Primeiramente o importante é manter a base de dados do GPS atualizada, até o momento não descobri como fazer isso fora da Toyota, então por enquanto a opção é seguir os passos abaixo:
Para checar a versão os passos são:
Anexo 464342
Versão Imprimível
Primeiramente o importante é manter a base de dados do GPS atualizada, até o momento não descobri como fazer isso fora da Toyota, então por enquanto a opção é seguir os passos abaixo:
Para checar a versão os passos são:
Anexo 464342
O que descobrir está baseado na versão instalada na Hilux SRV modelo 2013 que possui entrada USB/iPod, entrada auxiliar, câmera de ré e GPS, mas não lê DVD e não possui TV Digital.
Na verdade é um equipamento fabricado pela Pioneer na Tailândia e o modelo é o NVF-9018zt.
Anexo 464343
Anexo 464344
Anexo 464345
O mais importante antes de qualquer aventura é descobrir a pinagem (pinout) dos conectores.
Em vermelho são os cabos que existem no chicote.
Anexo 464365
Conector A e B:
Anexo 464364
1. FR+: Alto-falante Dianteiro Direito (+)
2. FL+: Alto-falante Dianteiro Esquerdo (+)
3. ACC: Pós-chave (12V)
4. BU+: Positivo Direto da Bateria (12V)
5. FR-: Alto-falante Dianteiro Direito (-)
6. FL-: Alto-falante Dianteiro Esquerdo (-)
7. GND: Terra/Negativo
8. ANT+: Sinal 12V para antena, somente em modo FM ou AM
9. AMP+: Sinal 12V para amplificador
10. ILL+: Sinal de iluminação (12V) - Acende luzes dos botões e escurece tela
11. RR+: Alto-falante Traseiro Direito (+)
12. RL+: Alto-falante Traseiro Esquerdo (+)
13. RR-: Alto-falante Traseiro Direito (-)
14. SLD: Terra
15: ILL-:Sinal de iluminação (Terra) - Acende luzes dos botões e escurece tela
16. RL-: Alto-falante Traseiro Esquerdo (-)
Conector C:
Anexo 464357
1. NC: Não conectado
2. NC: Não conectado
3. NC: Não conectado
4. UART: UART para ECU
5. NC: Não conectado
6. PKB: Freio de estacionamento
7. CA+: Câmera de ré energia (6V)
8. V+: Sinal de vídeo câmera de ré (NTSC)
9. NC: Não conectado
10. NC: Não conectado
11. NC: Não conectado
12. NC: Não conectado
13. NC: Não conectado
14. NC: Não conectado
15. CGND: Terra para câmera de ré
16: V-: Terra sinal de vídeo câmera de ré
Conector D:
Anexo 464358
1. IGN: Ignição
2. REV: Sinal de ré (12V)
3. BRI: Cancelamento do dimmer
4. MACC: Energia para microfone (5)
5. MIN+: Entrada do microfone (+)
6. SNS: Detecção do microfone
7. NC: Não conectado
8. NC: Não conectado
9. CAN: Rede CAN
10. CAN: Rede CAN
11. AGND: Terra
12. NC: Não conectado
13. VV+: Entrada de vídeo (+)
14. VV-: Entrada de vídeo (-)
15. NC: Não conectado
16. NC: Não conectado
17. SPD: Sinal de velocidade
18. SGND: Terra
19. MIN-: Entrada do microfone (-)
20. NC: Não conectado
21. Controle do volante (esquerdo: Seel/Volume)
22. Controle do volante (esquerdo: Mode/Phone)
23. Terra do controle do volante
24. Controle do volante (direito)
25. Detecção da entrada de audio auxiliar
26. Entrada de audio direita (+)
27. Terra da entrada de audio
28. Entrada de audio esquerda (+)
Conector E:
Anexo 464359
1. USV1: Energia para USB (5V)
2. US1-: USB Data
3. US1+: USB Data
4. UGD1: USB Terra
5. USG1: USB Terra
Conector F:
Anexo 464362
1. Antena GPS
2. Terra
3. Terra
Conector G:
Anexo 464363
1. SUB-ANT-IN: Antena de rádio (Sub)
2. SUB-ANT-GND: Terra
3. MAIN-ANT-IN: Antena de rádio (Principal)
4. MAIN-ANT-GND: Terra
5. NC: Não conectado
Para remover a central do painel, primeiro é preciso retirar a moldura que engloba os controles do A/C e as saídas de ar.
