Pneus dela é BFGodrich T/A
Versão Imprimível
Olá pessoal, tudo certo?
Adquiri recentemente uma sw4 97 3.0 diesel e ela está fazendo uma média de 7km/l e gostaria de saber se esse valor é normal para ela ou se ela está bebendo demais (considerando que praticamente só usei para estrada com pouquíssimo trecho dentro de cidade) desde já muito obrigado
Dependendo do jeito de dirigir a média cai, se vc tem ela há pouco tempo por exemplo e ainda não pegou a tocada dela aí o consumo é maior. Outro fator são os pneus, se forem maiores que o original o consumo aumenta mesmo, principalmente se não fizer a correção do cálculo da kilometragem percorrida em função do pneu maior.
Colegas,
Estou pensando em comprar uma SW4 2007 3.0 Turbo Diesel, já esclareci um caminhão de dúvidas lendo o fórum, mas ficou uma questão aberta.
Todo mundo diz que a SW4 manual é mais econômica do que a automática, entendo que isso é válido na cidade, devido ao câmbio automático ter apenas 4 marchas.
No entanto eu quero um carro exclusivamente para viagens, não irei trabalhar com o carro e acho que aí a situação se inverte.
Levantei em buscas na internet, as relações de marchas, diferencial e pneus originais dos 2 modelos, o que encontrei:
Manual:
1 - 4,313
2 - 2,330
3 - 1,436
4 - 1,000
5 - 0,838
Diferencial - 3,583
Pneus - 265/65R17
Automática:
1 - 2,804
2 - 1,531
3 - 1,000
4 - 0,705
Diferencial - 3,909
Pneus - 265/65R17
Pois bem, nessas condições, fazendo os cálculos, para andar a 120 km/h na marcha mais alta de cada câmbio fica assim:
Manual 5 marcha a 120 km/h = 2480 rpm
Automática 4 marcha a 120 km/h = 2270 rpm
Então, na estrada o câmbio automático vai ser mais econômico! Correto?
Ou os dados que levantei estão errados?
Grato pela Atenção.
Bom tópico para comparar!
Minha sw4 2012 automática 5 marchas
viajando a 120-130 km/h
diesel s10
2400-2500 rpm
5 pessoas e bagagem em estrada boa
consumo 10,5 km/l
Na cidade a coisa está um pouco estranha 6 km/l
Tenho visto o pessoal indicando usar s500
Pode usar tranquilo?
A topografia da cidade e o trânsito influenciam muito no consumo.
Não existe um padrão de consumo para a cidade.
Sua Viatura está excelente no uso rodoviário. Portanto, está tudo certo.
Sendo ela modelo 2012, o uso do S10 já é o mais recomendado.
O S500 não contribuirá na melhoria da autonomia.
Pelo contrário, ele tem menos cetanos, que são as unidades caloríficas do diesel.
Por isso, naturalmente, gastará mais.
Deixe tudo como está.:concordo:
Na prática o que se vê é diferente... o S10 consome mais. Até agora só vi relatos sobre aumento do consumo com o uso do S10. Por ter mais cetanos ela fica mais esperta porém isso não se reflete no consumo.
Eu uso S10 na minha 93 há 8 anos (uns 130mil km) e tudo ok até agora, já revisei a BI ano passado e segue firme.
Tem a teoria de que o S10 estraga as antigas Bombas Injetoras mecânicas por falta de lubrificação pois tem menos enxofre. Ora, o enxofre não é o único lubrificante que existe, e o S10 tem sua lubrificação corrigida devido a retirada do enxofre, tendo níveis de lubrificação até maiores do o necessário para o funcionamento da BI.
Porém eu comecei a usar S10 após ter feito o motor, então estava tudo zerado e sem borras. Talvez migrar do S500 para o S10 sem fazer uma limpeza no sistema possa causar problemas com entupimento devido a ação detergente do S10 que irá soltar as borras incrustadas.
O prejudicial é usar o S500 em motores de 2012 em diante devido a sua queima produzir mais resíduos e propiciar uma maior formação de borras e atrapalhar o funcionamento dos sensores da injeção eletrônica.
pneu/susp original viajando até 110 - 11km/l
pneu/susp original viajando acima de 110 - 9 a 10km/l
pneu/susp modificados 265/75 16 AT viajando até 110 - 9,5km/h
viajando acima de 110 ainda não aferido
viagens sempre com mais de 500km
meu trecho em cidade sempre dá consumo melhor que na estrada, não vou divulgar pra não dar confusão
abs
kkk
é que alguns trechos de Brasília são bem atípicos, Glaicon. Eu moro ao lado de uma via rápida e trabalho também ao lado desta mesma via, mas a 15 km de distância entre um ponto e outro. A via é cheia de pardais e como saio de casa antes das 7h sempre tenho trânsito livre...
então imagine a seguinte experiência: você viajar 30 km por dia ao longo do mês, entre 70 e 80km/h em quinta marcha, de maneira contínua sem semáforo, quebra-molas ou trânsito... :D