x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1

    Modo de dirigir e conservação da Hilux SW4 3.0TD




    A um pouco mais de um mês adquiri uma Hilux SW4 3.0TD 2001/2001 após 7 meses de pesquisa. O carro está muito conservado apesar de seus 280.000 km. Foi comprado em concessionária, totalmente revisado e testado por mecânicos e as revisões foram feitas na concessionária até 250.000 km, portanto a mecânica está em perfeitas condições. Apesar disso, tenho receio de estragar o carro de alguma forma e ter que gastar dinheiro fazendo o motor e trocando peças.

    Me preocupo muito com a conservação, por isso ando na faixa de 2.000 a 3.000 RPM, raramente chego ou passo de 3.500. Em trecho de subida ando embalado a 140km/h em 5a a 3.000 RPM.

    Gostaria de saber se essa minha preocupação é exagerada e se posso "judiar" um pouco mais do carro?

    Chegar a 140 km/h é prejudicial ao motor de alguma forma?

    Qual a faixa de RPM recomendada para o carro?
    No manual só tem dados do período de amaciamento...

    Tenho problema também em reduzir para a 1a marcha em movimento. Ela só entra se o carro estiver quase parado e estou sendo obrigado a queimar embreagem em 2a em algumas situações.

    Qual a técnica para engatar 1a? É normal essa dificuldade nesse modelo?

    E por último, me surpreendeu a potência desse carro. Quase desisti de comprar por pessoas que reclamavam que ele andava igual 1.0. Me surpreendeu ela andar quase igual minha montana 1.8! Chega a 140 numa facilidade, isso porque não piso! Por curiosidade, alguém sabe a velocidade máxima? No manual diz que o limite de troca em 4a é 165km/h. Não que eu queira chegar a essa velocidade, pois comprei ele justamente para maior segurança no trânsito.

    Há mais recomendações para quem está dirigindo um carro à Diesel pela primeira vez?
    Espero tirar essas dúvidas para andar mais tranqüilo.

    Desde já, grato.

  • #2

    Exclamation

    Eu acabei de adquirir minha Hilux SW4 TD 2002, e tenho as mesmas dúvidas acima.

    Ontem eu dirigi aprox. 700km na estrada, e quando cheguei em casa eu deixei 2min ela parada ligada, antes de desligar. Nessa manhã eu liguei alguns minutos antes de sair de casa também, só que quando olhei no chão, achei muito estranho isso... (não estou muito preocupado pois creio que seja fuligem do escape + vapor de agua ou algo do tipo...) Isso é normal? [vide fotos]

    Fotos, respingos no chão:
    -img_0754.jpg -img_0755.jpg

  • #3
    Tive a mesma dúvida que você sobre as partículas que saíram do escape para a parede da minha garagem. Agora graças a seu relato já sei que isso é normal.

    Quanto a deixar o motor ligado, faço a mesma coisa, como indicado no adesivo do pára-brisas ao lado do retrovisor. Nunca vi a necessidade desse procedimento em meus carros à gasolina. Qual será a necessidade?

    Em lugares planos estou deixando em torno de 1.600 - 1.700 no mínimo e parece não estar forçando, mas abaixo disso o motor começa a vibrar e pedir uma redução.

  • #4
    Exatamente, tenho dirigido ela na casa dos 2mil rpm +ou-.. e vi que não acontece isso em uso rotineiro na cidade, provavelmente por ter andado 700km em um curto espaço do tempo tenha juntado muita fuligem no escape e no dia seguinte quando liguei aconteceu isso aí. Eu sigo as recomendações desse adesivo também.. conversando com pessoas mais experientes, falaram que tem a ver com a lubrificação do motor (pois o próprio diesel lubrifica as camaras) e para aquecer o óleo das outras partes (turbina, cabeçote, etc.) pois se você sai acelerando com a turbina "fria" e o motor idem, isso reduz a vida util, e caso você pare o carro depois deuma longa viagem, e simplesmente desliga ele, isso gera choque termico e a turbina que está girando em altíssimas RPMs fica sem lubrificação (motor desligado só que turbina ainda girando).. e ao longo prazo com certeza você estragará o conjunto todo...

    Por isso agora espero uns 30segs no minimo antes de sair (ligo antes de entrar no carro para adiantar) e antes de desligar paro o carro, pego minhas coisas, (chave, carteira, som, etc) e só depois disso desligo.. me disseram que assim não haverá problemas, mas que também não precisa ser SUPER paranóico não.

    []s

    ps: estou aprendendo ainda as malandragens da caranga..

  • #5
    amigo parabens pela excelente aquisiçao , minhas recomendaçoes identicas ao Feld , nao tem segredo a minha 98 com 170 mil km , ligo e deixo esquentar , e tambem espero 1 a 2 minutos para desligar , dirijo na casa dos 2 a 2,5 rpm , nunca passando dos 120 km / hora , faço de 10 a 12 km com litro , sempre no diesel aditivado BR e uma vez por mes tanque cheio com Podium , carro fica show , nunca precisei manutençao alem dos filtros AR cada 10 mil km, filtro oleo e filtros diesel . quanto a troca de 2a para 1a. e quase parado mesmo, aproveite torque do motor , embreagem original 2.500,00 ... abraço boa sorte.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Amigos Raulcotrim e Feld,
    Tenho uma Hilux igual a de voces 2001 com 135.000km, a 1 ano, sou o segundo dono, e sinto muito dizer, esse respingo no chão não é normal, a minha nunca fez, rodei agora 15.000km na Argentina, chegando a rodar 1.300km por dia e tudo normal sem respingos, pode ser que a minha por estar menos rodada ainda nao acumulou fuligem, mas é bom voces verificarem melhor, nao quero desesperar ninguem, a intençao é só contribuir.
    Vamos aguardar a opnião de pessoas mais experientes, se o Serjao Holanda puder opinar será de grande ajuda.
    Raul, atençao a troca da correia dentada, que na 2001 é a cada 150.000km, item critico, quando trocar troque tambem o rolamento e só coloque original, 140 km/h a 3.000 só eventualmente, a melhor direçao neste carro é como o Milton falou no máximo 120km/h, faixa de giro mais economica de 2000-2500 rpm.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #7
    feitosac, obrigado pelo toque.... depois desse post eu já fui ver o que era. É fuligem mesmo, de diesel, tanto que fui verificar no chão, depois que a agua evaporou só sobrou poeira preta. Voltei do RJ (para SP) andando na faixa dos 140km/h, isso fez juntar essa fuligem (pois os respingos foram na manhã seguinte).

    no entanto, não deveria estar acumulando essa fuligem não, e vimos (mecanico) que ela está fumaçando um pouco quando troca de marcha em alta, e acima dos 100km/h ela fica soltando um pouco de fumaça também, ele averiguou e disse que está injetando um pouco de diesel a mais... é questão de re-re-regular a bomba... afinal, já foi regulada... mas é muito pouco de diferença, o problema mesmo foi que fiquei muito tempo em alta velocidade e essa "pouca" fumaça criou fuligem suficiente para borrifar nesse dia da foto.... nunca mais aconteceu.

    []s

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Legal Fed, menos mal, pensei que fosse um problema pior.
    Como falei é um carrão, mas não é pra 140 não.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #9
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    O fato de ter que deixar ela ligada 2 a 3 minutos antes de desligar e quando ligar também deixar ligada por esse tempo, é pelo fato de ter que lubrificar a turbina... a turbina tem micro filamentos, que passam óleo lubrificante do motor, assim quando ligar o motor frio, deixar que a turbina lubrifique, ou seja, não dê rotação na turbina com ela fria, e da mesma forma quando for desligar deixar a lubrificação da turbina voltar ao estado normal, sem muita pressão quando for desligar, isso evita danificar a turbina... e aí já viu!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #10
    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Amigos Raulcotrim e Feld,
    Tenho uma Hilux igual a de voces 2001 com 135.000km, a 1 ano, sou o segundo dono, e sinto muito dizer, esse respingo no chão não é normal, a minha nunca fez, rodei agora 15.000km na Argentina, chegando a rodar 1.300km por dia e tudo normal sem respingos, pode ser que a minha por estar menos rodada ainda nao acumulou fuligem, mas é bom voces verificarem melhor, nao quero desesperar ninguem, a intençao é só contribuir.
    Vamos aguardar a opnião de pessoas mais experientes, se o Serjao Holanda puder opinar será de grande ajuda.
    Raul, atençao a troca da correia dentada, que na 2001 é a cada 150.000km, item critico, quando trocar troque tambem o rolamento e só coloque original, 140 km/h a 3.000 só eventualmente, a melhor direçao neste carro é como o Milton falou no máximo 120km/h, faixa de giro mais economica de 2000-2500 rpm.
    Abs.
    Feitosa mudando de pato pra ganso ... estou programando viagem a mendoza Argentina em janeiro gostaria de umas dicas ..... rodovia - hosp. - equipamentos - se puder agradeço - e-mail: junior@embpauli.com.br

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Milton, ja enviei email.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #12
    Usuário
    Entrada
    29/04/2011
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Estou procurando uma SW4 para comprar, e casualmente hoje vi uma 97 com 260.000 km bem inteira, interior zerado, só que quando liguei na loja fez os mesmos respingos no chão que aparecem na foto aqui do post. Fiquei com um monte de ??? na cabeça.
    Mas segundo o Feld comentou, isso pode ser fuligem acumulada, lógico que vou levá-la num meca antes de fazer negócio, mas a dúvida é sera que vale a pena seguir negociando ou parto pra outra?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Hilux SW4 93, Prata, diesel, 2.8, 4x4 otimo estado conservacao
      Por ruybarbosa no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/11/2010, 18:37
    2. Como dirigir melhor
      Por oliveiraideal no fórum Mitsubishi
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/05/2009, 22:21
    3. Voltei a ter prazer em dirigir.
      Por Jorge Dias Martins no fórum Land Rover
      Respostas: 13
      Última resposta: 14/12/2008, 13:03
    4. Motor D4 /modo de segurança
      Por Urbano Meirelles no fórum Toyota
      Respostas: 11
      Última resposta: 29/10/2007, 11:16

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade