x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 17

Visão do Encadeamento

  • #1

    Assunto em discusão - Como melhorar as trilhas




    Pessoal

    Depois que organizei a minha 1° Trilha (Venta Rasgada) descobri que fazer trilha não é nada fácil. Muito pelo contrário. Existem vários detalhes a se pensar. Mas resolve-los tbm não é impossível. Acredito que um pouco de análise sobre os pontos negativos das trilha pode gerar várias soluções que deixaria qq trilha bem melhor de se andar.


    Analisando as trilhas que tenho participado, acabei por criar um "estilo" de trilha que acredito que minimizaria os clássicos problemas que temos nas trilhas, tais como:

    Tranqueira
    Pouca sinalização
    Falta de equipe de apoio
    Valores altos de inscrição

    Abaixo tentarei explicar as medidas e os pqs delas

    Nome do "modelo" de trilha - Old school (Velha escola)
    O termo old school é usado para caracterizar um estilo, uma maneira ou atitude baseado nas gerações anteriores.

    A um tempo atrás os jipeiros brasileiros eram verdadeiros herois no off road, pq sem celular, gps, sem equipamentos e acessórios eles faziam suas trilhas. E se atolassem, na adiantava ligar para a organização pq não tinha trator pra puxar Se um não ajudasse o outro, ninguém saia de lá....e esse era o espírito do jipeiro. A solidarierade e o companherismo era verdadeiro espírito off road.

    Com o passar do tempo, veio as facilidades da tecnologia e os grandes acessórios, que antes só existiam no "states", mas agora tem aqui no BR com qualidade e preços mais acessíveis. Mas o off road virou moda e a moda existe para aumetar o consumo e não para manter uma filosofia de vida. A antiga filosofia virou stauts. O que valé é parecer ser um off roader, mesmo que vc nunca tenha andado numa estrada de chão batido.

    Retornando ao assunto principal, o que proponha é:

    Os jipeiros largaram em grupos de, no mínimo 5 jipes. O grupo será responsável pelos integrantes do mesmo . Largaram juntos, tem q chegar juntos(espírito Old Scool). O trator da organização só deverá ser chamado caso todo o grupo esteja atolado, ou se tiver um jeep quebrado e que tenha q ser removido para fora da trilha.

    Pq isso?
    • Dessa forma a trilha voltará a ter o espírito de companherismos.
    • Os tratores da oganização irão ser utilizados somente em casos necessários e não quando um jipeiro, q não trouxe cinta e nem tem ponto de ancoragem caiu num barrinho e não quer se sujar pra tentar sair do atoleiro
    • Pq é humanamente impossível ter trator suficiente para ajudar a todos. Fazendo uma conta rápida, na trilha de Tramandai q tem mais de 300 jipes, se cada jipeiro desse apenas 1 uma atolada pesada, e exigisse um trator, teríamos que ter 300 tratores para ajudar a todos.
    • Pq tendo menos gastos com trator, a trilha poderá ficar mais barata
    • A trilha vai fluir melhor pq não terá jipes atolados por 2h ou mais trancando o caminho
    A largada da trilha será por partes. A cada 30 min. larga um número x de jipeiros.

    Pq isso?
    • Nunca os jipeiros chegam na hora. Dai os q que chegaram antes tem q ficar esperando os atrasados chegarem pra poder largar todos juntos
    • Pq soltar 300 jipes de uma só vez nunca dá certo. Os 50 primeiros atolam e o restante fica parado, esperando os 50 primeiros serem desatolados, depois os 50 seguintes atolam e assim vai...
    • Pq uma trilha melhor distribuida em termos de jipes, será muito mais tranquila para andar
    • Pq é justo q quem se acorda as 5 da manhã não precisa esperar
    • Pq se o cara quer durmir até as 10h e depois fazer uma trilha com a terra bem mexida, é uma escolha dele
    • Pq é mais fácil para a organização coordenar 50 jipes num obstáculo pesado do q coordenar 300 jipes no mesmo obstáculo
    A sinalização da trilha deverá ser feito com placas grandes e bem fixadas. No mínimo 2 pontos de apoio para cada placa e se possível, placas pqnas com numeração em ordem crescente em toda a trilha.

    Pq isso?
    • Pq sempre tem um engraçadinho q leva a placa indicativa para a casa, dai quem vem atrás, literalmente fica perdido
    • Pq sempre tem um engraçadinho q virá a placa para o outro lado, caso ela seja presa somente em um ponto
    • Pq tendo umas placas com a numeração crescente, saberemos q, por exemplo, depos da placa 21, tem q ter a frente a placa 22. Se essa placa não aparecer, voltamos até a 21 pq erramos o caminho.
    Oferecer ou promover no final da trilha alguma alimentação (churrasco, tira-gosto, etc).

    Pq isso?
    • Pq no final da trilha tem uns jipeiros q nem sei como conseguiram terminar o precurso, devido ao seu estado etílico. Racionalmente pensando, se for oferecido essa alimentação no término da trilha, diminui-se o risco de o jipeiro pegar a estrada de volta para casa bêbado.
      Ps: Prefiro não citar o nome da trilha, mas tem uma trilha aqui no RS que espera os jipeiros no final da trilha com chopp. Sem comentários né.
    • Pq é preferível deixar o almoço por conta de cada grupo, pq os grupos largam e horários diferentes, logo pararão para almoçar em horários diferentes
    • Pq seria muito mais legal fazer um churrasco no final da trilha, pro pessoal comentar e contar as suas histórias, do que na hora do almoço, q o pessoal come rápido pra logo voltar pro barro.
    Resumidamente, é isso que proponho.
    O que que vcs acham? Por favor, quero críticas, dicas, etc.

    Atenciosamente,
    Éverson (Chuck) Lopes
    EQUIPE JEEPBOM
    4X4 Brasil
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
    Hilux Japa em contrução - Clique aqui






  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade