x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
  • #13



    Aproveitando o tópico, quero fazer uma pergunta de leigo: se esse motor tiver trabalhando redondo e entregando o bom torque de baixa que lhe é peculiar, qual a real necessidade de se eliminar a EGR?
    Troller 2015 - New!
    Ex: Troller 3.2 TGV.



  • #14
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Em baixas rotações, a EGR abre-se para permitir que parte dos gases de escape retornem para a admissão, reduzindo a quantidade de oxigênio na câmara de combustão, o que faz diminuir as emissões.

    Acredita-se que fazer o motor engolir fuligem de escapamento não é uma coisa muito saudável, podendo reduzir a vida útil, o rendimento do motor e até piorar o consumo. Por isso fecha-se a recirculação dos gases tamponando os dutos da EGR.

    Citação Postado originalmente por Ricardo Filho Ver Post
    Aproveitando o tópico, quero fazer uma pergunta de leigo: se esse motor tiver trabalhando redondo e entregando o bom torque de baixa que lhe é peculiar, qual a real necessidade de se eliminar a EGR?

  • #15
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Colega JipeiroMT, talvez eu tenha exagerado quando falei 10 anos deveria ter dito 15 ou 20. Mas não disse que seria os mesmos proprietários (o texto fala "novos proprietários").
    Walter, concordo com você sobre o 3.2 TGV. Mas, aí temos um problema diferente. São poucos carros rodando com o motor, logo, poucas pessoas conhecerão e poucas peças de reposição obviamente.

    Sobre o motor disparar, isso é um problema mecânico. Adivinha qual é a maior causa que faz um motor a diesel disparar? Má regulagem da bomba injetora mecânica! É a situação mais comum! Por isso, é muito mais difícil acontecer isso num diesel eletrônico. Pode acontecer devido a desgaste no motor ou veículos que ficam tempo demais sem uso, mas é bem raro.

    Sobre confiabilidade e facilidade de reparo, qualquer veículo a diesel atende bem esses requisitos, seja mecânico ou eletrônico.

    Mas, apesar de serem muito confiáveis e extremamente mais duráveis e menos suscetíveis a problemas, quando nos deparamos com um problema de injeção num veículo a diesel, acabou a facilidade do reparo, seja ele uma bandeirante de 1990 ou um troller 2015. Pra se ter um veículo que seja sempre "conserto eu mesmo" só um fusca, e olhe lá. As oficinas a diesel chamam bombistas especializados para mexer nos veículos, seja ele qual for. Eu mesmo já fiquei na mão 2 vezes com um veículo a diesel mecânico. Na primeira, a bomba injetora jorrou todo o diesel no chão. Não passava nada nela, só caía no chão. Na segunda, fiquei por causa da solenóide (Troller 2.8) - o veículo não era meu e esse mesmo veículo precisou fazer a bomba aos 350 mil km +- e o total foi R$ 9000.

    Se checar em qualquer loja que trabalhe com peças verá a diferença de preço:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-28-turbo-_JM


    Bloqueio EGR - 3.2 TGV-bomba2.8.jpg


    Uma bomba de alta pressão eletrônica nova tem pra vender à R$ 4500 e dura mais que uma mecânica, sem desregular de 50 em 50 mil km. Ela realmente também estraga com um diesel com água por exemplo, mas são 2 peças só, e não quase 20 como uma mecânica. Agora, essas 2 peças, custam quase metade do preço da bomba nova, que na minha opinião não está alto.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...eletronica-_JM

    A razão dos preços da bomba mecânica estarem mais caros é a falta de peças no mercado. Daqui a pouco, só encontrará no paralelo e acabou a confiabilidade. Veículos com bomba mecânica estão em extinção. Igual os carburados. Os caminhões que enfrentam os lugares mais inóspitos do nosso país e precisam de bombistas e mecânicos que conheçam os novos sistemas, já são eletrônicos. Um bombista em um lugar inóspito, pode não ter uma bancada de testes, mas pode colocar um sistema eletrônico pra funcionar em modo de segurança, com menos 1 cilindro, 1 bico ou que quer que seja, ou mesmo sem a bomba d'água e o veículo não danificará o motor como um motor mecânico faria e sairá da situação de emergência. Esses motores, principalmente os de 2005 a 2012, de preferência sem EGR, são o melhor uso de tecnologia útil e simples. Os novos agora tem a preocupação com o meio ambiente, mas também entregam mais torque e potência. Na minha opinião, não há nada o que se temer, nem agora, nem daqui a 20 anos. Daqui a 20 anos, você terá trocado relês, um ou outro fusível, e se tiver muita falta de sorte, um sensor qualquer. E no caso dos novos, terá a manutenção do DPF, que hoje em dia seria realmente caríssima.