A moldura é apenas encaixada, puxe com cuidado pela parte inferior onde indicam as setas e depois na parte superior.
Anexo 464366
Depois retire os dois chicotes elétricos do controle do A/C e remova a moldura.
Anexo 464367
Então com uma chave tipo soquete ou "L" nº 10 solte os quatro parafusos (dois de cada lado, setas vermelhas) e puxe a central para soltar as travas superiores (uma de cada lado, seta amarela).
Anexo 464368
Puxe a central (os chicotes são compridos o bastante) e finalmente solte todos os conectores da parte traseira.
Anexo 464369
É possível desligar a tela em qualquer momento para isso pressione e segure a tecla "Map" até a tela se apagar, para religa-la toque na tela ou aperte qualquer botão.
Para ajustar a imagem da tela pressione e segure a tecla "Menu" até serem exibidas as opções, lembrando que as configurações são diferente de quando a lanterna está ligada.
Para acessar o menu de serviço aperte e segure a tecla "Menu" até ser exibido o menu de ajuste da tela, a seguir pressione os pontos vermelhos da tela indicados na imagem abaixo nessa ordem: Superior => Inferior => Superior => Inferior => Superior => Inferior.
Anexo 464375
Se efetuar o procedimento correto será exibida a tela abaixo:
Anexo 464376
Nesse função é possível verificar sensores, erros e alterar algumas configurações.
Cuidado para não alterar algo e ter problemas.
No item abaixo por exemplo é possível verificar o pulso do sensor de velocidade, tensão da bateria, se há sinal da iluminação, ré e freio de estacionamento.
Anexo 464379
Na pagina 2 exibe a qualidade do sinal GPS e a quantidade de satélites, alem das conexões bluetooth.
Anexo 464378
Para sair desligue a ignição ou pressione a tecla Menu até que a central se desligue.
Outra função oculta é a entrada de vídeo (A/V).
Com esta função é possível instalar TV Digital, DVD, câmera frontal, conectar o vídeo do celular ou qualquer outra coisa que a imaginação permitir.
Para ativa-la é preciso de um conector RCA fêmea e cabos.
No conector D no terminal 13 (seta vermelha) deverá ser inserido um cabo (ou para garantir a conexão e qualidade o conector correto) que será ligado no pino central do conector RCA, esse será o cabo que mandará o sinal de vídeo para a central, a parte externa do RCA poderá ser aterrado ou conectada no terminal 14 do conector D.
É necessário também que se aterre o cabo verde (terminal 25) para que seja habilitada a entrada A/V no menu.
Caso deseje também áudio utilize a entrada P2 do painel, ou então com um par de cabos RCA conecte nos cabos 28, 27 e 26 do terminal D, sendo o terminal 26 o canal de áudio direito, 27 o terra de ambos os canais e o 28 o canal de áudio esquerdo.
Anexo 464382
Para selecionar a entrada A/V clique no botão "Audio", nas opções clique em ">>" e a seguir em "A/V".
Anexo 464385
Anexo 464386
E então voilà:
Anexo 464387
Anexo 464388
Obs.: O vídeo somente irá aparecer com o freio de estacionamento puxado e em velocidade inferior à 8 km/h.
Um função que me incomoda bastante na central é os bloqueios que acontecem com a pkp em movimento, como por exemplo não permitir que busque por um novo endereço no GPS, entendo que é por questão de segurança e que isso pode distrair mais que falar ao celular e acabar causando um acidente, mas quando estamos com um passageiro ele pode fazer essas operações com segurança.
Com ideia de resolver isso o primeiro passo é fazer com que a central sempre entenda que o freio de estacionamento esteja acionado, para isso é preciso que o terminal 6 do conetor C seja aterrado, para isso será preciso cortar o cabo verde, isola-lo do lado do carro e conecta-lo a algum ponto de terra.
