Há alguns anos, após participar de um encontro em Visconde de Mauá, aproveitei para esticar a viagem, fazendo um roteiro por pequenas cidades próximas. Fui parar em uma pequena e simpática cidade, interessante por contar com duas estações ferroviárias de diferentes redes (ambas, infelizmente, desativadas). Tem também, nas proximidades, uma bonita fazenda, que serviu, há alguns anos, de cenário para uma novela da Globo. Além disso, está próxima a Conservatória, e tem intessantes estradas e túneis, também oriundos das ferrovias desativadas. Entretanto, como se isto não bastasse, fui informado, ao visitar a empresa de ecoturismo local, de que aquela era a "Cidade das Cachoeiras" (nome original...), e que havia cerca de 165 cachoeiras (!!!) na região. Nos interessei, e, acompanhados de uma tímida guia, fomos visitar algumas destas cachoeiras. Eis que, quando estamos passando ao lado de um rio, a guia me pede para parar, e me mostra uma corredeira, informando ser aquela a "Cachoeira do João XXX" (não me lembro do nome). Pouco depois, mostrou outra corredeira, informando ser aquela a "Cachoeira do Fulano" (também não me lembro mais do nome). Enfim, após termos visitado umas seis "cachoeiras", cheguei à conclusão que, ao contarem as cachoeiras, devem ter incluído até as torneiras das casas da cidade...

Enfim, no caso particular de Carrancas, achei a cidade simpática e sua população muito atenciosa. Fomos muito bem atendidos no supermercado local, comemos bem num restaurante caseiro, que nos valeu também uma ótima conversa, enfim, gostamos de visitar a cidade. Mas nos sentimos logrados ao percorrermos quilômetros e quilômetros de estradas de terra para ver meras cascatas (nos dois sentidos da palavra)!
É isso aí, um abraço do