Postado originalmente por
Julio_ASRJ
Cristiane, os bicos dos NGD 3.0 colam mesmo sem vazamento.
Se seu troller for fabricação 2008/ modelo 2008, ele deveria ter saído com uma espécie de graxa nos bicos que evitam que eles fiquem colados.
Essa graxa já tornou a remoção muito mais fácil. Ainda assim, independente da graxa, pode ser difícil remover esses bicos em oficinas despreparadas. O fabricante do motor (MWM International) recomenda a remoção com uma ferramenta própria que torna o trabalho muito mais fácil. Em 2010, para evitar o acúmulo de sujeira na tumba dos bicos foi introduzido também uma proteção plástica.
Sendo assim, eu não faria esse tipo de serviço em nenhum outro lugar a não ser numa autorizada MWM (E ainda assim, uma de confiança).
E se for remover os bicos, não deixe que os instalem sem a aplicação da graxa que a MWM recomenda na instalação e aproveite a retirada dos mesmos para colocação da proteção plástica das tumbas (Parece bobagem, mas facilita a limpeza e manutenção no futuro).
A MWM também recomenda que ao se remover os bicos por qualquer razão que seja, que eles sejam trocados. Não acho justificável, pois estes bicos tem uma durabilidade muito boa, caso não sejam danificados por diesel ou na remoção. Hoje, esses bicos estão bem mais baratos também, então fica ao critério do cliente a troca.
Não deixe que nenhum mecânico limpe os bicos (Se alguém na oficina sugerir passar uma escova de aço, por exemplo, você está em maus lençóis! Não precisa fazer absolutamente nenhum trabalho no bico!)
[]s