Postado originalmente por
Horacio Teles
Fala grande Válter. Que tal uma feijoada?
Olha aqui, tô acompanhando toda essa discussão. Não sou de dar muito palpite em questões que são mais de perfil, portanto pessoais. Mas como você é amigo do pedaço, vai lá a minha opinião.
Troller, Ranger, S-10, e muitos outros, motor MWM Sprint 2.8. Não é uma escolha a tôa; é uma baita motorização. Um dos melhores motores ciclo diesel já colocado no mercado, tanto que equipa uma série de modelos de diversas montadoras. Não se discute.
Quanto à opção para trilhas. Troller, melhor concepção (bom de altura, de ângulo de ataque e de saída, resistência da fibra, fácil manutenção geral). Parece um Frankstein, tem peças originárias de vários outros modelos (Fiat, VW, GM, Ford, de carros a caminhões). Acho que só não tem peças de bicicletas e de carroças. Consumo, na média 10 km/l (misto estrada/urbano). Tá bom para a proposta do bugão. Aperfeiçoamento: melhorias de conceito, suspensão, torque/transmissão, aproveitamento, tração, etc., 2002, ápice das melhorias, 2005. A partir de 2006, motor 3.0, monitorado por sensores eletrônicos, mas com expectativa de bom desempenho. Aí chegam os problemas com diagnóstico de erros e a péssima interpretação dos nossos "bons mexânicos".
Atendimento da rede de concessionárias ou autorizadas para quaisquer modelos, como todas as demais: uma droga.
Disponibilidade de peças de reposição, fácil para a motorização e relativamente tranquila para ítens de suspensão, diferenciais, etc., uma vez que os mesmos equipam um monte de outros veículos (diferencial Dana, câmbio Eaton, etc.). Logo a manutenção não é difícil. Custo, sempre superior aos demais, como acontece em qualquer caso ciclo diesel. Em compensação, a durabilidade é infinitamente maior (por isso sou um fã do ciclo diesel; também gosto daquela batidinha sincopada do motor).
Conforto razoável para dois, inadequado para mais de três. Portamalas, praticamente inexistente. O bugão não é recomendado para pessoais com menos de 1,65 m, devido à dificuldade de acesso ao compartimento que porta os bancos (diga-se cabine, como era antigamente). Resolução do assunto: portar sempre uma escadinha de pelo menos dois degrais, mais a instalação de um pqp na coluna frontal, para o motorista e passageiro regular se ambos não atenderem as especificações de altura.
Relação custo/benefício, boa. Mercado, bom. Sempre tem um comprador disponível - como este que esta escrevendo estas bobagens aqui.
O Troller também não é recomendado para carregar sogra, cachorro, bebês e suas traquitanas, compras de mercado, acompanhamento de féretros, ida a casamentos (por conta do salto alto das madames e da necessidade de camisas sociais mais longas para os marmanjos). Também não acho legal essa histório que o Troller é meio anfíbio. Não gosta dessa jogada. água na capota, sempre dá alguma titica.
Portanto, como eu disse de início, a escolha do Troller, Nissan, S-10, Ranger, ou outro depende, depende do perfil, do uso e de uma boa dose de paciência para procurar um usado em bom estado, se a opção não for por um zero.
É isso aí Válter. Não é campanha, mas venha para o Troller você também. Tomara que eu não seja processado por plágio.
Um abraço.