Infelizmente é preciso que o cabo seja cortado, pois caso contrario a luz do freio sempre ficará acesa no painel.
Anexo 464391
A outra etapa é fazer com que a central entenda que a picape esta rodando em velocidade inferior à 8 km/h ou então esteja parada.
Para isso existe no terminal 17 do conector D (cabo roxo) um sinal de velocidade que vem da ECU do ABS.
Anexo 464392
Inicialmente pensei que apenas isola-lo seria suficiente, mas não, pois a central entende que há uma falha e passa a utilizar a velocidade do GPS e bloqueia da mesma maneira.
Inclusive sobre isso cabe uma observação bem importante e curiosa: Desde o inicio percebi que diferentemente da grande maioria dos GPS (inclusive originais, Triton é um exemplo) o da Hilux não para de funcionar dentro de tuneis, sob viadutos ou outras barreiras, e até então não entendia como isso era possível, já que é impossível qualquer sinal da constelação de satélites de GPS penetrarem nessas situações.
Depois que comecei a "fuçar" na central consegui entender, a central calcula sua posição baseada em um sensor de giro (uma especie de bussola) e o sensor de velocidade do ABS, assim mesmo sem o sinal de GPS ela sabe a distancia percorrida e a direção tomada. Solução muito inteligente!!!
Voltando ao desbloqueio da central, não queria perder essa funcionalidade genial, para isso a primeira opção foi instalar um interruptor que interrompesse o sinal de velocidade apenas momentaneamente, o que até funciona, porem o sinal só pode ser interrompido por um instante muito curto, já que como disse antes a central passa a usar a velocidade do GPS e o bloqueio ocorre novamente.
Com isso a unica opção seria enganar a velocidade informada a central. Analisando o sinal descobri que a cada 90º que as rodas giram um pulso de 12V é enviado, então era só gerar um sinal com as mesmas características para que a central entendesse o movimento com velocidade abaixo dos 8 km/h e para que continue a funcionar em tuneis um sistema que interrompesse esse sinal emulado e voltasse ao original.
Para isso já comecei a projetar um emulador e com mais alguns finais de semana de chuva e frio e sem nada para fazer talvez esteja pronto.
PS1.: Com esse sistema funcionando também será possível assistir videos com a pkp em movimento, apenas tomando muito cuidado para não causar acidentes.
PS2.: Provavelmente também é possível desbloquear a central das Hilux/SW4 2014 com a mesma lógica.
Para liberar a câmera de ré em qualquer momento basta enviar um sinal de 12V para o terminal 2 do conector D tomando apenas o cuidado de instalar um diodo para que as luzes de ré não se acendam.
Anexo 464398
Também penso em instalar uma câmera dianteira, pois em muitas situações off-road fico sem visão, para isso é só redirecionar a entrada da câmera de ré no conector C para um interruptor de três posições e mais alguns componentes eletrônicos, assim poderei selecionar entre câmera traseira, câmera dianteira e câmera de ré automática (como é originalmente).
Quem deseja instalar um amplificador é necessário uma saída 12V para que amplificador ligue apenas quando necessário evitando que descarregue a bateria.
Muitos pessoas quando instalam em rádios ou centrais multimídias originais de fabrica acabam ligando o amplificador no pós-chave, fazendo com que o sistema sempre esteja ligado, o que não é o ideal, apesar de pelo menos evitar que a bateria se descarregue.
O correto é inserir um cabo no terminal 9 do conector A (ou para garantir a conexão e qualidade o conector correto), com isso o amplificador irá ligar apenas quando houver áudio ligado.
Anexo 464411
Legal Thiago!! Trabalhão mas valeu a pena. Abs
THIAGO
Que aula , eu sou od tempo das cavernas e só em ler a metade dos seus posts me deu nervoso , não consegui ler tudo pois sou muito burro para isto .
Mas valeu e muito esta explicação toda para quem gosta e entende bem disto .
Obrigado, tendo novidades vou incluindo!
Obrigado Guilherme, parece complicado mas não é... É só um bando de fio colorido, sabendo o que cada um faz e com atenção não tem segredo. O pessoal costuma esconder para valorizar o $erviço!