x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 17

Hybrid View

  • #1

    Assunto em discusão - Como melhorar as trilhas




    Pessoal

    Depois que organizei a minha 1° Trilha (Venta Rasgada) descobri que fazer trilha não é nada fácil. Muito pelo contrário. Existem vários detalhes a se pensar. Mas resolve-los tbm não é impossível. Acredito que um pouco de análise sobre os pontos negativos das trilha pode gerar várias soluções que deixaria qq trilha bem melhor de se andar.


    Analisando as trilhas que tenho participado, acabei por criar um "estilo" de trilha que acredito que minimizaria os clássicos problemas que temos nas trilhas, tais como:

    Tranqueira
    Pouca sinalização
    Falta de equipe de apoio
    Valores altos de inscrição

    Abaixo tentarei explicar as medidas e os pqs delas

    Nome do "modelo" de trilha - Old school (Velha escola)
    O termo old school é usado para caracterizar um estilo, uma maneira ou atitude baseado nas gerações anteriores.

    A um tempo atrás os jipeiros brasileiros eram verdadeiros herois no off road, pq sem celular, gps, sem equipamentos e acessórios eles faziam suas trilhas. E se atolassem, na adiantava ligar para a organização pq não tinha trator pra puxar Se um não ajudasse o outro, ninguém saia de lá....e esse era o espírito do jipeiro. A solidarierade e o companherismo era verdadeiro espírito off road.

    Com o passar do tempo, veio as facilidades da tecnologia e os grandes acessórios, que antes só existiam no "states", mas agora tem aqui no BR com qualidade e preços mais acessíveis. Mas o off road virou moda e a moda existe para aumetar o consumo e não para manter uma filosofia de vida. A antiga filosofia virou stauts. O que valé é parecer ser um off roader, mesmo que vc nunca tenha andado numa estrada de chão batido.

    Retornando ao assunto principal, o que proponha é:

    Os jipeiros largaram em grupos de, no mínimo 5 jipes. O grupo será responsável pelos integrantes do mesmo . Largaram juntos, tem q chegar juntos(espírito Old Scool). O trator da organização só deverá ser chamado caso todo o grupo esteja atolado, ou se tiver um jeep quebrado e que tenha q ser removido para fora da trilha.

    Pq isso?
    • Dessa forma a trilha voltará a ter o espírito de companherismos.
    • Os tratores da oganização irão ser utilizados somente em casos necessários e não quando um jipeiro, q não trouxe cinta e nem tem ponto de ancoragem caiu num barrinho e não quer se sujar pra tentar sair do atoleiro
    • Pq é humanamente impossível ter trator suficiente para ajudar a todos. Fazendo uma conta rápida, na trilha de Tramandai q tem mais de 300 jipes, se cada jipeiro desse apenas 1 uma atolada pesada, e exigisse um trator, teríamos que ter 300 tratores para ajudar a todos.
    • Pq tendo menos gastos com trator, a trilha poderá ficar mais barata
    • A trilha vai fluir melhor pq não terá jipes atolados por 2h ou mais trancando o caminho
    A largada da trilha será por partes. A cada 30 min. larga um número x de jipeiros.

    Pq isso?
    • Nunca os jipeiros chegam na hora. Dai os q que chegaram antes tem q ficar esperando os atrasados chegarem pra poder largar todos juntos
    • Pq soltar 300 jipes de uma só vez nunca dá certo. Os 50 primeiros atolam e o restante fica parado, esperando os 50 primeiros serem desatolados, depois os 50 seguintes atolam e assim vai...
    • Pq uma trilha melhor distribuida em termos de jipes, será muito mais tranquila para andar
    • Pq é justo q quem se acorda as 5 da manhã não precisa esperar
    • Pq se o cara quer durmir até as 10h e depois fazer uma trilha com a terra bem mexida, é uma escolha dele
    • Pq é mais fácil para a organização coordenar 50 jipes num obstáculo pesado do q coordenar 300 jipes no mesmo obstáculo
    A sinalização da trilha deverá ser feito com placas grandes e bem fixadas. No mínimo 2 pontos de apoio para cada placa e se possível, placas pqnas com numeração em ordem crescente em toda a trilha.

    Pq isso?
    • Pq sempre tem um engraçadinho q leva a placa indicativa para a casa, dai quem vem atrás, literalmente fica perdido
    • Pq sempre tem um engraçadinho q virá a placa para o outro lado, caso ela seja presa somente em um ponto
    • Pq tendo umas placas com a numeração crescente, saberemos q, por exemplo, depos da placa 21, tem q ter a frente a placa 22. Se essa placa não aparecer, voltamos até a 21 pq erramos o caminho.
    Oferecer ou promover no final da trilha alguma alimentação (churrasco, tira-gosto, etc).

    Pq isso?
    • Pq no final da trilha tem uns jipeiros q nem sei como conseguiram terminar o precurso, devido ao seu estado etílico. Racionalmente pensando, se for oferecido essa alimentação no término da trilha, diminui-se o risco de o jipeiro pegar a estrada de volta para casa bêbado.
      Ps: Prefiro não citar o nome da trilha, mas tem uma trilha aqui no RS que espera os jipeiros no final da trilha com chopp. Sem comentários né.
    • Pq é preferível deixar o almoço por conta de cada grupo, pq os grupos largam e horários diferentes, logo pararão para almoçar em horários diferentes
    • Pq seria muito mais legal fazer um churrasco no final da trilha, pro pessoal comentar e contar as suas histórias, do que na hora do almoço, q o pessoal come rápido pra logo voltar pro barro.
    Resumidamente, é isso que proponho.
    O que que vcs acham? Por favor, quero críticas, dicas, etc.

    Atenciosamente,
    Éverson (Chuck) Lopes
    EQUIPE JEEPBOM
    4X4 Brasil
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
    Hilux Japa em contrução - Clique aqui






  • #2
    Boa iniciativa e acho que ficara bem legal!!! O Chuck, que tal botar uns detalhes da Trilha de Fim/Inicio de ano no Trilhas no Sul, como tamanho e etc.
    E ainda nao confirmo minha participaçao, mas poderiamos ultilizar o Topico das Trilhas no Sul para organizar os grupos!!!
    []´s
    Abraço
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #3
    Felipe

    Vou só deixar o link que tem as informações da trilha aqui, pra não mudar o objetivo deste tópico, que é o debate sobre organização de trilhas

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=32521&page=22
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
    Hilux Japa em contrução - Clique aqui






  • #4
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    61
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    Ola achei muito interessante por que é uma maneira que meu grupo(eu e a turma do chico flaz) fizemos em varias trilhas... como tem apressadinhos papas troféus nós ficamos por últimos e vamos em grupo e normalmente desatolamos os tratores da organizações... claro que ai quando chegamos nos obstaculos o trecho esta intransitavel e costumamos ouvir não tenta que não da ai pergunto fecharam o pc e ai ouvimos não podemos e ai entao vamos atolar... e atolamos bem atolado quando a turma que cuida o pc começa se apavorar ai a gente tirando um por um... fizemos isso agora na trilha de encruzilhada do sul, a de canguçu, de melo no uruguai, jaguarao ... e confesso que o chopinho no final da trilha em rolante foi saudavel pois só saimos do parque perto de meio dia do outro dia... ou seja beber depois de parar... ha em fevereiro deveremos cuidar um pc em arambaré (te lembra do ultimo) ou seja depois que todo mundo passar no nosso pc ai é que vamos em frente... imagina o nos espera.. o Arambaré falou que teremos novidades com relaçãoao percurso...vamos ver... quando organizar outro evento por favor me avisa antecipadamete para nos tentar ir...um abraço e parabenz pela ideia ... a trilha de encruzilhada 40 reias canguçu 20 a de mello 50... trilha de 250 q baixou p 200 não entro mais fui nessa na época que era 150 e tinha uns 350 jep e fui a 100 quando tinha mais de 500 jep(não vou dize aond) um abraço

  • #5
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    65
    Posts
    1,825
    Agradecimento: 1

    Thumbs up

    Chuck,
    Algum tempo atrás, elaborei um projeto de treinamento para média e alta gerência no qual a "dinâmica de grupo" foi realizada out door. Definição do roteiro da trilha com os mais diversos obstáculos, aluguel de Jeep's (alguns super equipados, outros originais). O resultado é extremamente satisfatório, margem de erro mínimo na escolha do profissional a ser promovido e uma visão por parte do avaliador extremamente clara e objetiva. É sensacional! Afinal é unir o útil ao muuuuuuito agradável.

    É meio Off-topic! mas só pra reforçar os argumentos que utilizasse para melhor planejamento das trilhas e passeios.

    []'s

  • #6
    Leonardo
    A trilha de confraternização do Jeepbom esse ano será no Tuia no dia 05 de janeiro. Já tem os detalhes lá no site. Vou usar desse modelo de trilha lá no Tuia pra ver como vai funcionar.

    Conversando com o Arambaré no final de semana passado (Trilha de Tramandaí) ele disse q esse ano o bixo vai pegar...hehehe...tomara ...quer ver se vou de Unimog

    Caio
    Me interessei pelo que tu disse.Poderia me passar mais detalhes?

    Abraço a todos
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
    Hilux Japa em contrução - Clique aqui






  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade