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  • #1

    Exclamation Lavagem Do Motor Após Trilhas -?





    Como sou novato no mundo off road, gostaria de saber alguams coisas..
    fiz a trilha de castellanos esse fds e estava com bastante barro,

    o motor está bem sujo e gostaria de saber se é indicado lavar, quais os cuidados, e se ha necessidade..!
    ah se alguem puder indicar algum lugar em sp capital de confiança pra lavagem do motor .. agradeço.!
    o carro é uma L200 savana .!

    abraço.

  • #2
    Banido
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    Também tenho interesse em saber quais os locais que o pessoal deixa o jipe para lavagem após a trilha (especialmente perto da Mooca).
    []'s.
    Antonio.

  • #3
    Usuário Avatar de Morceli
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    Em santo André eu sempre mando lavar em um local especializado em caminhões perto da Av. Atlantica, muito bom e nunca tive problemas.
    Abraços.
    Marcelo.

  • #4
    Motor gosto eu mesmo de lavar. Certos cuidados devem ser tomados nesta operação. Jato de água com muita pressão (normalmente posto tem pressão pra K7) pode danificar módulo de injeção, facilitar entrada de água na tampa do distribuidor e borrachinhas furadas que deixam vazar pra dentro da viuatura e outras besteirinhas mais. Cuidados como estes principalmente pra quem tem GNV, onde são instaladas caixinhas pra tudo que é lado. As minhas pelo menos, não são seladas, e acumulo de água com o tempo oxida tudo .
    Eu gosto de fazer assim:
    1o. um jato pra tirar o grosso
    2o. jogar um querosene e deixar uns minutinhos.
    3o. jogar água pra tirar o grosso.
    4o. jogar querosene outra vez e passar uma buchinha/pincel onde tiver acesso pra tirar o fino.
    5o. bater uma água pra finalizar.
    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por victor savana Ver Post
    o motor está bem sujo e gostaria de saber se é indicado lavar, quais os cuidados, e se ha necessidade..!abraço.
    Necessidade não tem , mas o radiador é bom lavar assim que sai da trilha , pode causar aquecimento e danificar o motor ... se tiver que bater uma água é bom fazer vc mesmo pq vai conferir se tá td em ordem enqto lavar ... e se tiver que mandar lavar é melhor em posto que lava caminhões , aí manda lubrificar tb depois da lavagem ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Morceli Ver Post
    Em santo André eu sempre mando lavar em um local especializado em caminhões perto da Av. Atlantica, muito bom e nunca tive problemas.
    Abraços.
    Marcelo.
    Marcelo, em que local da Avenida Atlântica?

  • #7
    Usuário Avatar de FernandoPedro
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    Pessoal:
    Após a trilha eu geralmente mando lavar num posto no Tatuapé (Rua Tuiuti), lavagem por baixo e graxa nos bicos de lubrificação. Com relação ao motor, eu peço só para bater uma água e uma pulverizada, fica bom.
    Mas mesmo assim eu queria achar um lugar mais especializado, pq todo cuidado é pouco.

    []´s

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    Marcelo, em que local da Avenida Atlântica?
    Vou responder pq moro perto ...
    não é na Av. Atlantica é em frente a praça da AV. Atlântica descendo a rua do posto BR que fica no mei da Av. , paralelo com a Av. na parte baixa ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Usuário Avatar de Morceli
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    Exatamente!!!!!!!!!!
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Vou responder pq moro perto ...
    não é na Av. Atlantica é em frente a praça da AV. Atlântica descendo a rua do posto BR que fica no mei da Av. , paralelo com a Av. na parte baixa ...

  • #10
    Usuário Avatar de rafafpg
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    Smile Dúvida sobre a lavagem do motor !!!

    Pessoal, ainda me resta uma dúvida referente a lavagem do motor das viaturas após a trilha.

    Digamos que a trilha tenha sido bem recheada de LAMA, e o motor está todo SUJO realmente. Sabe quando tudo por ali está praticamente marrom ? pois é...

    Além de lavar o radiador, é necessário lavar o motor inteiro ???

    Minha dúvida é, a lama/terra que fica empregnada nas peças do motor tem algum efeito corrosivo e/ou que possa danificar de alguma forma o mesmo ? ( Lembrando que minhas trilhas/passeios são na região de São Paulo / Interior, ou seja, sem areia de praia/maresia, somente barro/lama/pedra ).

    Ou digamos que a lavagem seria somente por "estética" do motor. Eu sinceramente prefiro não lavar o mesmo, afim de evitar riscos de molhar o módulo de injeção entre outros, mas desde que a lama/barro não danifique nada.

    Alguém saberia me dizer o poder de corrosão do barro/lama ?


    Abraços,
    Grand Vitara 2.0 16v AT 2001 + Lift 2" + BF MUD KM2

  • #11
    Passar o jato no motor não vai entrar agua no alternador? não tem problema, vou lavar eu mesmo meu motor.

  • #12
    Usuário Avatar de maxdelta
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    Citação Postado originalmente por rafafpg Ver Post
    Pessoal, ainda me resta uma dúvida referente a lavagem do motor das viaturas após a trilha.

    Digamos que a trilha tenha sido bem recheada de LAMA, e o motor está todo SUJO realmente. Sabe quando tudo por ali está praticamente marrom ? pois é...

    Além de lavar o radiador, é necessário lavar o motor inteiro ???
    Sim!
    Citação Postado originalmente por rafafpg Ver Post
    Minha dúvida é, a lama/terra que fica empregnada nas peças do motor tem algum efeito corrosivo e/ou que possa danificar de alguma forma o mesmo ? ( Lembrando que minhas trilhas/passeios são na região de São Paulo / Interior, ou seja, sem areia de praia/maresia, somente barro/lama/pedra ).

    Ou digamos que a lavagem seria somente por "estética" do motor. Eu sinceramente prefiro não lavar o mesmo, afim de evitar riscos de molhar o módulo de injeção entre outros, mas desde que a lama/barro não danifique nada.

    Alguém saberia me dizer o poder de corrosão do barro/lama ?

    Abraços,
    Basicamente o mesmo da maresia, só que com velocidade menor de corrosão! A lama/barro, apodrece o chassi da mesma forma que a maresia, o ideal é lavar e lubrificar! Dependendo do lubrificante usado a lama/barro vai demorar a agarrar! Mesmo entrando em lugares que o chassi fica submerso! Um lubrificante que demora pra agarrar barro é o de diferencial, mas como é caro, use lubrificante normal ou wd diluido! Prefiro usar oleo lubrificante vencido, tem muitas casas aqui que "vende"(praticamente dá o oleo). Outra coisa boa é passar graxa, pois o contato com o barro pode ressecar locais que devem trabalhar sempre lubificados!

    Quem tem costume de deixar o veículo sujo, em especial toyoteiros vivem com os veículos com podres no chassi e na carroceria, apesar que o veículo 4x4 em geral fica mais bonito sujo!

    Citação Postado originalmente por RBM Ver Post
    Passar o jato no motor não vai entrar agua no alternador? não tem problema, vou lavar eu mesmo meu motor.
    Vai! Não tem problema, vc não ligará o carro imediatamente depois que lavar o motor, lave o teto, lave o capô e lave o motor, depois lave o resto do veículo, o alternador é vazado a água não ficará lá muito tempo, e melhor agua lá dentro do que barro.

    []s
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

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