Powered by vBulletin

Tampa c/ Sensor de nível Reservatório do Radiador - Troller 3.0 2010

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/07/2014, 10:32
    Giatti
    Citação:

    Postado originalmente por Edilson Ono Ver Post
    Bom dia Giatti,

    O meu troller tb e 2010 , e achei muito interessante esta solução da troca da tampa do reservatorio. Uma pergunta , como
    e o sensor desta tampa ? Vi que na tampa possui dois terminais para ser conectado ? Voce conectou como ?

    Obrigado. O meu e amarelo e o seu .......

    Edilson, beleza?

    O sensor funciona através da bóia, acho que na foto acima consegue ver, se baixar o nível ele acusa. Não entendo de elétrica, levei em uma auto-elétrica que conheço e de acordo com o eletricista é bem simples, o aviso fica via uma luz no painel e se quiser ainda pode colocar uma sirene. Fica pronto hoje, depois coloco uma foto aqui. Abraço.

    obs.: o meu é um laranja.
  • 25/07/2014, 12:25
    Martin427
    Citação:

    Postado originalmente por Giatti Ver Post
    Martin,

    Acho que deve ser porque essa ai não é original!

    Comprei essa abaixo:

    Anexo 471818

    Dados do vendedor:

    • Ewerthon Medeiros
    • 1158428746


    Comprei via Mercado Livre. Estou usando normalmente e até agora nenhum problema dela não aguentar a pressão.

    Abraço,

    Giatii,

    Poderia me passar o email do vendedor ou o link pro anúncio? Pode ser via mensagem privada se for contra as regras postar aqui.

    Obrigado!!

    Martin
  • 25/07/2014, 15:21
    Giatti
    Citação:

    Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Giatii,

    Poderia me passar o email do vendedor ou o link pro anúncio? Pode ser via mensagem privada se for contra as regras postar aqui.

    Obrigado!!

    Martin

    Martin, beleza?

    Então coloquei em uma das respostas acima o contato do cara que comprei, mas segue baixo, não sei se pode ou não colocar o link:

    Tampa Do Reservatório Com Sensor - R$ 89,99 no MercadoLivre

    Ewerthon Medeiros
    11 5842-8746
    ewerthonmedeirosilva@yahoo.com.br
  • 25/07/2014, 15:33
    Giatti
    4 Anexo(s)
    Resultado:

    Anexo 471898
    Com a tampa c/ sensor instalada/rosqueada a boia flutua e a luz fica apagada:
    Anexo 471899
    Retirando a tampa ou seja o mesmo que baixar o nível a boia baixar:
    Anexo 471900
    Dentro da cabine a luz acende:
    Anexo 471904

    Não coloquei sirene porque a luz é forte, mas dá certo também!
    Acho que ficou bem simples e atendeu o que precisava. No demais ainda não houve nenhum problema com relação a pressão na tampa, de qualquer forma ando com a tampa original no porta-luvas (como deu a dica o Martin).

    Abraço,
  • 26/07/2014, 01:04
    HelioPE
    Giatti, vc poderia informar se dá para ter idéia do quanto fica afastada a haste (bóia) do fundo do reservatório? A impressão é que fica muito baixa, aí só teria alarme se a água secar.

    Grato,
    Helio.
  • 28/07/2014, 09:35
    Edilson Ono
    Ola Giatti,

    Gostei da instalação no seu troller . Vou ver se faço parecido . Obrigado pela dica .

    Vou estar encomendando com o Ewerton a tampa. E procurar um autoeletrico que instale para mim . Nao entendo nada de eletrica.

    Valeuuuu.

    Abraço . Edilson
  • 28/07/2014, 14:04
    Giatti
    Hélio,

    O quanto ela fica do fundo não sei responder, mas ela fica quando flutuando a 2cm +/- do nível mínimo. A intenção desse sistema é justamente para detectar uma vazão grande do reservatório e não para acompanhar uma mudança mínima, nesse caso tem que fazer como ainda faço, ou seja, conferir sempre. Quando falo do sensor para detectar uma vazão grande é porque a maior parte da água esta no sistema e não no reservatório, então mesmo vazando o reservatório todo o motor não aquece de imediato, assim dá tempo do sensor avisar e fazer algo.

    Obrigado,
  • 29/07/2014, 19:52
    JRoberto
    Pessoal, o projeto é interessante!
    Mas é preciso verificar se a pressão da válvula de alivio dessa tampa que estão usando é igual a pressão de alivio da válvula original. Essa pressão é calibrada e cada sistema tem uma regulagem, caso seja maior, pode vir a dar problema.

