x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    65
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1

    Question Barulho no motor da SW4




    Pessoal, minha hilux SW4 2001 3.0 TD, tem 133.000km quando liga de manha cedo faz um barulho no motor tipo um chocalho depois de uns 2 minutos para o barulho, mesmo sem o motor ter atingido a temperatura ideal, isto é normal ??? seriam as válvulas ??? tem alguma regulagem a ser feita ???
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    57
    Posts
    5,842
    Agradecimentos: 190
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Pessoal, minha hilux SW4 2001 3.0 TD, tem 133.000km quando liga de manha cedo faz um barulho no motor tipo um chocalho depois de uns 2 minutos para o barulho, mesmo sem o motor ter atingido a temperatura ideal, isto é normal ??? seriam as válvulas ??? tem alguma regulagem a ser feita ???
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços.
    Pela quilometragem e tipo de carro, não é problema do motor propriamente dito.
    Todavia, seria o caso de verificar pressão do óleo e filtro, para ver se não há perda de capacidade de lubrificação.
    E boa sorte!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    65
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Obrigado Glaicon, óleo e filtro foram trocados tem 200km, sao novos , a lampada do painel apaga normalmente, só notei que o óleo esta um pouco acima do máximo talvez 1/2 litro, não sei se pode ser isso ????
    Abraços,
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #4
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    63
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Feitosa,

    Leia o texto abaixo:

    Nível de óleo do motor acima do recomendado

    O problema que se tem é um só: excesso na pressão de óleo. O sistema de lubrificação é dimensionado para uma certa quantidade média de óleo, de modo que o óleo seja bombeado e retorne dentro de um certo tempo. Mas a bomba de óleo tem uma capacidade de recalque maior que essa velocidade de aspersão e retorno do óleo, e com isso, acaba aspirando um pouco de ar prá dentro do circuito de lubrificação. Isso é intencional, pois o ar aspirado funcionará como um amortecedor de pressão, impedindo que a pressão possa atingir picos que rompam retentores e vedações, além de criar borrifos nos bicos de lubrificação, ao invés de lançar o óleo em forma jato compacto, que é menos eficiente em distribuir o lubrificante.
    Se o nível do óleo ficar acima do nível indicado, a bomba de óleo recalcará o excesso de lubrificante ao invés de aspirar ar, elevando a pressão e criando jatos de aspersão, podendo danificar retentores e facilitar a queima de óleo através da aspiração das hastes das válvulas e do excesso na parede do cilindro não controlado pelo anel de óleo do pistão.

    Autor: Gryphon

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Pessoal, minha hilux SW4 2001 3.0 TD, tem 133.000km quando liga de manha cedo faz um barulho no motor tipo um chocalho depois de uns 2 minutos para o barulho, mesmo sem o motor ter atingido a temperatura ideal, isto é normal ??? seriam as válvulas ??? tem alguma regulagem a ser feita ???
    Obrigado pela ajuda.
    Abraços.
    CARO AMIGO FEITOSA

    Realmente teria que verificar a pressão da bomba de óleo , mas pela minha experiencia este barulho , não é bom sinal infelizmente .

    Este barulho é característico de qdo existe falta de lubrificação inicial + pequena folga nos casquilhos fixos e móveis .

    Aí ao invez de ajudar , acabo colocando minhoca em sua cabeça , como vc comprou esta SW4 de 2ª 3ª mão , vc acaba não sabendo o que fizeram com ela antes , como por exemplo a respeito do velocímetro , não estou afirmando que foi adulterado , mas existe a possibilidade .

    Na minha opinião vc teria que levar ela num EXPERT em motores a díesel para te dar uma opinião mais correta , aqui em Campos tem o mecanico que fez o motor da minha e tenho muita confiança nele , é um coroa +- 70 anos e já foi para Argentina se aperfiçoar , é muito criterioso , valeria até a pena em vc vir aqui para pegar uma opinião com ele .

    Como vc tem que vir aqui esporadicamente , poderia ír neste mecanico , mas este barulho tenho certeza que não impedirá de vc andar com ela por um bom tempo , abaixa óleo de uma troca para outra ?

