Boa tarde, amigos. Adquiri há cerca de um ano uma Pickup Hilux SR5 CD 4x4 2.8 D ano 93/93, e estou gostando muito dela. Gosto de umas trilhas light, eventualmente no fim de semana, mas esta é a minha primeira Pick-up, pois até então só havia tido CJ-5 e Niva, nem havia sequer dirigido nenhuma, por isso sou absolutamente leigo no assunto. Também não tive a oportunidade e a curiosidade de observar estes detalhes em outra SR5, para efeito de comparação. Esta pick-up veio com feixes de molas na dianteira e traseira e equipada com rodas 15" e pneus 235/75. Ocorre q o veículo está bastante alto (a borda mais alta do pára-lama está a exatamente 90 cm do chão), talvez até um pouco mais alto q o normal, e pula demais, a qualquer buraco, lombada ou depressão. Deste modo, as minhas dúvidas são:

1 - Este carro já saiu desta altura originalmente ou foi modificado e levantado? Pois sei q existem muitas deste ano q são bem baixinhas, o q as torna até feias e impraticáveis para o offroad. Me parece q somente a partir de 95 é q ficaram mais altas. Qual a real informação a respeito disto?

2 - Este carro já era feixe de molas mesmo, original, ou foi modificado? Me parece q as mais novas, a partir de 95, são de mola espiral, ao menos na frente. Qual a real informação a respeito disto? E qual a possibilidade e as possíveis desvantagens/vantagens de se colocar mola espiral na dianteira?
3 - Já ocorreu duas vezes a quebra da lâmina mestra do feixe de molas dianteiro, enquanto a traseira, apesar de já ter carregado peso absurdo em viagem longa, nunca quebrou. Será q isso é um indicativo de q realmente a suspensão foi modificada? A colocação de mais uma lâmina pra reforçar o feixe dianteiro pode ajudar ou vai prejudicar, deixando ela mais alta e pulando ainda mais?

4 - Esta lâmina mestra e mesmo o feixe de molas completo, é igual ao de outro carro, Bandeirantes, por exemplo? Eu poderia utilizar ou adaptar a lâmina mestra ou o feixe completo de outro carro?

5 - A etiqueta na porta indica pneus 225/75 15" com pressão D25/T29 somente para a SW4, sendo q para a SR5 4x4 indica pneus 205 16" com pressão D25/T44. Será q o fato dela estar com pneus 235/75 15" com pressão D35/T35 está influenciando no fato dela pular tanto? Existe alguma coisa q possa ser feita para amenizar esse efeito?

Desculpem a ignorância a respeito do modelo e do assunto, porém, se alguém puder responder a estas indagações, sou desde já grato pela atenção. No aguardo. Um abraço a todos. Tony Portugal.