    Abraços.
  • 30/07/2014, 10:05
    Martin427
    Citação:

    Postado originalmente por Giatti Ver Post
    Hélio,

    O quanto ela fica do fundo não sei responder, mas ela fica quando flutuando a 2cm +/- do nível mínimo. A intenção desse sistema é justamente para detectar uma vazão grande do reservatório e não para acompanhar uma mudança mínima, nesse caso tem que fazer como ainda faço, ou seja, conferir sempre. Quando falo do sensor para detectar uma vazão grande é porque a maior parte da água esta no sistema e não no reservatório, então mesmo vazando o reservatório todo o motor não aquece de imediato, assim dá tempo do sensor avisar e fazer algo.

    Obrigado,

    Giatti, tenho uma dúvida!

    Chegou a tampa e eu mesmo vou montar o sistema, pois tenho algum conhecimento em elétrica.

    Pelo que eu testei a tampa com um multímetro, ela trabalha com circuito normalmente fechado, ou seja, o interruptor de nível mantém a passagem de corrente enquanto tiver água e corta quando a água baixa.

    Isso significa que se eu ligar uma luzinha diretamente nele, ela vai ficar acesa o tempo todo e só vai apagar quando a água baixar. Isso é ruim.

    Para "resolver" essa caracterísitca irritante, eu precisaria colocar um relé invertido (tipo NF - normalmente fechado), ou seja, que fique aberto enquanto houver corrente e feche quando parar de passar.

    Assim: quando eu virar a chave, o sensor arma o relé, que desarma o circuito da luzinha. Quando a água baixar, a bóia abre o circuito e desarma o relé, que vai fechar o circuito da luzinha e acende-la.

    Você pode perguntar pro seu auto-elétrico se foi isso que ele fez?
    Se o seu conhecimento em elétrica é realmente muito baixo, apenas pergunte se ele usou um relé NA-NF ou relé invertido.

    Uma outra informação adicional pra galera: quem não quiser ter que colocar uma luzinha no painel, pode ligar o sensor junto com o sensor de nível de fluído de freio, ou seja, quando a água baixar (ou o fluído de freio), a luz espia do freio acenderá no painel. É o que vou fazer.

    Muito obrigado!!

    Martin
  • 30/07/2014, 13:03
    ivancgbsb
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Giatti, tenho uma dúvida!

    Pelo que eu testei a tampa com um multímetro, ela trabalha com circuito normalmente fechado, ou seja, o interruptor de nível mantém a passagem de corrente enquanto tiver água e corta quando a água baixa.
    Isso significa que se eu ligar uma luzinha diretamente nele, ela vai ficar acesa o tempo todo e só vai apagar quando a água baixar. Isso é ruim.
    Para "resolver" essa caracterísitca irritante, eu precisaria colocar um relé invertido (tipo NF - normalmente fechado), ou seja, que fique aberto enquanto houver corrente e feche quando parar de passar.

    Martin

    Você também pode colocar um circuito simples "inversor". Figura anexa. No caso ele é temporizado, mas se não quiser assim, basta não colocar o capacitor C!.
  • 31/07/2014, 09:42
    Giatti
    Martin,

    Ele fez exatamente o que você citou, utilizou um relé invertido, simples assim.

    Abraço,
  • 31/07/2014, 10:41
    Martin427
    Citação:

    Postado originalmente por Giatti Ver Post
    Martin,

    Ele fez exatamente o que você citou, utilizou um relé invertido, simples assim.

    Abraço,

    Maravilha!!!

    Vou no MercadoCar hoje comprar o material.

    Muito obrigado, Giatti!

    Ivancgsb, agradeço a sugestão, mas meu conhecimento em elétrica e eletrônico não chega perto desse diagrama ai não! hahahah

    Vou montar com um relé de 5 pinos mesmo.

    Para acionar o relé, ficará assim: pós-chave > fusível 5A > tampa > acionamento do relé > terra. Para acender a luzinha de falta de fluído de freio, vou ligar os dois fios do circuito que chegam no interruptor (do resevatório de fluído) em paralelo com o terminal comum e terminal NF.

    Dessa forma, quando eu ligar o carro, o relé arma e abre o circuito do luzinha do freio. Se faltar água, a tampa corta o circuito de alimentação do relé e o mesmo desarma, fechando o circuito da luzinha de freio. Se faltar fluído de freio, o interruptor na tampa do reservatório de fluído também vai fechar o circuito, normalmente.

    abraço,
    Martin
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:17.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy