Ola a todos.

Tenho uma Hilux sw4 v6 ano 98 motor 5VZ automática, teto, completa na cor preta.

Demorei para encontrar esse carro, mas valeu a apena, o carro era de empresa e hoje sou o segundo dono a quase 1 ano, nunca me deu dor de cabeça, apenas revisão normal de óleo, freios, nada de mais ( ainda bem ).

Quando comprei estava com pneus de rua Yokohama e ela esta com roda da Hilux nova, ainda estava com bastante borracha nos pneus, bom ai depois que comecei a aprontar com a viatura, colocar no barro, fazer uns passeios, logico que nada de mais, os pneus comecaram a gastar e logico que um pouco de lama e ja era, nao conseguia tirar o carro do lugar.

Foi o começo das mudanças, primeiro levantei o carro, troquei a mola traseira por uma de kit gas e aumentei o tamanho da mola a frio e na frente a mola permanece original mas tb foi arquiada a frio, bom as medidas foram as seguintesm na frente estava com 69 cm e na traseira 68 cm distancia entre a curva do paralama ate o chão, agora com pneu e mola foi para 93 cm na traseira e 91 cm na dianteira e a altura dela do chão até o teto, 1,85 cm, sendo que a medida segundo o manual é de 1,72 cm

Como tenho amigos te usam BF e outros pneus lameiros, comecei a pesquisar e coloquei os BF ALL terrain 265 75 R16, como uso o carro no dia a dia, nao coloquei MUD devido ao barulho, bom o carro ficou show de bola, o carro agarrava mais nas curvas e na frenagem, o carro segura muito mais. Mas ai, como levantei o carro, fiquei preocupado com os amortecedores, pois ainda eram novos, o antigo dono, tinha trocado e original toyota, bom ai foi a vez de pesquisar marcas e modelos de amortecedor, bom a princípio, eu ia de Rancho, por ler foruns e etc, mas ai veio um problema, praticamente ninguem tinha a pronta entrega, estava demorando quase 1 mês, ai tinha um amigo meu que tb é aqui do forum, estava usando procomp e fui atras dos amortecedores, bom resumindo, coloquei procomp, sem regulagem externa.

Diagnostico - Antes dos amortecedores, como toda Hilux, balança um pouco em curvas e depois dos 100km, balançava tb, agora, do jeito de venho eu entro na curva, logico respeitando os limites do carro, mas o que percebi é que quando passo em lombadas, buracos ou ondulação, a suspenção esta justa, nao fica "molona" ou balançando, mesmo com quatro pessoas e com bagagem, a traseira quase que nao desce como acontecia antes apenas com quatro pessoas, a traseira descia demais, na terra ai sim veio a grande diferença, estrada de terra e mesmo em passeios que utiliza a tração, o carro, totalmente estavel, duro, porem confortavel, antes tinha a impressão que a traseira passarinhava um pouco, agora, o carro grudado no chão.

Bom para mim, o carro ja era um "cavalo", afinal é um Toyota, depois dessas mudanças, o carro fico muito melhor.

Quem quiser perguntar alguma coisa, fiquem a vontade.

Depois coloco fotos do carro.

Abs