    ABRAÇO
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    65
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Obrigado Dpab e Guilherme,
    Bom esclarecendo um pouco mais, o barulho só faz se o carro ficar sem uso uns 3 dias, de um dia pro outro não tem o barulho, só preciso completar 0,5 lt de óleo depois dos 4.000km rodados, troco óleo e filtro a cada 5.000km, uso Top Turbo da Petrobras.
    Como faço pra medir a pressão da bomba de óleo ????
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #7
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Esse motor tem tuchos hidráulicos ? Se for ta com cara que eles estão descarregando por ficar parado por mais tempo. Aí até carregar de novo faz o barulho.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic Ver Post
    Esse motor tem tuchos hidráulicos ? Se for ta com cara que eles estão descarregando por ficar parado por mais tempo. Aí até carregar de novo faz o barulho.
    Leoanardo esse motor 1KZT usa tucho mecânico.
    Como disseram os nssos amigos acima, o melhor é medir a pressão de óleo. Na minha eu adaptei um T, junto com o interruptor de óleo original, que é facilmente encontrado em casa de conexões.

    O que pode estar acontecendo, porém não estou afirmando, é uma possível folga de válvulas. A minha estava assim. Ficava parada uns 3 dias parada e o motor fazia o tal barulho. Preocupado fui logo medir a pressão da bomba de óleo, que estava normal.
    Então no meu caso, resolvi fazendo a correção das folgas de válvulas mais a troca dos tuchos. É um serviço fácil de fazer, porém requer ferramentas especiais tais como micrometro para medida a espessura da pastilha da válvula e um calibre de lámina para medição da folga, as demais ferramentas são as normais.

    No meu caso, de tanto a pastilha bater no tucho, acabou desgastando o ressalto que tem no tucho que fica em contato com a pastilha, como eu tinha desmontado, acabei trocando os tuchos também.
    Resultado: O motor agora está sem nenhum barulho, parece barulho de zero km.

    Obs.: Lembrando que a pressão do óleo tem que ser medida com o carro em temperatura normal de funcionamento. Quando o carro está frio a pressão fica muito elevada e na medida que o carro vai esquentando a pressão diminui até atingir o que determina o fabricante.

    Espero ter ajudado.

    Abraços,

    Rubens

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    65
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Ok, Rubens ajudou sim, qual a pressão da bomba de óleo na temperatura normal de funcionamento ???
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #10
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Carlos Feitosa e demais,

    Olha o som do meu motor (SW4 1997), estou achando muito ruidoso... alguém pode dar opinião?
    Por favor comparem com o barulho de seus motores...
    PS: Acabei de fazer ajuste de vávulas.

    Jacques Freitas.


    --


    Motor ligado:



    Saindo de casa, dá pra ouvir bem o barulho ao baixar o vidro do passageiro:



    Retornando com o vidro aberto, barulho pode ser ouvido da esquerda:



    Acelerando da 2ª a 4ª marcha com os vidros fechados:
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    65
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Jaques,
    Realmente seu motor nao está normal, está mais barulhento que o meu, eu ia falar das valvulas, mas como ja regulou, nao sei dizer o que é.
    No meu caso, após intensa pesquisa, descobri que o barulho era da correia/polia do ar condicionado que tinha um desgaste e causava o barulho.
    Vamos aguardar a opniao de outros amigos do forum.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #12
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    53
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    Jacques, completando o que falei no outro tópico que vc postou este vídeo, pode ser o assentamento das válvulas e folga na guia das mesmas. Pelo barulho, tipo batida, parece não ser correias e polias, mas como eu disse, é a impressão que dá pelo som do vídeo.
    Vc fala que fez ajuste das válvulas. Se foi a regulagem de altura de válvula, ou seja, a regulagem comum de válvulas, isto acredito que não tire folga da guia e assentamento de válvula, apenas ajusta o quanto ela abre. É uma regulagem em que só se tira a tampa de válvulas e regula-se a folga (ou abertura). A retifica do cabeçote tem que tirar o cabeçote que é encaminhado para um oficina especializado, ou retifica de cabeçote, desmonta tudo e ajunta. Agora, dai a ter que retificar o cabeçote tem que se avaliar melhor a real necessidade. O carro tá bom de força, ta pegando bem sedo, não assopre muito na tampa do óleo ..... tem que ver se vale a pena mexer. No caso do meu, estava empenado com vazamento de pressão na junta, ai tive que mexer.
    É bom ir em um mecânico de confiança que ele ira avaliar. Isto vai gastar uns 400 para desmontar e montar, 150 da junta que tem que trocar, mais 600 a 1000 no cabeçote dependendo de ter que trocar válvulas.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade