x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 3

Question Alternativa a Revisão na Concessionária - sugestões?

Caros,

Em outubro de 2013 Peguei um Troller 3.0 2011/2012, o último 3.0 que saiu. Estava com 12.900 km; o antigo dono tinha feito as revisões de 5 e 10 mil km na concessionária e o carro estava na garantia até agosto desse ano.

As revisões na concessionária são brultamente caras - a de 30.000 km me custou pouco mais de 2.000 reais. Sem condições; uma classe E ou série 5 tem revisões mais baratas.

Para agravar mais ainda, devo ser um dos foristas que mais roda com o jipe: 3600 km por mes, e em alguns, chego a bater 5.000.

O que estou pensando em fazer, para estancar esse sangramento na carteira:

A cada 5.000 km:

> Troca somente de óleo (uso o Rimula RT4X 15W40)
    > Graxa no cardã. A concessionária cobra 70 reais pra empastelar seu cardã com graxa azul de quinta categoria. Comprei uma engraxadeira manual por 30 reais e uma lata de Molykote (melhor graxa que existe) por outros 30 reais. É super fácil fazer, desde que você não se importe de engraxar até o cabelo, pqp. A lata rende 1 engraxada nos dois cardãs + 3 somente no cardã traseiro.

A cada 10.000 km:

> Mesmas coisas dos 5.000 km;
    > Troca de filtro de ar, de óleo e de diesel, em casa.
    > Rodízio e balanceamento (como não faço uso abusivo em trilhas, meu Troller simplemente não desalinha nunca)
    > Conferência da folga dos rolamentos dianteiros e regulagem se necessário (pra quem não sabe: esse procedimento evita que o rolamento estrague em 30.000 km)

A cada 30.000 km:

> Revisão na concessionária, onde fazem as mesmas coisas das revisões anteriores + troca dos fluídos de câmbio, difrenciais e caixa de transferência + reaperto geral da suspensão. Não troco a água do sistema uma vez que uso aditivo orgânico + Mocool.

Fazendo as três revisões na concessionária, gastaria mais de 5.000 reais.
    Fazendo só a de 30.000, o custo cairia pra uns 3.000.

O que acham?
    Como vocês fazem?

Abraço!

Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 6
    Eu faço tudo isto que você citou em casa. Super viável. A última revisão, 130.000 km, custou R$400,00 de óleos e filtros. Realmente não compensa pagar R$2000,00
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

Usuário Avatar de Sandrãobh
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Poraí/MG
    Agradecimentos: 0
    Agora que sua garantia tá acabando, dá para fazer a mais cara com um mecânico de confiança e gastar bem menos ainda!!!
    Faço isso tudo também e ainda coloquei porca de engenharia para eliminar (até agora) o problema da folga dos rolamentos!!!

abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Sandrãobh Ver Post
    Agora que sua garantia tá acabando, dá para fazer a mais cara com um mecânico de confiança e gastar bem menos ainda!!!
    Faço isso tudo também e ainda coloquei porca de engenharia para eliminar (até agora) o problema da folga dos rolamentos!!!

abç.
    Sandrão, qual o esquema das porcas de engenharia? Desconheço.

Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4

Entrada
    29/03/2011
    Local
    Poraí/MG
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Sandrão, qual o esquema das porcas de engenharia? Desconheço.

Martin
    Martin, vc retira a porca original e coloca essa porca no lugar.... Kit porca reforçada Troller. - Casa da Transmissão 4x4, troquei somente as dianteiras por enquanto, no meu jipe eram as que sempre folgavam...

abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Sandrãobh Ver Post
    Martin, vc retira a porca original e coloca essa porca no lugar.... Kit porca reforçada Troller. - Casa da Transmissão 4x4, troquei somente as dianteiras por enquanto, no meu jipe eram as que sempre folgavam...

abç.
    Pelo que eu lembro, são duas porcas e uma delas é uma "aranha" que dobra as pontas para travar no lugar. Essa porca nova substitui as duas, é isso?

Parece BEM interessante. Eu dependo MUITO do carro, pois trabalho em São Paulo e moro em Campinas, e minha namorada mora em Jarinu. Então qualquer dia de carro parado pra mim é um transtorno enorme, e o que mais tem me irritado é essa merd* de porca dianteira que tem que ficar apertando. A concessionária não faz (desmontam TUDO pra fazer e cobram o olho da cara, alegando que "não pode" só apertar - VSF), e oficina que eu confio pra fazer isso também não é a mesma que faz os serviços básicos... Enfim, se com essa porca parar de dar folga, pra mim seria uma mão na roda!!!

As porcas traseiras não abrem folga se apertadas corretamente da primeira vez. Isso é por que os rolamentos dianteiros são cônicos - a vantagem é que nas pancadas, ele distribui uma boa parte da força para o eixo/cubo ("esticando" a porca), ao invés de jogar integralmente nos roletes do rolamento. A desvantagem, como todo mundo sabe, é que a cada 10.000 km abre folga igual roda de carroça... Já os rolamentos traseiros são convencionais, retos, então não tem nenhuma força (nas pancadas) atuando sobre a porca.

abraço,
    Martin
    4X4 Brasil
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4

Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Pelo que eu lembro, são duas porcas e uma delas é uma "aranha" que dobra as pontas para travar no lugar. Essa porca nova substitui as duas, é isso?

Parece BEM interessante. Eu dependo MUITO do carro, pois trabalho em São Paulo e moro em Campinas, e minha namorada mora em Jarinu. Então qualquer dia de carro parado pra mim é um transtorno enorme, e o que mais tem me irritado é essa merd* de porca dianteira que tem que ficar apertando. A concessionária não faz (desmontam TUDO pra fazer e cobram o olho da cara, alegando que "não pode" só apertar - VSF), e oficina que eu confio pra fazer isso também não é a mesma que faz os serviços básicos... Enfim, se com essa porca parar de dar folga, pra mim seria uma mão na roda!!!

As porcas traseiras não abrem folga se apertadas corretamente da primeira vez. Isso é por que os rolamentos dianteiros são cônicos - a vantagem é que nas pancadas, ele distribui uma boa parte da força para o eixo/cubo ("esticando" a porca), ao invés de jogar integralmente nos roletes do rolamento. A desvantagem, como todo mundo sabe, é que a cada 10.000 km abre folga igual roda de carroça... Já os rolamentos traseiros são convencionais, retos, então não tem nenhuma força (nas pancadas) atuando sobre a porca.

abraço,
    Martin
    Os rolamentos traseiros são os mesmos da dianteira. Eles folgam também mas o semi-eixo preso ao cubo "mascara" um pouco a folga, segurando o conjunto na posição correta.
    Homero Hermida
    Troller 2016

Entrada
    29/03/2011
    Local
    Poraí/MG

abraço,
    Martin
    É isso mesmo, tira tudo, porca e trava aranha...tem até um jeito de ajustar que aprendi aqui no fórum... aperta a porca até travar o cubo, então volta um quarto de volta e aperta os parafusos alen da porca para travar!!! No meu deu certo!!!
    Tem de comprar a chave especial também!!!

abç.

Usuário Avatar de BrunãoM.
    Entrada
    29/10/2010
    Local
    Mirassol/SP
    Caros,

Em outubro de 2013 Peguei um Troller 3.0 2011/2012, o último 3.0 que saiu. Estava com 12.900 km; o antigo dono tinha feito as revisões de 5 e 10 mil km na concessionária e o carro estava na garantia até agosto desse ano.

As revisões na concessionária são brultamente caras - a de 30.000 km me custou pouco mais de 2.000 reais. Sem condições; uma classe E ou série 5 tem revisões mais baratas.

Para agravar mais ainda, devo ser um dos foristas que mais roda com o jipe: 3600 km por mes, e em alguns, chego a bater 5.000.

O que estou pensando em fazer, para estancar esse sangramento na carteira:

A cada 5.000 km:

> Troca somente de óleo (uso o Rimula RT4X 15W40)
    > Graxa no cardã. A concessionária cobra 70 reais pra empastelar seu cardã com graxa azul de quinta categoria. Comprei uma engraxadeira manual por 30 reais e uma lata de Molykote (melhor graxa que existe) por outros 30 reais. É super fácil fazer, desde que você não se importe de engraxar até o cabelo, pqp. A lata rende 1 engraxada nos dois cardãs + 3 somente no cardã traseiro.

A cada 10.000 km:

> Mesmas coisas dos 5.000 km;
    > Troca de filtro de ar, de óleo e de diesel, em casa.
    > Rodízio e balanceamento (como não faço uso abusivo em trilhas, meu Troller simplemente não desalinha nunca)
    > Conferência da folga dos rolamentos dianteiros e regulagem se necessário (pra quem não sabe: esse procedimento evita que o rolamento estrague em 30.000 km)

A cada 30.000 km:

> Revisão na concessionária, onde fazem as mesmas coisas das revisões anteriores + troca dos fluídos de câmbio, difrenciais e caixa de transferência + reaperto geral da suspensão. Não troco a água do sistema uma vez que uso aditivo orgânico + Mocool.

Fazendo as três revisões na concessionária, gastaria mais de 5.000 reais.
    Fazendo só a de 30.000, o custo cairia pra uns 3.000.

O que acham?
    Como vocês fazem?

Abraço!

Martin

Fala Martin!

Em abril desse ano comprei um Troller 11/11 com 24.000Km, todas revisões feitas em concessionárias a cada 6 meses e blá blá blá.... E a concessionária Troller mais perto de casa é a Trilha VIP, que fica a 220Km mais ou menos, e pra mim fica inviável ir pra lá só pro cara trocar o óleo do carro . Então levo num rapaz daqui que é especializado nisso e de minha confiança, além dele cobrar mais barato pelo serviço . Faço assim:

10.000Km ou 6 meses:
    - Troco todos os óleos, filtros, engraxamento dos bicos, cardã, cruzeta... alinhamento e balanceamento e uma pequena revisãozinha por cima pra ver se ta tudo OK.

- Antes e Depois de uma viagem/expedição:
    - Levo pra ele dar uma conferida em TUDO! Pro carro não me deixar na mão.

Meu uso é diário e expedições, e até agora é so alegria! Estou no meu 3o Troller e todos sempre fiz a mesma coisa. Inclusive já tive um igual ao seu 11/12 e rodei 20.000Km durante 1 ano e só tive problema com a embreagem, mas foi só trocar o óleo de DOT3 para DOT4 que nunca mais deu problema e que já foi providenciado no meu 11/11. Meu uso deve ser igual o seu, então amigo, relaxa! O carro te trará muitas alegrias sem margem de duvidas .

Abraço!
    Bruno.

Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por BrunãoM. Ver Post
    e só tive problema com a embreagem, mas foi só trocar o óleo de DOT3 para DOT4 que nunca mais deu problema e que já foi providenciado no meu 11/11.
    Pensei que a fábrica recomendava o DOT 4… No meu 2008 é assim.
    Homero Hermida
    Troller 2016

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. atenção com revisão na concessionária!
      Por jimenez no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/09/2016, 08:42
    2. Respostas: 3
      Última resposta: 30/07/2014, 11:04
    3. Revisão Tracker (alternativa a rede G$M)
      Por Danske no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 10/12/2011, 11:35
    4. Revisão Na concessionária ou Particular?
      Por Zi_Nammur no fórum Mitsubishi
      Respostas: 7
      Última resposta: 31/05/2010, 00:11
    5. Respostas: 12
      Última resposta: 28/03/2010, 16:47

Permissões de Postagem