    O meu, com quase 10 anos de uso, em ambiente extremamente hostil nunca trocou nada além de relê e fusível - alguns por oxidação de água, pois embora a caixa seja debaixo do painel no troller (protegidíssima), já ocorreu situações de eu inundar o veículo por dentro até a altura dessa caixa. E isso causou oxidação nos relês que foram molhados.

    Em 10 anos, o que gastei com eletrônica e elétrica foi R$ 8,00. Foi o preço de uma cartela de fusível e um punhado de relês.

    E sobre ter veículos velhos, é complicado. Por exemplo, tive uma Bandeirante e muitas peças não existem mais originais. As peças do mercado paralelo são baratas, mas infelizmente com qualidade muito inferior. Fica inviável confiar num veículo assim para fazer expedições. Enfrentei diversos problemas com a qualidade do mercado paralelo. As empresas, infelizmente, só são obrigadas a nos fornecer peças durante 10 anos. Ou seja, um troller 3.0, terá peças fornecidas até 2022. Após isso, vai ficar igual minha antiga Bandeirante: Ou toda remendada e adaptada ou com peças paralelas de péssima qualidade. Não é a toa que diversos expedicionários já trocaram Bandeirantes e Defenders por picapes a diesel de anos de 2006 a 2012 ou SUVs a diesel como SW4 e XTerra, mesmo com algumas tecnologias e acessórios inúteis e muitas vezes prejudiciais para um uso expedicionário nesses carros.

    Walter, também adoro montar veículos. Um dia tomo coragem de fazer isso. Mas, sem dúvida alguma, jamais andaria para trás, a não ser que não encontrasse um bom negócio ou tivesse problema de grana para comprar uma sucata, mas, faria como o Londrinense aqui do fórum e outros que colocaram mecânicas mais robustas e mais modernas em veículos antigos:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ru...uma-f75-7.html (Diário de uma F75)

    Eaí? Essa camper aí com um motor de Triton 3.2 ou Ranger 3.2 ia ficar simplesmente animal Walter.

    Um abraço!

  • #16
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,389
    Agradecimentos: 144
    JipeiroMT, entendo que temos que nos render as novas tecnologias, inclusive em veículos, sendo que para uso no dia a dia, tenho uma Frontier Attack 2012, 4x4, comprada okm, atualmente com 55.000 mkm, toda "eletrônica", e não tive nenhum problema até agora, andando normalmente.
    Mas para uso em trilhas pesadas, prefiro minha band totalmente mecânica, e que se alguém, no meio do mato, me "furtar" todos os fios dela, o alternador, motor de partida e bateria, com um tranco de um metro eu faço ela pegar e vou até em casa normalmente.
    Já vi em trilhas motores a gasolina e diesel, com combustível e todos os "plugs" em seus devidos lugares, não dar a partida de jeito nenhum, tendo de ser rebocados para fora como um peso morto.
    Se tiver que revisar a bomba da band com 50.000km, não tem problema, há uns seis meses, troquei os bicos, revisei a bomba e regulei as válvulas, sendo que conta ficou em torno de 1.100,00 Reais.

    Esse motor pode dar problema tb no meio do mato, mas se um veículo eletrônico arrancar um fio em uma trilha, fica todo mundo olhando para o motor mas ninguém consegue consertar.

    Um abraço.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #17
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Jipeiro MT, talvez um dia eu repotencie a Camper ou construa um protótipo usando os motores sugeridos pelo colega, mas só depois que fabricarem no Brasil um módulo de gerenciamento do common-rail em que eu tenha total controle dos parâmetros de funcionamento, tipo os Pandoo e Fueltech que existem para ciclo otto.
    Sem isso, eu teria que usar o painel da triton que não combina com meu carro, ou instalar o air bag da Ranger, sem os quais o módulo não deixa esses motores sequer darem partida.

    De uma lida nesse relato e veja a canseira que esses mecânicos levaram, mesmo sendo bons profissionais da área.

    http://www.oficinabrasil.com.br/foru...rbag-problemas

    Abçs.
    4X4 Brasil

  • #18
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Jipeiro MT, talvez um dia eu repotencie a Camper ou construa um protótipo usando os motores sugeridos pelo colega, mas só depois que fabricarem no Brasil um módulo de gerenciamento do common-rail em que eu tenha total controle dos parâmetros de funcionamento, tipo os Pandoo e Fueltech que existem para ciclo otto.
    Sem isso, eu teria que usar o painel da triton que não combina com meu carro, ou instalar o air bag da Ranger, sem os quais o módulo não deixa esses motores sequer darem partida.

