x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3

    Thumbs up Dica - Velocimetro/hodometro errado com pneus 33 ou maior? Tem solução!




    Caros,

    Meu jipe está com pneus 33 e logo de cara o velocimetro/hodometro errado me irritou bastante. De acordo com o GPS (um Garmin 3560 LT, top de linha), o velocimetro marca cerca de 2% a menos que o real. É tolerável, mesmo por que com uma diferença tão pequena, da pra passar nos radares com o ponteiro cravado na velocidade máxima sem risco de multa - para quem não sabe, a tolerância é de 7 km/h até 100 km/h e 7% acima de 100 km/h.

    Mas o hodometro fod*: marca entre 9,5~10,5% a menos que o real. Irritado com essa porcaria, me pus a pesquisar soluções. Liguei na tecnac (tecnacpaineis.com.br - fica na consolação, em SP/Capital) e eles fazem a instalação de uma "caixinha" eletrônica ajustável que intercepta e altera os pulsos do sensor antes que eles cheguem até o painel. Com isso, é possível corrigir como se bem entender.

    A diferença maior do hodometro se deve ao fato que ele é calibrado para marcar a distancia exata, ao passo que o velocimetro é feito para marcar cerca de 5% a mais que a velocidade real. Logo, com essa caxinha, eu passaria a ter velocimetro com margem de segurança de uns 6% e o hodometro exato - exatamente como no jipe original.

    O serviço leva em torno de 2 horas e o custo fica em torno de 300 reais, dependendo da dificuldade de instalação.

    Outras boas oficinas de paineis tbm tem esse dispositivo; eu apenas sugeri a Tecnac pois foi lá que liguei.
    Farei a instalação nesse sábado ou no outro, depois posto o resultado.

    Martin

  • #2
    Usuário
    Entrada
    10/03/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    58
    Posts
    59
    Agradecimentos: 0
    E ai, Instalou? conta pra gente!

    Abraço

  • #3
    Usuário Avatar de GPBarbosa
    Entrada
    28/10/2012
    Local
    São José dos Campos/SP
    Posts
    1,425
    Agradecimentos: 0
    E tmb tenho interesse em saber...
    Barbosa - Troller 3.2 XLT
    Ex.#2 - Troller 3.0 NGD - Espetacular!!!
    Ex.#1 - Troller 3.2 TGV - página virada

  • #4
    Usuário Avatar de RcPM
    Entrada
    07/10/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    61
    Posts
    650
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por GPBarbosa Ver Post
    E tmb tenho interesse em saber...
    Barbosa,

    Nos 2009 em diante, colocando pneus 32 fica zerado o velocimetro.

    Sds,

    Reinaldo
    ______________________________________
    ºlllllllº JK 2013
    Ex T4 2010 - Andarilho - Ficaram as boas lembranças

  • #5
    Usuário Avatar de RcPM
    Entrada
    07/10/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    61
    Posts
    650
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Caros,

    Meu jipe está com pneus 33 e logo de cara o velocimetro/hodometro errado me irritou bastante. De acordo com o GPS (um Garmin 3560 LT, top de linha), o velocimetro marca cerca de 2% a menos que o real. É tolerável, mesmo por que com uma diferença tão pequena, da pra passar nos radares com o ponteiro cravado na velocidade máxima sem risco de multa - para quem não sabe, a tolerância é de 7 km/h até 100 km/h e 7% acima de 100 km/h.

    Mas o hodometro fod*: marca entre 9,5~10,5% a menos que o real. Irritado com essa porcaria, me pus a pesquisar soluções. Liguei na tecnac (tecnacpaineis.com.br - fica na consolação, em SP/Capital) e eles fazem a instalação de uma "caixinha" eletrônica ajustável que intercepta e altera os pulsos do sensor antes que eles cheguem até o painel. Com isso, é possível corrigir como se bem entender.

    A diferença maior do hodometro se deve ao fato que ele é calibrado para marcar a distancia exata, ao passo que o velocimetro é feito para marcar cerca de 5% a mais que a velocidade real. Logo, com essa caxinha, eu passaria a ter velocimetro com margem de segurança de uns 6% e o hodometro exato - exatamente como no jipe original.

    O serviço leva em torno de 2 horas e o custo fica em torno de 300 reais, dependendo da dificuldade de instalação.

    Outras boas oficinas de paineis tbm tem esse dispositivo; eu apenas sugeri a Tecnac pois foi lá que liguei.
    Farei a instalação nesse sábado ou no outro, depois posto o resultado.

    Martin
    Martin,
    Cuidado com referencia, pois gps considera subidas e descidas o que calcula a velocidade, portanto pode sair caro no bolso.
    Não sei o ano do teu, mas os T4 de 2009 em diante ficam com o velocimetro bem confiável com pneus 32" novos, portanto com 33" o erro não seria tão grande assim.
    Uso um Garmin desta linha e em comparação com os Garmin off road - high sensivity como por exemplo Montana ou mesmo Etrex), não é tão preciso assim.
    Mas a solução apresentada deve ser interessante para pneus 35" em diante.
    Poste mais detalhes sobre este assunto. Tenho certeza quem muita gente vai se interessar.

    Complementando, para saber a velocidade real do seu carro, tem formula, nisso sim podemos confiar, gps é apenas referencia.
    Com base no cáclulo podemos calibrar o velocimetro. Tem n sites inclusive aqui no fórum sobre isso.

    Sds,

    Reinaldo
    4X4 Brasil Razão: Complemento
    ______________________________________
    ºlllllllº JK 2013
    Ex T4 2010 - Andarilho - Ficaram as boas lembranças

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabo de velocímetro maior
      Por Léocasagrande no fórum Jeep Willys
      Respostas: 16
      Última resposta: 31/01/2013, 12:38
    2. Relação Pneus `33`x Hodometro
      Por Neguinho t4 no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 03/05/2012, 22:23
    3. Primeira dúvida...(Velocímetro/Hodômetro)
      Por Digão Rios no fórum Troller
      Respostas: 10
      Última resposta: 29/07/2008, 22:54
    4. Correção do Hodômetro com o uso de Pneus maiores.
      Por freitasjr no fórum Mitsubishi
      Respostas: 17
      Última resposta: 08/01/2008, 22:55
    5. Pneus 33 - Diferença no hodômetro!
      Por Vinicius Hauagge no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 12
      Última resposta: 30/08/2004, 18:42

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade