Caros,
Em outubro de 2013 Peguei um Troller 3.0 2011/2012, o último 3.0 que saiu. Estava com 12.900 km; o antigo dono tinha feito as revisões de 5 e 10 mil km na concessionária e o carro estava na garantia até agosto desse ano.
As revisões na concessionária são brultamente caras - a de 30.000 km me custou pouco mais de 2.000 reais. Sem condições; uma classe E ou série 5 tem revisões mais baratas.
Para agravar mais ainda, devo ser um dos foristas que mais roda com o jipe: 3600 km por mes, e em alguns, chego a bater 5.000.
O que estou pensando em fazer, para estancar esse sangramento na carteira:
A cada 5.000 km:
> Troca somente de óleo (uso o Rimula RT4X 15W40)
> Graxa no cardã. A concessionária cobra 70 reais pra empastelar seu cardã com graxa azul de quinta categoria. Comprei uma engraxadeira manual por 30 reais e uma lata de Molykote (melhor graxa que existe) por outros 30 reais. É super fácil fazer, desde que você não se importe de engraxar até o cabelo, pqp. A lata rende 1 engraxada nos dois cardãs + 3 somente no cardã traseiro.
A cada 10.000 km:
> Mesmas coisas dos 5.000 km;
> Troca de filtro de ar, de óleo e de diesel, em casa.
> Rodízio e balanceamento (como não faço uso abusivo em trilhas, meu Troller simplemente não desalinha nunca)
> Conferência da folga dos rolamentos dianteiros e regulagem se necessário (pra quem não sabe: esse procedimento evita que o rolamento estrague em 30.000 km)
A cada 30.000 km:
> Revisão na concessionária, onde fazem as mesmas coisas das revisões anteriores + troca dos fluídos de câmbio, difrenciais e caixa de transferência + reaperto geral da suspensão. Não troco a água do sistema uma vez que uso aditivo orgânico + Mocool.
Fazendo as três revisões na concessionária, gastaria mais de 5.000 reais.
Fazendo só a de 30.000, o custo cairia pra uns 3.000.
O que acham?
Como vocês fazem?
Abraço!
Martin