Postado originalmente por
Girti
De fato, esta região merece não uma, mas diversas visitas. Eu posso sugerir uma parada em São Gonçalo do Rio das Pedras, eventualmente com pernoite, pois ali há melhores opções de hospedagem do que em Milho Verde (ou seja, se você quiser visitar com calma as bonitas cachoeiras de Milho Verde, poderá pousar em SGRP. Lá, posso recomendar duas pousadas:
Pousada 5 Amigos: já fiquei lá duas vezes, em 1997 e em 2006, é simples, porém muito acolhedora. Sua proprietária é Anna, uma simpática suíça;
Pousada do Capão: apenas visitei, mas me pareceu muito boa. É maior do que a 5 Amigos, tem mais estrutura, mas também é bem acolhedora. Os proprietários são Márcia e Peter
Em Diamantina também há muito assunto, além, é claro, da própria cidade, em sua parte histórica. O vilarejo de Biribiri é imperdível, bem como um passeio a Conselheiro Mata, onde há algumas belas cachoeiras. També há cachoeiras mais próximas a Diamantina, valem uma visita. Cuidado ao visitar a Cachoeira dos Cristais, quando estive lá, em 2006, havia notícias de assaltos a turistas, no local.
Em Diamantina, me hospedei na Pousada dos Cristais, tanto em 1997 como em 2006. É simples, porém muito bem localizada, próxima ao centro histórico, porém longe do barulho. Posso recomendar dois restaurantes:
Trattoria La Dolce Vita: da também suíça "abrasileirada" Hildegard, com deliciosas invenções culinárias;
Cantina Marinho: restaurante tradicional da cidade (estive lá em 1997 e em 2006), serve ótima comida mineira, com um serviço muito atencioso e preços honestos
Todos os lugares que indiquei podem ser encontrados na Internet, recomendo uma pesquisa. Se quiser ver algumas fotos da viagem de 2006, acesse o link abaixo:
http://girti.multiply.com/photos/alb...-_Estrada_Real
Boa viagem!