Trilhas pesadas, até há algumas, mas não creio que seja o caso em férias.
Agora, depende muito do que vc pretenda ver, de quantos dias dispõe, de e por onde pretenda ir .......
Para chegar vindo do Rio, o caminho era muito interessante, se tomado o tramo oeste (oposto a Lençois). A partir de Rio de Contas, onde nasce o rio de mesmo nome, que desagua em Itacaré, havia excelentes estradas de terra e trilhas para subir a serra. Aliás, em Rio de Contas há excelentes lugares também.
Quando fui, fiquei no Vale do Capão. Sossegado, sem turistas, e me desloquei para todos os caminhos no lado norte a partir de lá. Um passeio que vale a pena (eu não fiz todo) é subir para o vale do Paty e circular por lá em cima. Na década de 1920, a Coluna Prestes esteve por lá e houve até batalhas. Eu apenas fui até o início, mas creio ser possível fazer um passeio interessante de 1 dia no lombo de jumentos ou pernoitar por lá por 2 dias e conhecer todo o platô (meu filho é fã do lugar, já fez isso duas vezes)
Depois fiquei em Igatú, e me desloquei pelos caminhos do lado sul, lagoas, rios, cachoeiras.
A trilha de Lençois a Andaraí é belíssima. Várias cachoeiras, passagens laterais pelo pantanal local. Os rios que descem do Vale do Paty passam por lá e formam o rio Paraguaçu (ou coisa que o valha) que desagua na baia de todos os santos.
Faz 3 anos, não deve ter mudado muito.
Como estamos no Rio, aceito sugestão para um chopp e conversamos. (eriksom@uol.com.br)
Abraços, ainda com poeira de viagem ao Atacama (poeira e com vontade de ter ficado mais por lá)
Eriksom