    De uma lida nesse relato e veja a canseira que esses mecânicos levaram, mesmo sendo bons profissionais da área.

    http://www.oficinabrasil.com.br/foru...rbag-problemas

    Abçs.
    Walter, acho que eu já tinha lido esse tópico. Você vê que o problema era extremamente simples. Com todo respeito aos reparadores, foi tremenda falta de preparo. Aterramento do módulo do airbag? Talvez anteriormente isso não causaria a falta de partida nas rangers. Deve ter sido incluído agora, e se for verdade, estão desculpados os reparadores. E concordo plenamente com essa inclusão, pois imagino a indenização em caso de um acidente envolvendo uma ranger 0 km que não teve o airbag acionado, pois o aterramento não estava bom. Imagino que isso tenha pegado os reparadores de surpresa. Agora, se as rangers antigas, já tinham essa verificação, foi uma tremenda mancada deles. Ou não, talvez os caras estivessem atualizados e deram a mancada. Esse tipo de coisa acontece: Quanto mais se estuda, mais chifre em cabeça de cavalo se vê. E problemas simples podem ser transformados em problemas complexos. Depois a gente rir e amadurece com as experiências. Muito bom esse tópico do oficinabrasil. Duvido que vão dar essa mancada de novo! kkkkk

    E sinceramente, sistemas airbag, abs e derivados, jamais deveriam ser inclusos em veículos que são utilizados em fora de estrada. Mas, a legislação não é racional... fazer o que!? Um veículo usado em fora de estrada jamais poderá contar com a eficiência desses sistemas quando precisar, ainda mais levando-se em conta a total descaracterização do veículo por esse público e eximição de culpa da montadora, obviamente.

  • #19
    Usuário
    Entrada
    17/07/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    31
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, resumindo a hst...
    Devo ou não colocar o bloqueio do EGR? Se sim, coloco a placa com o furo ou sem o furo?
    Abraço

  • #20
    Usuário Avatar de Sandrãobh
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Poraí/MG
    Idade
    54
    Posts
    974
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por eduardodesaa Ver Post
    Pessoal, resumindo a hst...
    Devo ou não colocar o bloqueio do EGR? Se sim, coloco a placa com o furo ou sem o furo?
    Abraço
    Na boa? Coloca, é só uma flangezinha.... Coloca totalmente tampada, se der um b.o, faz um furo nela com uma brca digamos de 4 mm, deu zebra? Vai aumentando para 5,6,... e vendo os resultados!!! Adaptação é assim... no começo alguém tem de sofrer!!! Se de tudo não der certo, retorna ao original, mas pelo menos , vc tentou e tira o grilo da cabeça!!!

    abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

  • #21
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    JipeiroMT, entendo que temos que nos render as novas tecnologias, inclusive em veículos, sendo que para uso no dia a dia, tenho uma Frontier Attack 2012, 4x4, comprada okm, atualmente com 55.000 mkm, toda "eletrônica", e não tive nenhum problema até agora, andando normalmente.
    Mas para uso em trilhas pesadas, prefiro minha band totalmente mecânica, e que se alguém, no meio do mato, me "furtar" todos os fios dela, o alternador, motor de partida e bateria, com um tranco de um metro eu faço ela pegar e vou até em casa normalmente.
    Já vi em trilhas motores a gasolina e diesel, com combustível e todos os "plugs" em seus devidos lugares, não dar a partida de jeito nenhum, tendo de ser rebocados para fora como um peso morto.
    Se tiver que revisar a bomba da band com 50.000km, não tem problema, há uns seis meses, troquei os bicos, revisei a bomba e regulei as válvulas, sendo que conta ficou em torno de 1.100,00 Reais.

    Esse motor pode dar problema tb no meio do mato, mas se um veículo eletrônico arrancar um fio em uma trilha, fica todo mundo olhando para o motor mas ninguém consegue consertar.

    Um abraço.
    Entendo a sua desconfiança e receio. Porém, mais de 99% dos jipeiros não possuem mais essa desconfiança. Alguém que vai lhe arrancar alternador, bateria, (fios!?), e o que mais quer que seja, pode ter certeza, não vai esquecer de arrancar as 5 rodas e deixar o jipe em cima de um toco também. Não faz sentido essa preocupação. E pra arrancar fios a esmo, só num veículo sem manutenção nenhuma, bem ferrado e sem cuidado. E ainda sim, mais fácil arrancar uma mangueira qualquer do motor do que um fio. E pelo menos, a julgar pelos trollers, gasolina ou diesel, novo ou velho, são muito poucos fios comparado a simplesmente qualquer outro veículo com o mínimo de elétrica da década de 90 pra cá.

  • #22
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    JipeiroMT, o colega se referia à possibilidade de um fio ser arrancado acidentalmente por galho, ou qualquer enrosco comum em determinado tipo de trilha. Não tem a ver com roubo ou sabotagem.

    No final das contas, off-road é paixão e por isso nem sempre a lógica prevalece. Cada um tem suas cismas e preconceitos mecânicos. Uns são fruto de experiência própria ou adquirida de terceiros, outros são meramente ideológicos.
    Tratando-se de veículo de curtição e não de trabalho, cada sujeito tem o direito de escolher aquilo que o faz sentir melhor, ou mais seguro. É natural que aqueles que adquiriram a mania de fazer manutenção e adaptação por conta própria prefiram lidar com equipamentos dos quais tem o domínio do funcionamento.
    Um dia faço um curso de common-rail, compro um scanner, uma caixa de sensores e aí mudo de opinião.

    Grande abraço.


    Citação Postado originalmente por jipeiroMT Ver Post
    Entendo a sua desconfiança e receio. Porém, mais de 99% dos jipeiros não possuem mais essa desconfiança. Alguém que vai lhe arrancar alternador, bateria, (fios!?), e o que mais quer que seja, pode ter certeza, não vai esquecer de arrancar as 5 rodas e deixar o jipe em cima de um toco também. Não faz sentido essa preocupação. E pra arrancar fios a esmo, só num veículo sem manutenção nenhuma, bem ferrado e sem cuidado. E ainda sim, mais fácil arrancar uma mangueira qualquer do motor do que um fio. E pelo menos, a julgar pelos trollers, gasolina ou diesel, novo ou velho, são muito poucos fios comparado a simplesmente qualquer outro veículo com o mínimo de elétrica da década de 90 pra cá.

  • #23
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    JipeiroMT, o colega se referia à possibilidade de um fio ser arrancado acidentalmente por galho, ou qualquer enrosco comum em determinado tipo de trilha. Não tem a ver com roubo ou sabotagem.

    No final das contas, off-road é paixão e por isso nem sempre a lógica prevalece. Cada um tem suas cismas e preconceitos mecânicos. Uns são fruto de experiência própria ou adquirida de terceiros, outros são meramente ideológicos.
    Tratando-se de veículo de curtição e não de trabalho, cada sujeito tem o direito de escolher aquilo que o faz sentir melhor, ou mais seguro. É natural que aqueles que adquiriram a mania de fazer manutenção e adaptação por conta própria prefiram lidar com equipamentos dos quais tem o domínio do funcionamento.
    Um dia faço um curso de common-rail, compro um scanner, uma caixa de sensores e aí mudo de opinião.

    Grande abraço.
    Eu entendi walter. Só que pra arrancar um fio do motor só se o galho tiver vida e poderes do homem elástico hehe. Além do mais, vai precisar ser um tronco, pois não existe "fio" solto num veículo em condições normais e sim um chicote com conduíte e enrolado com fita isolante que é muito mais difícil de arrebentar que uma mangueira de silicone ou lona presa com abraçadeira. Se quebrar alguns fios de um chicote desses, o veículo entra em modo de segurança, não para. E 99% dos casos o modo de segurança deixa o veículo dentro da faixa de torque, ou seja, numa trilha, em reduzida, você não tem perda de desempenho. Mas, só atingir o chicote com um galho, é algo absurdo demais, só de abrir o capô você vê que não existe essa possiblidade.

    E não precisa de "caixa de sensores". Você dificilmente trocará um sensor. Mas, se quer ter de reserva, são em torno de 6, e vende em qualquer esquina. Sendo que são do mesmo tipo que equipam qualquer veículo que tenha um marcador de temperatura no painel, velocímetro e conta-giros.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo bloqueio Kaiser 100% e bloqueio Enfer 75%
      Por Paulo Martins no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 16
      Última resposta: 28/10/2014, 20:56
    2. bloqueio diferencial troller eaton truetrac,ótimo bloqueio
      Por AMGOLDONI no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 16
      Última resposta: 13/02/2013, 15:13
    3. Duelo entre 4x2 com bloqueio e 4x4 sem bloqueio
      Por iNsAnE no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 25
      Última resposta: 13/11/2012, 07:51
    4. Bloqueio arb
      Por MARCELO T4 no fórum Troller
      Respostas: 15
      Última resposta: 10/09/2010, 15:07
    5. Bloqueio ARB
      Por Eliseu no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 15
      Última resposta: 01/09/2006, 21:14

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade