aceleração e comportamento da suspensão
    Abraço
  • 29/03/2015, 19:48
    pedro bonadio
    A elevação do CG é acarretada indiretamente pela retirada de peso, pois a retirada de peso faz com que a mola ceda menos e eleve toda a massa suspensa (tudo acima do chassi), a elevação desse setor leva o CG pro alto, juntamente com o Centro de Massa e consequentemente o Instant Center, Roll Center, etc... Como eu disse, não estou dizendo que isso seria um ponto fatal do projeto, até porque tem gente ai que coloca molas de 3" mais Body Lift de 2" e acha que andar nas alturas é legal... Mas pensando em otimizar desempenhos, que é onde entra a engenharia especificamente automobilística, qualquer variação é estudada. Você pensou no objeto encostado ao chão, assim, retirando massa de cima do CG logicamente não irá elevá-lo. Mas nesse caso, você está eliminando massa suspensa, e essa massa está suspensa por uma mola que tem variação de comprimento com um certo carregamento agindo sobre ela, se você diminui o carregamento, a variação do comprimento diminui, isso segue a lei de Hooke (Força = Constante da mola x deformação/variação).

    Em relação ao conjunto pneu/roda, é um dos aspectos que mais ganharam importância nas últimas décadas no meio automobilístico e se houvesse oportunidade de ao menos pesar conjuntos, por exemplo (255/75R15 montados nas rodas originais vs 275/60R18 com rodas 18x7 de liga).
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